Geral
Futuro secretário de saúde faz visitas às unidade de saúde e promete mudanças em 10 dias

Alysson Bestene Lins é Cirurgião Dentista. Atualmente trabalha como professor do Centro Universitário Uninorte, no Curso de Odontologia. Com toda a experência na área da Saúde, Alysson Bestene assume o desafio de comandar a pasta mais ‘delicada’ do próximo governo – Foto/Cedida
O futuro titular da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), Alysson Bestene Lins, revelou em entrevista ao Jornal Opinião quais tem sido seu trabalho prévio e quais vão ser as prioridades frente a uma das pastas mais complexas do governo do Estado e que, por outro lado, é uma das que mais consome recursos públicos.
O novo secretário tem visitado os locais de atendimento, como centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais para ter uma visão macro da situação que vai administrar.
O novo secretário terá sob sua responsabilidade a partir do dia primeiro de janeiro todas os centros de saúde, policlínicas, UPAs e os hospitais especializados, como Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb), Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), hospital infantil e o controle sobre os hospitais privados conveniados, como o Santa Juliana.
Conversa com sindicatos e conselhos
Além disso, sob o manto da Saúde e para atender toda esta rede de serviços, Bestene terá de negociar com o segundo maior sindicato dos servidores públicos: o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac).
“Eu tenho ouvindo os profissionais de saúde e tido o cuidado de andar nas unidades, ouvindo ao povo bem como as entidades de classe, como o CRM e os sindicatos. Então estamos tendo o cuidado para ouvir as partes e poder colocar um plano para modificar para melhorar a saúde do nosso Estado”, destacou.
“Nesse processo da transição estamos também nos inteirando sobre a parte administrativa do sistema de saúde e também para termos um tem diagnóstico da real situação”, destacou o futuro secretário.
Parceria com os municípios: ação básica
Bestene destacou que o sistema de saúde no Estado está dividido em regionais do Juruá, Baixo e Alto Acre, mas a operacionalização do sistema tem provocado um acúmulo nos atendimentos na capital, com sobrecarga da média e alta complexidade, causando uma demanda reprimida.
“E isso não é diferente quando você olha para rede de urgência e emergência, as UPAs e para resolver isso temos de unir esforços com a rede de atenção primária, dos municípios. Assim que assumirmos vamos buscar esse contato e parceria e começar a pactuar as ações”, ressaltou.
Por outro lado, Bestene ressaltou a importância da participação da Comissão Gestora Bipartite (CIB) onde uma vez pactuadas as políticas, A CIB precisa ter maior participação no processo, com reuniões permanentes para mudar o modelo para não sobrecarregar nem a atenção primária nem a média e alta complexidade, estas à cargo do Estado.
Mais humanidade no atendimento
O futuro secretário ressaltou ser preciso uma visão humanitária no atendimento à população, sem um foco imediatista, mas que permita à população chegar às unidades de saúde e serem assistida por profissionais qualificados e sair com a medicação correta e, para isso, “a gente tem essa preocupação agora de forma emergencial preparando um plano emergencial para esse 100 dias, pois tratamos de vidas e precisa dessa sensibilidade e manter a continuidade dos serviços”, comentou.
Mas Bestene não deixou de enfrentar os grandes problemas: a terceirização e os demais contratos atuais. Ele ressaltou a necessidade de manter o abastecimento de medicamentos, bem como buscar uma forma emergencial de manter os profissionais nas escalas. E isso envolve também os demais serviços, como a limpeza, a manutenção dos equipamentos e o abastecimento dos gêneros alimentícios
Para o futuro titular da Sesacre, a saúde atualmente também precisa e vai receber uma atenção carinhosa no que diz respeito a humanização para com os Servidores de carreira, de forma que essa humanização chegue à população, ao usuário do sistema. “Afinal, quando a pessoa quando procura a unidade de saúde ela procura por estar necessitada e por estar passando por enfermidades e temos de dar uma resposta imediata”.
Currículo: professor universitário
Alysson Bestene Lins é Cirurgião Dentista, com Especialização em prótese dentária, com área de atuação em Implante Dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no Curso de Odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior.
O futuro secretário já presidiu o Sindicato dos Odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de saúde e Vereador do Município de Rio Branco de 2009 a 2012.
Fonte: jornal Opinião
Comentários
Geral
Acre está entre os estados com pior transparência sobre dados de armas, aponta estudocccc

