Flash
Gladson Cameli prestigia posse do prefeito de Cruzeiro do Sul
Em razão da pandemia do novo coronavírus, diferente dos anos anteriores, as cerimônias de posse de prefeitos e vereadores eleitos, ocorridas tradicionalmente no primeiro dia do ano subsequente ao ano da eleição, ocorreram sem a presença de público em todo o estado.
Em Cruzeiro do Sul, a posse de José de Souza Lima, do Partido Progressista (PP) e do vice Henrique Afonso, contou com a presença do governador Gladson Cameli, na companhia do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior e do primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Gonzaga. A cerimônia aconteceu em um espaço cedido pela igreja Assembleia de Deus, na noite desta sexta-feira, 1.

Gladson Cameli destacou a importância de se formar parcerias, independente de preferência ou cores partidárias Foto: Marcos Vicentti/Secom
Durante o ato e rito de juramento de posse dos poderes, foi decidido por chapa única e unanimidade da casa o presidente da Câmara de Vereadores, Franciney Freitas. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 4 vereadores. Além disso, todos dos os envolvidos tiveram o espaço de até três minutos para firmar seus compromissos, darem declarações ou fazerem seus agradecimentos.
Na oportunidade, o governador Gladson Cameli destacou a importância de se formar parcerias, independente de preferência ou cores partidárias.

Gladson parabenizou o prefeito eleito, José de Souza Lima, e desejou êxito em sua gestão Foto: Marcos Vicentti/Secom
“Vim dizer que não vou ser parceiro só dos gestores municipais que têm o mesmo partido que o meu, vim afirmar publicamente que todos os gestores desse estado podem contar comigo, para fazer parte do time que vai trabalhar para o crescimento do Acre. Ao antigo prefeito, Clodoaldo Rodrigues, muito obrigado pelo papel que cumpriu nesse tempo que esteve à frente da gestão e ao novo prefeito de Cruzeiro do Sul, a responsabilidade é grande e desejo do fundo do meu coração que faça uma boa gestão. Contamos com a sua competência e sua parceria. Que seja um grande ano e que possamos gerar emprego e renda para a nossa população”, disse o governador.
Com 52 anos, José de Souza Lima, conhecido por Zequinha Lima é filho de João Queiroz de Silva Nogueira e Cleonice de Souza. Casado com Maria de Lourdes Lima Verde da Silva, tem duas filhas. Tem nível superior com formação em letras e na vida política foi vereador por dois mandatos, de 2000 a 2008, assumindo ainda o cargo de vice-prefeito de 2017 a 2020. Em 2020, foi eleito prefeito de Cruzeiro do Sul, com 18.766 votos válidos.

“É gratificante para mim poder exercer esse cargo. Foi a maior vitória na carreira política que já tive até aqui e mesmo exigindo muitas responsabilidades, quero tranquilizar aos cruzeirenses, pois tomando posse hoje, o que não vai faltar é determinação, esforço e muito trabalho, mostrando que é possível sim fazer um mandato com respeito pelo povo. Agradeço a parceria com o nosso governador e dizer que também pode contar comigo para fazer parte do time que quer o melhor pelo Acre”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

Tendo como presidente da Câmara, Franciney Freitas, os 14 vereadores eleitos serão os novos responsáveis por elaborar e propor leis ao município. Além disso, eles terão a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte. “Representando os vereadores, quero primeiro agradecer por confiarem a mim a responsabilidade de presidi-los e em seguida garantir ao povo cruzeirense de que vamos atuar em favor das causas sociais, criando leis, fiscalizando e garantindo que o recurso público esteja sendo bem administrado. Aos colegas, um bom mandato a todos e nos empenharemos juntos pra fazer uma Cruzeiro do Sul melhor”, finalizou Franciney.
Comentários

