Conecte-se conosco

Acre

Governador do Acre afirma que julgamento no STJ está suspenso e não houve decisão final

Publicado

em

Gladson Cameli diz, em nota, que apenas a relatora votou pela condenação; processo foi interrompido por pedido de vista e será retomado em data indefinida

Na nota, o governador afirmou seguir exercendo normalmente suas funções, destacando que permanece trabalhando “de forma confiante e serena”, reafirmando confiança na Justiça e nas instituições. Foto: captada 

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), divulgou nota oficial nesta quarta-feira (17) reforçando que o julgamento do processo relacionado à Operação Ptolomeu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi suspenso e ainda não tem conclusão. A sessão, iniciada na tarde desta terça, foi interrompida após pedido de vista e deverá ser retomada em nova data a ser definida pelo tribunal.

Segundo Cameli, até o momento da suspensão houve apenas a leitura do voto da relatora, ministra Fátima Nancy Andrighi – que votou pela condenação do governador a mais de 25 anos de prisão –, sem a manifestação da maioria dos ministros. “O que houve foi apenas a leitura do voto da relatora. O julgamento foi suspenso, não houve conclusão e não existe decisão definitiva”, destacou o texto publicado em suas redes sociais.

A nota ressalta que, mesmo na hipótese de um eventual resultado desfavorável, a legislação garante o direito a recursos, e qualquer efeito prático só ocorreria após o trânsito em julgado da ação. O governador afirmou seguir exercendo normalmente suas funções, mantendo-se “confiante e sereno”, e reafirmou sua “confiança na Justiça e nas instituições”. Ele também agradeceu as manifestações de apoio recebidas.

Nota oficial: 

Venho a público prestar os seguintes esclarecimentos à população:

O julgamento a respeito do processo sobre a Operação Ptolomeu, iniciado durante a tarde de hoje, foi suspenso sem conclusão final, até a definição de nova data para ser retomado;

Até agora, o que se tem é apenas a leitura e sugestão da relatora, a ministra Fátima Nancy Andrigui, a respeito da sua posição diante das alegações da acusação;

No momento da suspensão do julgamento em razão de um pedido de vistas, faltava a exposição do voto da ampla maioria dos ministros, o que torna o resultado totalmente inconclusivo;

Mesmo que houvesse um posicionamento negativo no julgamento dessa corte, ainda caberia recurso, sendo que qualquer definição só pode ocorrer após o trânsito em julgado da ação.

Sigo trabalhando de forma confiante e serena, acreditando na Justiça e nas Instituições, desempenhando, com dedicação e afinco, o trabalho em prol do povo acreano, a quem agradeço as manifestações de confiança e apoio.

Gladson de Lima Camelí

Governador do Acre

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

De ambulante a lojista no Brás: a trajetória da empreendedora acreana Denize Sacoleira

Publicado

em

Natural de Cruzeiro do Sul, ela começou vendendo quibe de arroz nas ruas e hoje inaugura loja física em um dos maiores centros comerciais do país, em São Paulo

Tem histórias que não começam com grandes oportunidades, mas com coragem. Foto: captada 

“Denize Sacoleira” leva negócio do Acre ao Brás e inspira mulheres empreendedoras

Tem histórias que não começam com grandes oportunidades, mas com coragem e determinação. A empresária Denize, natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, representa uma delas. Professora e mãe de três filhas, ela nunca deixou de acreditar que era possível ir além, quebrando barreiras, mesmo quando tudo parecia difícil.

Conhecida como “Denize Sacoleira”, iniciou sua trajetória como vendedora ambulante. Ainda jovem, ajudava a mãe em casa vendendo quibe de arroz pelas ruas de Cruzeiro do Sul, momento em que despertou seu espírito empreendedor. Incentivada pela mãe, que sempre dizia que ela seria uma grande empresária, carregou consigo a vontade, a fé e a determinação de vencer.

Professora e mãe de três filhas, ela nunca deixou de acreditar que era possível ir além. Foto: captada 

Recomeço em Rio Branco e construção da marca

Com o passar do tempo e após a perda da mãe, Denize decidiu recomeçar em Rio Branco. Na capital, criou a loja online DN Bolsas e Acessórios e passou a participar de feiras empreendedoras, construindo sua marca com muito esforço. Durante esse período, contou com o apoio de importantes iniciativas e parceiros, como o secretário de Educação Aberson Carvalho, que possibilitou a exposição de seus produtos na Secretaria de Educação.

A empresária também destaca a importância dos coletivos que abriram portas ao longo de sua caminhada, como Encontro das Brecholeiras, Feira Livre Acreana, Siribolo, Assemeart, Unissol, Coletivo Girassol e Ambulantes, no Horto Florestal. Posteriormente, também conquistou espaço no Casarão, junto aos coletivos Pérolas, AMEAC e Brechó Oficial.