Foto: Agência Brasil
Um estudo nacional divulgado na quinta-feira, 05, pela Folha de SP, colocou o Acre entre os estados com os piores níveis de transparência do país no controle e na divulgação de dados sobre armas de fogo sob responsabilidade das polícias estaduais. A conclusão faz parte do Ranking de Transparência de Dados sobre Armas de Fogo nos Estados, elaborado pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o Instituto Igarapé.
De acordo com a pesquisa, o Acre aparece ao lado de Amapá e Piauí no grupo com os níveis mais fracos de transparência, após a análise de respostas a pedidos feitos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) entre os anos de 2021 e 2023. No período, as polícias estaduais brasileiras deixaram de responder 73% dos questionamentos, evidenciando, segundo os pesquisadores, uma persistente “cultura de sigilo” nas instituições de segurança pública.
O levantamento avaliou informações relacionadas à apreensão, custódia, rastreamento, investigação de origem e destruição de armas, além de dados sobre controle interno, como compras públicas e furtos dentro das corporações. Nenhum estado brasileiro atingiu o nível considerado alto de transparência. Apenas Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Mato Grosso do Sul alcançaram desempenho classificado como médio.
Comentários
Geral
Aluno mata professora de Direito a facadas dentro de faculdade em Porto Velho
Vítima, que também era escrivã da Polícia Civil, teria reprovado o agressor por apenas 0,3 pontos no semestre anterior; suspeito foi imobilizado por colegas
Comentários
Geral
Detran entrega novos fardamentos e EPIs aos agentes de trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) entregou, nesta sexta-feira, 6, fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os agentes de trânsito que atuam diariamente nas vias das cidades acreanas. A ação, aguardada pelos servidores, representa um avanço significativo na valorização profissional e na melhoria das condições de trabalho da fiscalização de trânsito no estado.

Ao todo, cerca de 70 kits completos foram entregues, tanto aos agentes que já estão em atividade quanto aos novos servidores que tomarão posse na próxima segunda-feira, dia 9. Cada kit é composto por calça tática, gandola (camisa), coturno, mochila tática, cotoveleiras, caneleiras, boné, cinto de guarnição e bornal, além de outros equipamentos voltados à segurança e identificação visual dos agentes. Um investimento total de aproximadamente R$ 500 mil.
Para o diretor Administrativo e Financeiro do Detran, Anderson de Castro, servidor de carreira da autarquia há mais de 15 anos, a entrega representa um marco para a categoria. Segundo ele, a padronização e a quantidade dos itens entregues são inéditas.

“A gestão do governador Gladson Camelí e da presidente Taynara Martins já investiu na compra de novas motocicletas, viaturas e agora entrega um fardamento completo, com equipamentos que os agentes de trânsito nunca haviam recebido nesse padrão. São EPIs que garantem mais segurança, especialmente para quem atua de motocicleta e precisa de agilidade para atender ocorrências e evitar novos sinistros. Isso reflete diretamente na qualidade do atendimento à sociedade”, afirmou.
A presidente do Detran, Taynara Martins, destacou a qualidade do material entregue e a mudança na identidade visual do fardamento dos agentes de trânsito.
“Estamos modificando a portaria que regulamenta o fardamento dos agentes de trânsito, justamente para reforçar a identidade própria da categoria. Precisamos que a sociedade identifique claramente quem são os nossos agentes de trânsito e isso passa por um fardamento adequado, padronizado e de qualidade”, explicou.
De acordo com a presidente, o novo kit vai além da vestimenta. “Não é apenas fardamento. São mochilas, caneleiras, cotoveleiras, capacetes novos, além de viaturas e motocicletas que já foram entregues anteriormente. Faltava o fardamento e agora conseguimos concluir esse ciclo com equipamentos de alta qualidade, superiores aos que existiam antes”, ressaltou.

Taynara Martins também enfatizou o cuidado da equipe administrativa do órgão na condução do processo licitatório, escolha dos produtos de melhor qualidade e organização de todos os itens entregues.
“Nós tivemos todo esse cuidado na escolha dos materiais, priorizando resistência e segurança. Por isso, o processo levou um pouco mais de tempo. Hoje, inclusive, já estamos entregando os kits para os novos agentes que tomam posse na segunda-feira, 9, quando eles já estarão nas ruas com esse novo fardamento”, concluiu.
A entrega reforça o compromisso do Detran/AC com a valorização dos servidores e com o fortalecimento das ações de fiscalização, educação e segurança viária em todo o estado.
The post Detran entrega novos fardamentos e EPIs aos agentes de trânsito appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE


Você precisa fazer login para comentar.