Conecte-se conosco

Flash

Gladson Cameli convoca cadastro de reserva da PM e anuncia realização de concurso público para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Iapen e ISE

Publicado

em

Em mais uma demonstração de compromisso e valorização da Segurança Pública acreana, o governador Gladson Cameli confirmou, nesta terça-feira, 10, o chamamento de parte dos aprovados no Cadastro de Reserva da Polícia Militar e ainda a realização de concurso público para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Socioeducativo (ISE). Por determinação do próprio chefe de Estado, a abertura dos editais está prevista para setembro.

Nesta terça-feira, 10, o governador Gladson Cameli anunciou o chamamento de parte dos aprovados do Cadastro de Reserva da PM e a realização de concurso público para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Iapen e ISE. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Segundo informou o gestor durante entrevista coletiva à imprensa, por meio de videoconferência, o quantitativo de vagas será disponibilizado de acordo com a necessidade de profissionais de cada instituição do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

“O fortalecimento da Segurança Pública é um compromisso meu e tenho buscado colocar em prática desde o início da gestão. Já conseguimos avançar no combate à criminalidade e tenho certeza de que seguiremos neste mesmo propósito. Gostaria de deixar claro que esses concursos públicos, assim como a convocação do cadastro de reserva da PM, fazem parte dos nossos esforços de equilibrar as contas públicas e não colocar em risco a folha de pagamento dos servidores públicos”, declarou Gladson.

O fortalecimento da Segurança Pública tem sido prioridade na gestão de Gladson Cameli Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após quase dez anos, o Corpo de Bombeiros volta a ser contemplado com um certame público para o preenchimento de vagas. O comandante-geral da instituição, coronel Carlos Batista, comemorou a decisão tomada pelo governo do Estado.

“Esse concurso vem para suprir a necessidade de pessoal que hoje temos na corporação. Há a expectativa de abertura de 135 vagas, mas o número pode aumentar. O governador está tendo toda a preocupação em fortalecer o Corpo de Bombeiros com efetivo e temos muita gratidão por estar vivendo este importante momento”, disse.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, parabenizou o anúncio de concurso público para a corporação militar Foto: Marcos Vicentti/Secom

O delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes, acredita que serão disponibilizadas oportunidades para todos os cargos existentes na instituição. “Temos necessidade de agentes de polícia, peritos, médicos legistas, escrivães e delegados. Estamos trabalhando com muita responsabilidade, junto à equipe de governo, para chegar a um consenso quanto ao número de vagas”, esclareceu.

Além do anúncio do primeiro concurso na área da Segurança Pública em sua administração, Gladson Cameli autorizou a convocação de 78 aprovados no Cadastro de Reserva da Polícia Militar, que deverão iniciar o Curso de Formação de Soldados (CFC) no próximo mês de setembro. A expectativa do governo é realizar um novo chamamento até o fim do ano.

“Essa é uma demanda da Polícia Militar, porque tivemos um grande número de policiais que foram para a reserva remunerada. Então, todo profissional que conseguirmos incorporar será sempre muito bem-vindo à instituição”, pontuou o comandante-geral da PM, coronel Paulo César Gomes.

Coronel Paulo Cesár Gomes, comandante-geral da Polícia Militar, pontuou que a incorporação de novos profissionais é sempre bem-vinda para o fortalecimento da instituição. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A Segurança Pública tem recebido audaciosos investimentos por parte da atual gestão. Somente com a contratação de servidores, Gladson Cameli já convocou mais de 700 profissionais para reforçar os quadros das forças policiais do Acre. Um esforço significativo para proteger a população e assegurar a manutenção da ordem pública, nos 22 municípios do estado.

O anúncio feito pelo governador contou ainda com a presença do secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; do secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro; do secretário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene; do Procurador-Geral do Estado em exercício, Leonardo Cesário; do secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier; e do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Pedro Longo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas durante patrulhamento na fronteira

Publicado

em

Veículos foram localizados em Epitaciolândia após denúncias e ação de rotina da PM

Duas motocicletas furtadas foram recuperadas durante ações de patrulhamento da Polícia Militar do Acre na região de fronteira do Alto Acre.

O primeiro caso ocorreu no município de Epitaciolândia, onde uma guarnição foi informada de que uma motocicleta Yamaha XTZ150 Crosser ED havia sido furtada na noite anterior nas proximidades de um estabelecimento localizado na Avenida Amazonas, no Centro da cidade.

De posse das informações, os policiais iniciaram diligências e, durante patrulhamento pela própria avenida, localizaram o veículo abandonado. A motocicleta apresentava a fiação danificada, possivelmente após tentativa de ligação direta feita pelos autores do crime.

O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.

Uma segunda motocicleta, modelo Honda, também foi recuperada durante as buscas. O veículo havia sido roubado na noite anterior no município de Brasiléia e foi localizado durante patrulhamento de rotina na região.

Segundo o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Acre, Tales Rafael, a colaboração da população tem sido fundamental para a localização de veículos roubados na região de fronteira.