Flash
Assassino brasileiro de organização criminosa foge pela segunda vez da prisão de Chonchocoro-Bolívia
A polícia boliviana conseguiu prender uma pessoa supostamente ligada ao fato ocorrido nesta terça-feira (31). Este sujeito aparentava coxear, pelo que não se pode descartar que possa ser Andrés da Rocha, tendo em conta que está com uma tala na perna esquerda.
O presidiário brasileiro Andrés Luis Xavier da Rocha, de 38 anos considerado altamente perigoso na Bolívia, escapou na terça-feira (31), em meio a um tiroteio que custou a vida de um sargento da Polícia boliviana e feriu outro.
O preso foi custodiado no Hospital de Clínicas de La Paz. O mesmo sujeito já havia fugido do presídio de Palmasola no ano passado e foi recapturado. De nacionalidade brasileira, foi preso em março de 2022, acusado do assassinato de um comerciante no município de Mineros, no departamento de Santa Cruz.
Nesse crime, o comerciante foi baleado por sujeitos que teriam trafegado em uma motocicleta. O motivo do assassinato teria sido econômico, já que a vítima teria a intenção de cobrar uma dívida.
Da Rocha foi então encaminhado para o Presídio de Palmasola, porém, em junho fugiu daquele complexo junto com outro preso acusado do mesmo homicídio.
Nessa fuga, os dois reclusos, de nacionalidade brasileira, escaparam utilizando panos e cordas para trepar e saltar o muro da prisão.
A imprensa boliviana alega que os delinquentes fazem parte do Primeiro Comando da Capital (PCC), família de organização criminosa no Brasil.
Poucos dias depois, a Polícia conseguiu recapturar os antissociais em Santa Cruz, em meio a um tiroteio com saldo de feridos.
Diante do perigo, decidiu-se enviar Da Rocha para Chonchocoro, enquanto seu companheiro foi transferido para a prisão de El Abra, em Cochabamba.
Agora, meio ano depois, o próprio Da Rocha conseguiu escapar na cidade de La Paz.
A Direção do presídio de Chonchocoro, com base em laudo médico, autorizou nesta terça-feira a soltura do brasileiro para receber tratamento traumatológico no Hospital de Clínicas.
O brasileiro foi escoltado por dois sargentos, porém, ao chegar ao posto médico, houve uma emboscada a tiros.
Os dois policiais foram baleados e um deles morreu, enquanto o outro ainda luta pela vida.
Segundo dados preliminares, Da Rocha teria fugido em uma motocicleta com outra pessoa.
A Polícia leva a cabo as respectivas acções de recaptura do recluso perigoso e dos que com ele colaboraram.
O Ministro de Governo esclareceu que o nome do fugitivo é Felipe Edvaldo Menezez Iglesias, embora sua identidade apócrifa seja Andrés Luis Xavier da Rocha.
ELES CAPTURAM UM ENVOLVIDO
A polícia boliviana conseguiu capturar uma pessoa supostamente ligada ao fato ocorrido nesta terça-feira, segundo o La Razón.
O sujeito foi flagrado próximo à Avenida Zavaleta. Ele estava escondido em um barranco atrás do Hospital de Clínicas. No momento não se sabe se é o próprio preso criminal de nacionalidade brasileira.
Nas câmeras de televisão, esse sujeito foi mostrado mancando, então presume-se que possa ser o brasileiro, visto que ele usa uma tala na perna esquerda.
Fonte: Opinião
Comentários
Flash
Ao ser recebido por Gladson, Nicolau expressa gratidão pelo apoio durante presidência na ALEAC
Seria uma agenda oficial, mas a amizade entre o governador Gladson e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, quebrou as formalidades e transformou o encontro em um bate papo.
Nicolau aproveitou o último dia de mandato á frente do Legislativo para agradecer pessoalmente ao chefe do executivo pela parceria ao longo dos últimos quatro anos.
Foi sob a presidência de Nicolau que a Assembleia aprovou os projetos mais importantes da gestão de Gladson, dentre eles os recursos para a compra de vacina, o abono da educação e a gratificação para os servidores que trabalharam na linha de frente no combate a pandemia.
Mesmo nesse período crítico, os trabalhos na Casa do Povo não pararam. Gladson reconheceu o esforço da mesa diretora e dos deputados e agradeceu o empenho de todos, sem distinção.
Para Nicolau, o bom relacionamento entre executivo e legislativo estreitou e fortaleceu os laços entre os poderes. “Minha profunda gratidão ao governador pelo respeito e pela forma transparente com que tratou o legislativo. Foram quatro anos de muito trabalho, ajudando o governo a ratificar os projetos que tinham como objetivo principal, melhorar a vida da nossa gente. Saio da presidência da Casa do Povo com a certeza que fizemos o melhor para os servidores, colegas parlamentes e lógico, nossa gente”, disse.
Comentários
Flash
Um peruano e um boliviano são presos com mais de duas toneladas de drogas rumo ao Brasil
A ação policial aconteceu no último domingo, dia 29, quando a polícia paraguaia realizava uma operação na região rural do estado de Alto Paraná, identificada como Gleba 11 de Hernandarias, afim de localizar e prender possíveis traficantes pela redondeza.
A operação foi encabeçada pelo promotor público da antinarcótico do Paraguai, Manoel Rojas, após investigar voos clandestinos pela região. Durante o trabalho, foi localizado um avião monomotor com registro boliviano no local.
Ao perceber a presença dos policiais no local, os suspeitos ainda teriam tentado fugir, mas, foram alcançados e presos. O piloto de nacionalidade boliviana de 33 anos, Lucio Alfonso P.F. e o copiloto de nacionalidade peruana, Elmer Enrique F. P., de 50 anos, forma presos em flagrante delito.
Dentro do avião, foram encontrados 2.265 quilos de entorpecentes. Foi informado que toda a droga teria como destino final, o país vizinho Brasil, mas, não foi divulgado por qual região iria entrar. As autoridades da Bolívia, Peru e Paraguai, estão trabalhando para identificar os antecedentes dos presos em seus países e envolvimento com quarteis.
Com informações de Los Tiempos.
Comentários
- Acre2 dias atrás
Em Brasiléia: vídeo de briga entre dois homens viraliza na internet com o tema “tudo por causa de um banho”
- Acre1 dia atrás
Dois chilenos são presos por briga e por causarem congestionamento na ponte entre Brasiléia e Epitaciolândia
- Flash1 dia atrás
Polícia boliviana prende dois Brasileiros envolvido nos roubos da cidade de Cobija-Pando
- Acre1 dia atrás
MPF quer fim da imposição de padrões em colégios militares do Acre
- Acre1 dia atrás
Sociedade segura é sociedade próspera, diz Coronel Ulysses
- Flash8 horas atrás
Um peruano e um boliviano são presos com mais de duas toneladas de drogas rumo ao Brasil
- Extra9 horas atrás
Homem sofre tentativa de homicídio a tiros em Epitaciolândia e fica em estado grave
- Acre1 dia atrás
Estado inicia planejamento anual de obras públicas nos batalhões da PM