Flash
Gladson Cameli prestigia posse do prefeito de Cruzeiro do Sul
Em razão da pandemia do novo coronavírus, diferente dos anos anteriores, as cerimônias de posse de prefeitos e vereadores eleitos, ocorridas tradicionalmente no primeiro dia do ano subsequente ao ano da eleição, ocorreram sem a presença de público em todo o estado.
Em Cruzeiro do Sul, a posse de José de Souza Lima, do Partido Progressista (PP) e do vice Henrique Afonso, contou com a presença do governador Gladson Cameli, na companhia do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior e do primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Gonzaga. A cerimônia aconteceu em um espaço cedido pela igreja Assembleia de Deus, na noite desta sexta-feira, 1.

Gladson Cameli destacou a importância de se formar parcerias, independente de preferência ou cores partidárias Foto: Marcos Vicentti/Secom
Durante o ato e rito de juramento de posse dos poderes, foi decidido por chapa única e unanimidade da casa o presidente da Câmara de Vereadores, Franciney Freitas. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 4 vereadores. Além disso, todos dos os envolvidos tiveram o espaço de até três minutos para firmar seus compromissos, darem declarações ou fazerem seus agradecimentos.
Na oportunidade, o governador Gladson Cameli destacou a importância de se formar parcerias, independente de preferência ou cores partidárias.

Gladson parabenizou o prefeito eleito, José de Souza Lima, e desejou êxito em sua gestão Foto: Marcos Vicentti/Secom
“Vim dizer que não vou ser parceiro só dos gestores municipais que têm o mesmo partido que o meu, vim afirmar publicamente que todos os gestores desse estado podem contar comigo, para fazer parte do time que vai trabalhar para o crescimento do Acre. Ao antigo prefeito, Clodoaldo Rodrigues, muito obrigado pelo papel que cumpriu nesse tempo que esteve à frente da gestão e ao novo prefeito de Cruzeiro do Sul, a responsabilidade é grande e desejo do fundo do meu coração que faça uma boa gestão. Contamos com a sua competência e sua parceria. Que seja um grande ano e que possamos gerar emprego e renda para a nossa população”, disse o governador.
Com 52 anos, José de Souza Lima, conhecido por Zequinha Lima é filho de João Queiroz de Silva Nogueira e Cleonice de Souza. Casado com Maria de Lourdes Lima Verde da Silva, tem duas filhas. Tem nível superior com formação em letras e na vida política foi vereador por dois mandatos, de 2000 a 2008, assumindo ainda o cargo de vice-prefeito de 2017 a 2020. Em 2020, foi eleito prefeito de Cruzeiro do Sul, com 18.766 votos válidos.

“É gratificante para mim poder exercer esse cargo. Foi a maior vitória na carreira política que já tive até aqui e mesmo exigindo muitas responsabilidades, quero tranquilizar aos cruzeirenses, pois tomando posse hoje, o que não vai faltar é determinação, esforço e muito trabalho, mostrando que é possível sim fazer um mandato com respeito pelo povo. Agradeço a parceria com o nosso governador e dizer que também pode contar comigo para fazer parte do time que quer o melhor pelo Acre”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

Tendo como presidente da Câmara, Franciney Freitas, os 14 vereadores eleitos serão os novos responsáveis por elaborar e propor leis ao município. Além disso, eles terão a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte. “Representando os vereadores, quero primeiro agradecer por confiarem a mim a responsabilidade de presidi-los e em seguida garantir ao povo cruzeirense de que vamos atuar em favor das causas sociais, criando leis, fiscalizando e garantindo que o recurso público esteja sendo bem administrado. Aos colegas, um bom mandato a todos e nos empenharemos juntos pra fazer uma Cruzeiro do Sul melhor”, finalizou Franciney.
Comentários
Flash
Gefron prende dois homens e apreende 45 quilos de cocaína na Transacreana
Operação integrada reforça combate ao tráfico na região de fronteira do Acre
Dois homens foram presos na madrugada deste sábado (4) durante uma ação do Grupo Especial de Fronteira, que resultou na apreensão de 45 quilos de cocaína em um ramal da Estrada Transacreana, na zona rural de Rio Branco.
De acordo com as autoridades, Denilson da Silva Souza e Fernando Santos de Souza transportavam a droga em duas motocicletas quando foram abordados pela equipe policial durante patrulhamento na região.
A ação faz parte da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, coordenada pelo Ministério da Justiça, em conjunto com a Operação Cerco II, que intensifica a fiscalização em áreas estratégicas.
Segundo o coordenador do Gefron, coronel Assis, o trabalho tem foco nos ramais que cruzam a Reserva Extrativista Chico Mendes, ligando a BR-364 à Transacreana.
“Dentro da Operação Cerco II, temos a atribuição de patrulhar os ramais que cruzam a reserva. Fizemos pontos de fiscalização e o resultado veio”, destacou.
Os suspeitos e o entorpecente apreendido foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde o caso seguirá sob investigação.
A apreensão reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira.
Comentários
Flash
Governo do Acre intensifica ações de assistência a famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá
O governo do Acre intensificou, neste sábado, 4, as ações de apoio às famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá, que já alcança a marca de 14,15 metros. A elevação do nível do rio impacta diretamente 33 bairros e afeta mais de 28 mil pessoas na região. Até o momento, 50 famílias estão desabrigadas, totalizando 233 pessoas acolhidas em abrigos públicos.
A resposta à emergência ocorre por meio de uma operação integrada coordenada pelo Estado, com atuação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil, Exército Brasileiro e Prefeitura. Sete escolas foram adaptadas para funcionar como abrigos, oferecendo acolhimento temporário às famílias retiradas de áreas de risco.

