Conecte-se conosco

Acre

Gladson traça estratégia de trabalho para garantir recursos à UFAC

Publicado

em

gc-reitor-da-ufac-bsb-2

O senador Gladson Cameli recebeu, nesta quarta-feira (09), em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Minoru Kinpara, e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Rid, acompanhados do deputado estadual, Nicolau Júnior (PP-AC). Junto com a equipe técnica do gabinete, a reunião tratou de estratégias para sensibilizar gestores a garantir recursos no Orçamento Geral da União de 2017 para implantar o curso de medicina nos campos de Cruzeiro do Sul e Brasileia.

Será feito um trabalho intenso na Sudam, Suframa, BNDES e outros órgãos para que disponibilizem recursos para a instituição. “Já temos pactuado com alguns órgãos a liberação desse dinheiro e o seu apoio é fundamental”, esclareceu Kinpara ao senador Gladson Cameli.

“Eu sei da capacidade de administração de vocês e vou me empenhar na liberação desse aporte financeiro. Sei que a aplicação é por conta do planejamento de vocês. Já conversei com o relator do Orçamento de 2017, o senador Eduardo Braga, e, se for necessário, vou pedir a cada parlamentar da bancada do Acre que destine uma parte da indicação deles para a UFAC”, explicou Gladson aos gestores da universidade.

Kinpara disse que, por causa da estrutura já existente, a oferta do curso de medicina em Cruzeiro do Sul demanda menos recursos que para o campus de Brasileia. “Já temos lá o curso superior de enfermagem; então, há laboratório, biblioteca e demais suportes. Precisamos estimular a pesquisa, a ciência e a inovação para incentivar os profissionais doutores a ficarem na região norte. Apenas de 3% dos pesquisadores brasileiros estão em nossa região. Necessitamos fugir dessa realidade com urgência”, afirmou o reitor.

O senador acriano também assumiu o compromisso de trabalhar para que o laboratório multidisciplinar previsto para o campus de Rio Branco seja construído. O complexo permitirá, entre outros serviços, certificar a produção alimentícia do estado. “Tenho conversado com muitos empresários que estão reticentes em investir no Acre. A oferta desse laboratório, com certeza, será um estímulo, principalmente para a cadeia produtiva de pescado”, avaliou Gladson Cameli.

O reitor da UFAC também convidou o senador Gladson Cameli para a solenidade de posse dos dirigentes da universidade no Ministério da Educação. O professor recebeu 85,96 % dos votos e fica no cargo até 2020. O senador Gladson aproveitou o encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para reiterar a importância dos investimentos nas universidades públicas, com ênfase na educação superior no Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Publicado

em

Foto: Felipe Freire/Secom

O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.

Revogação na Lei Orgânica da PGE

A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:

a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;

o art. 19-L da mesma lei.

Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.

A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental

Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.

Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo