Conecte-se conosco

Cotidiano

Governador cobra olhar especial para recuperação da BR-364

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Durante entrevista ao programa Boa Conversa – Edição Aleac, concedida na saída da Caravana pela BR-364, o governador do Acre, Gladson Cameli, fez nesta quinta-feira, 05, um apelo direto ao governo federal e às lideranças políticas do estado pela união de esforços em prol da recuperação da rodovia, que corta o Acre de Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Cameli destacou a importância estratégica da estrada não apenas para o escoamento da produção e eventos econômicos como a Expoacre, mas também para garantir o direito de ir e vir da população.

“Unir nossos esforços e tentar sensibilizar cada vez mais o governo federal à importância que é a BR-364. Eu não irei [para a caravana], mas vir aqui reafirmar aquilo que o governo do Estado puder fazer para que a BR-364 melhore as condições dela, até porque nós temos aí a Expoacre Juruá, a Expoacre 2025, que é 50 anos, que será aqui na nossa capital, vários eventos e fora o direito de ir e vir das pessoas. Eu não tenho dúvida que vai ter um efeito, e se agora o movimento vai ser político, de marcar uma posição, até porque o governo federal tem que ter esse olhar especial aqui para o Acre, nós estamos no verão. Não podemos perder mais um dia de verão”, ressaltou.

O governador ressaltou que não se trata apenas de discursos, mas de ação concreta, especialmente neste período de verão amazônico, quando as condições climáticas favorecem a realização de obras. “E não adianta a gente querer arrumar culpado, mas nós precisamos unir as forças mesmo e dizer que o Acre está aqui e precisamos desse apoio para que não possamos perder um dia de verão”, pontuou.

Questionado sobre o papel da bancada federal e a articulação para destinar emendas parlamentares à recuperação da estrada, Cameli foi enfático ao defender maior protagonismo dos representantes acreanos no Congresso Nacional. “Rapaz, eu acredito. E até porque a bancada federal, que são oito deputados, três senadores da república, tem todas as condições, nós temos um senador da república que é do PSD, que é o senador Sérgio Petecão, com o qual o ministro de transporte é do PSD [O ministro dos transportes Renan Filho é do MDB]. Então, a gente precisa o quê? Sensibilizar e ter esse olhar. Agora, o que nós não podemos aceitar é que venham cuidar da BR-364 a partir da última semana que acabar o verão”, salientou.

Ao relembrar seu tempo como senador, Cameli reforçou que a discussão sobre a reconstrução da BR-364 é antiga e que é hora de parar os discursos e colocar os projetos em prática. “É, porque desde quando eu era senador, estão se falando na reconstrução da BR. Eu ainda era senador. Então, nós precisamos o quê? Parar o discurso e executar. Porque não é justo dizer que o projeto, dez anos para fazer um projeto, é a mesma coisa que o Estado. A burocracia nos impede, a vontade política também às vezes nos impede de fazer alguma ação, mas que chegou o momento, sem criticar, não estou criticando, estou querendo soluções, ajudar para que a gente possa criar soluções nos repórteres”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo