Cotidiano
Gladson e Rocha abrem 1º programa eleitoral com propostas para mudança que o Acre precisa

Candidato ao governo e vice tratam das pessoas, da vida política e do Plano de Governo na TV e no rádio
No primeiro dia de propaganda eleitoral obrigatória transmitida no rádio e televisão nesta sexta-feira (31), o candidato a governador do Acre, Gladson Cameli, relembrou sua trajetória política ao longo dos últimos doze anos, como deputado federal e senador.
“Fui considerado o campeão em trazer recursos e emendas para todos os municípios sem distinção de cores partidárias. Convivi com gente do Brasil inteiro e conheci a fundo os problemas do nosso país, e principalmente as soluções. Agora eu posso dizer: eu estou preparado para ser o seu governador”, disse Gladson Cameli.
Para o candidato a governador seria fácil permanecer no Senado pelos próximos quatro anos. Mas, segundo ele, o Acre precisa de mudanças imediatas para retomar o rumo do desenvolvimento e do crescimento.
“Sei o caminho lá em Brasília para ir buscar os recursos que o nosso estado tanto precisa. Estou preparado porque sei que um partido não pode ser maior que o nosso estado. O Acre tem que pertencer às pessoas. Me sinto preparado porque sei que os problemas que se acumulam há anos só serão resolvidos através de uma mudança. Não é uma mudança de nomes. Não é uma mudança de cores. É uma mudança de verdade. Uma mudança que só pode ser feita por todos nós. Por isso eu quero ser o seu governador”, afirmou Gladson.
Durante os quatro minutos e cinquenta e dois segundos de duração do programa eleitoral, Gladson disse que o seu compromisso é com os acreanos para que eles voltem a ter dias melhores. Além de destacar que conseguiu reunir o maior número de partidos para garantir o apoio necessário aqui em Brasília para fazer as mudanças que o Acre precisa.
“Se Deus colocou essa oportunidade em nosso caminho, a hora é agora. Preciso do seu voto. A partir de hoje, nós vamos apresentar as nossas propostas para o Acre”, disse Gladson dirigindo-se diretamente aos eleitores.
Várias bandeiras foram levantas por Gladson ao longo da inserção. Todas as propostas constam do Plano de Governo do candidato a governador, que prevê executá-las dentro do período de quatro anos de gestão.
“Na saúde, vamos terminar o Pronto-Socorro de Rio Branco, o hospital de Brasiléia, a UPA de Cruzeiro do Sul e colocar a saúde para funcionar. Na educação, vamos implantar quatro colégios militares no interior, modernizar a infraestrutura das escolas e fazer concursos públicos para efetivar professores. Na economia e geração de empregos, vamos abrir o Acre para o desenvolvimento. Chega do estado depender do governo para quase tudo”, explicou o candidato a governador.
Em um trecho do programa eleitoral, Gladson contou com a presença do candidato a vice-governador pela coligação Mudança e Competência, Major Rocha. Na ocasião, ele esclareceu que buscou um especialista para o ajudar a combater o crime com todas as forças. Em seguida, Rocha esclareceu qual será a primeira medida na área.
“Nós vamos dar um choque de segurança. Nos primeiros meses, a população já vai sentir a diferença”, garantiu o candidato a vice-governador.
A propaganda eleitoral no rádio e TV será realizada até o dia 03 de outubro. O primeiro turno da eleição está previsto para ocorrer no dia 07 de outubro.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.