De acordo com o oficial, as ações de patrulhamento e o apoio da comunidade têm contribuído para a rápida recuperação de bens levados de forma ilícita, e o trabalho deve continuar de forma constante nos municípios da fronteira.

Comentários

Continue lendo

Flash

Carlinhos do Pelado recebe produtores rurais na prefeitura de Brasiléia

Publicado

em

O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu produtores rurais do ramal Arraial, km 84, na zona rural de Brasiléia, em reunião realizada nesta terça-feira (10), em seu gabinete de trabalho na Prefeitura de Brasiléia.

Durante o encontro, foram discutidas demandas relacionadas à melhoria da infraestrutura do ramal, considerado essencial para o deslocamento das famílias que vivem na localidade, para o escoamento da produção agrícola e também para o transporte de estudantes, já que o ramal conta atualmente com três rotas de transporte escolar que atendem a comunidade.

Entre as principais necessidades apresentadas pelos produtores estão a recuperação da estrada de barro em trechos considerados críticos, a recuperação de uma ponte e a instalação de uma linha de bueiros para melhorar a drenagem da água e garantir melhores condições de trafegabilidade, principalmente neste período chuvoso.

O prefeito destacou que a gestão municipal tem buscado atender gradativamente as demandas da zona rural e informou que a Secretaria Municipal de Obras está atualmente com três frentes de trabalho atuando em diferentes locais do município, realizando serviços de recuperação de ramais e manutenção de estradas.

O gestor também lembrou que, no final de janeiro deste ano, o município enfrentou uma forte enxurrada, que provocou sérios danos à infraestrutura rural. Ao todo, 40 pontes foram danificadas e 10 chegaram a cair, além de diversas linhas de bueiros que também foram destruídas, deixando centenas de famílias isoladas e causando grandes prejuízos ao município.

Diante da gravidade da situação, o município de Brasiléia decretou situação de emergência por 180 dias, reconhecida pelo governo federal, medida que possibilita acelerar ações de recuperação e buscar apoio para reconstruir os trechos afetados.
“Nosso compromisso é trabalhar para garantir melhores condições de acesso nos ramais do município. Sabemos da importância desses ramais para os produtores e também para o transporte escolar. Vamos avaliar os pontos mais críticos do Ramal Arraial para realizar as melhorias necessárias”, afirmou o prefeito Carlinhos do Pelado.

Participaram da reunião Paulo Cavalcante, presidente da Associação de Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Santa Quitéria (Ampaesq), produtores locais, além do vereador Leonir Castro, que acompanha as obras da comunidade rural.

O presidente da associação destacou a importância do diálogo com a gestão municipal para buscar soluções para a comunidade. “Essa reunião é muito importante porque aqui mostramos de perto a realidade dos produtores do Ramal Arraial. Nosso ramal precisa dessas melhorias para garantir o acesso das famílias, o transporte dos estudantes e o escoamento da produção.
Agradecemos ao prefeito por nos receber e ouvir as nossas demandas”, afirmou Paulo Cavalcante.

Segundo o vereador Leonir, o diálogo entre os moradores e a gestão municipal é fundamental para avançar nas melhorias. “Essas reuniões são importantes para que possamos levar diretamente ao prefeito as necessidades dos produtores. O Ramal Arraial precisa dessas intervenções para garantir o acesso das famílias e facilitar o transporte da produção rural”, destacou o vereador.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry participa de visita técnica ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou de uma visita técnica ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). O encontro foi realizado nos dias 10 e 11 de março de 2026.

A agenda foi promovida no contexto de cooperação entre o IRI Brasil e o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), reunindo prefeitos acreanos para conhecer de perto tecnologias, metodologias e sistemas utilizados no monitoramento e na prevenção de desastres naturais.

Durante a programação, os participantes tiveram acesso a especialistas, laboratórios e plataformas de dados que auxiliam no acompanhamento de fenômenos climáticos e na emissão de alertas antecipados. As ferramentas apresentadas são fundamentais para fortalecer o planejamento das cidades diante de eventos climáticos extremos, como enchentes, deslizamentos e secas.

Na ocasião, o prefeito Jerry representou o presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), prefeito da capital Tião Bocalom, acompanhando as discussões e atividades voltadas ao fortalecimento das políticas de prevenção e resposta a desastres climáticos nos municípios acreanos.

“Conhecer de perto o trabalho realizado pelo CEMADEN e pelo INPE amplia nossa capacidade de planejamento e prevenção. Municípios da Amazônia, como Assis Brasil, enfrentam desafios relacionados às mudanças climáticas e precisamos estar cada vez mais preparados para proteger nossa população”, destacou o prefeito.

A visita técnica também teve como objetivo fortalecer a capacidade institucional dos municípios acreanos, incentivando a tomada de decisões baseada em dados científicos e sistemas modernos de monitoramento ambiental.

A participação de Assis Brasil na agenda reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção de desastres, o planejamento urbano e a segurança da população, além de ampliar o diálogo com instituições nacionais de pesquisa e monitoramento climático.

Comentários

Continue lendo