Equipes do Corpo de Bombeiros realizam retirada de famílias em áreas alagadas pelo Rio Juruá. Foto: cedida
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Alisson Rogério, a operação já está no quarto dia, com equipes atuando de forma contínua. “Estamos com cinco equipes em campo, somando mais de 20 militares, além do apoio das guarnições de serviço e do Centro de Operações. Todas as embarcações estão sendo utilizadas para atender às ocorrências e realizar retiradas”, destacou.
O oficial também informou que há expectativa de redução do nível do rio nas próximas 48 horas, considerando sinais de vazante registrados em municípios da região. Mesmo assim, as equipes seguem mobilizadas para atendimento e monitoramento das áreas atingidas.

Moradores recebem apoio durante operação integrada do governo do Estado e forças de segurança. Foto: cedida
O coordenador da Defesa Civil municipal, Damasceno Júnior, ressaltou que a cheia neste período do ano surpreendeu. “Dificilmente atingimos essa cota em abril. Apesar disso, o município já possuía plano de contingência e estamos atuando de forma mais robusta para garantir o atendimento à população”, afirmou.
Entre as famílias atendidas está a de Thalita do Nascimento, mãe de três filhos, que solicitou a retirada de casa por segurança. Ela foi encaminhada para um abrigo com apoio das equipes e destacou a importância da ação. “Foi uma decisão difícil, mas necessária. Agradeço pelo apoio que recebemos”, relatou.
A governadora Mailza Assis destacou o compromisso do Estado com a assistência às famílias atingidas. “Estamos atuando de forma integrada para garantir a segurança e o acolhimento das pessoas afetadas pela cheia. Todas as nossas equipes estão mobilizadas para prestar assistência, com dignidade e agilidade, a quem mais precisa neste momento”, afirmou.
O governo segue monitorando a situação do Rio Juruá e mantém as equipes de prontidão para ampliar o atendimento, caso haja necessidade.
Comentários
Flash
Alysson Bestene participa da Paixão de Cristo e pede sabedoria para governar Rio Branco
O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene (PP), participou nesta Sexta-feira Santa (3) da encenação da Paixão de Cristo 2026, realizada na Gameleira, no Segundo Distrito, às margens do Rio Acre. O evento reuniu fiéis após a tradicional procissão e marcou um momento de reflexão religiosa e também de transição política na capital.
Alysson destacou que participa todos os anos da celebração e que saiu em caminhada com os membros de sua comunidade paroquial.
Eu sempre venho, participo. Saí lá da Floresta, da minha paróquia São Peregrino, junto com os nossos paroquianos e com o nosso diretor espiritual, o Frei Renan. É sempre uma emoção, um momento de reflexão”, afirmou.
Segundo ele, a mensagem central da Sexta-feira Santa reforça princípios que pretende levar para a vida pública. “Jesus Cristo nos ensina o maior ensinamento, que é amar ao próximo como a nós mesmos. É isso que eu levo como princípio para servir bem ao próximo. Hoje é dia de rezar junto com o povo, com as nossas famílias, pela nossa cidade e pela nossa capital”, declarou.
Questionado sobre o fato de assumir oficialmente a Prefeitura neste sábado (4), Alysson afirmou que o momento também é de pedir sabedoria para conduzir o Executivo municipal. “É momento de pedir sabedoria, discernimento. Acima de tudo, dentro da fé e da esperança, fazer dias melhores, principalmente para aqueles que mais precisam”, concluiu.







Você precisa fazer login para comentar.