Apoio ao empreendedorismo feminino

A DN Bolsas e Acessórios nasceu com o propósito de abrir fronteiras e novos caminhos. Ao longo dessa jornada, Denize encontrou mulheres que fortalecem o empreendedorismo feminino no estado, por meio de iniciativas como Elas Fazem Acontecer, com Lidiane Cabral; Compre de Uma Mamãe, com Edmirque Herculano; Empório&Arte – Gesse Aquiri Ateliê; e a Exposição CMEC, com Patrícia Dossa.

Denize atravessa o país para viver um novo capítulo ao lado do marido. Foto: captada 

Nova fase: loja física no Brás

Hoje, ao lado do esposo, Denize atravessa o país para viver um novo capítulo: a inauguração da loja física no Brás, em São Paulo, um dos maiores centros comerciais do Brasil. O espaço está localizado no Bazar do Oriente, Box 27, 28, 29 e 30, e trabalha com vendas no varejo e no atacado, ampliando o alcance da marca e criando oportunidades para outras pessoas que, assim como ela, buscam independência e crescimento.

Raízes no Acre e futuro na capital

Mesmo com a expansão, Denize mantém suas raízes no estado do Acre. Especificamente em Rio Branco, o negócio segue ativo por meio da loja online Niva’s Presentes, coordenada por sua filha, a jovem empresária Deane, e sua neta Nicolly, que continuam participando de feiras empreendedoras e representando a marca no estado. A empresária também projeta, futuramente, a abertura de uma loja física na capital acreana.

A marca foi criada para valorizar a beleza e a autenticidade feminina, conquistando clientes que buscam estilo, confiança e identidade por meio dos acessórios.

A história de Denize é também a história de muitas mulheres do Acre: de um lugar pequeno, mas gigante em força, coragem e fé.

A marca foi criada para valorizar a beleza e a autenticidade feminina. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre recua em Rio Branco, mas segue acima da cota de alerta

Publicado

em

Mesmo com queda nas últimas horas, manancial ainda preocupa autoridades; volume de chuva foi baixo nas últimas 24h

O nível do Rio Acre apresentou redução na manhã desta quinta-feira (2), em Rio Branco, mas ainda permanece acima da cota de alerta, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com os dados, às 6h o rio marcou 13,79 metros, indicando queda em relação às medições anteriores. Já às 9h, o nível baixou para 13,70 metros, mantendo a tendência de recuo ao longo da manhã.

Apesar da diminuição, o manancial segue acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A cota de transbordo é de 14 metros, o que mantém o cenário de atenção para possíveis elevações.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado na capital acreana foi de 1,20 milímetros, considerado baixo e que contribui para a redução gradual do nível do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Páscoa: operação fiscaliza preços e combate abusos ao consumidor no Acre

Publicado

em

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) deflagrou, na segunda-feira (30), em todo o estado, a Operação de Páscoa, ação de fiscalização voltada ao período comemorativo, quando cresce a procura por pescados, chocolates e outros produtos típicos da data.

A operação tem como foco o monitoramento dos preços praticados no mercado, a identificação de variações abusivas e o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), com ênfase na transparência das informações e na correta precificação.

Os estabelecimentos visitados receberam notificações recomendatórias com orientações para prevenção de práticas abusivas e publicidade enganosa. O chefe do setor de fiscalização do Procon, John Lynneker Rodrigues, ressaltou o caráter educativo da ação. “Nosso trabalho é garantir que o consumidor tenha acesso a informações claras e preços justos, especialmente em períodos sazonais como a Páscoa, quando há maior demanda por determinados produtos. A atuação do Procon busca prevenir abusos e fortalecer a confiança no mercado.”

O gerente de um supermercado visitado na capital, Aludson Pereira, avaliou positivamente a presença dos fiscais. “A fiscalização é fundamental para demonstrar que os preços praticados seguem critérios baseados nos custos de aquisição. Esse acompanhamento também proporciona mais transparência e segurança ao consumidor, que passa a ter a garantia de estar pagando um valor justo”, declarou. A operação segue até o fim do período que antecede a data comemorativa.

Para consumo consciente na Páscoa, o Procon orienta os consumidores a planejar as compras com lista e orçamento definidos; pesquisar preços em diferentes estabelecimentos; avaliar custo-benefício além da marca ou embalagem; conferir validade, composição e peso líquido dos produtos; evitar parcelamentos desnecessários; optar por chocolates em barras, kits ou produtos artesanais; combinar limites de gastos com presentes entre familiares e amigos; e comprar apenas o necessário para evitar desperdício.

Denúncias, consultas e reclamações podem ser feitas pelos telefones (68) 3223-7000 ou 151, pelo e-mail [email protected], pela plataforma consumidor.gov.br ou pelos formulários digitais no site Meu Ac.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.​​​​​​​​​​​​​​​​

Comentários

Continue lendo