Conecte-se conosco

Cotidiano

Fundação Argentina pede que seu governo esclareça despesas em Evo

Publicado

em

O ex-presidente esteve envolvido em pelo menos dois episódios polêmicos: quando ele chamou para armar “milícias armadas” e quando ele disse que falou para “os militares”.

Erika Segales / La Paz

A Fundação Apolo da Argentina solicitou ao governo Alberto Fernández que informe se esse Estado tem ou teve alguma despesa devido à presença do ex-presidente Evo Morales, ex-vice-presidente Álvaro García Linera e ex-ministra da Saúde Gabriela Montaño.

“Solicitamos informações públicas sobre quanto e quanto gastamos com os argentinos pela presença de Evo Morales, Álvaro García Linera e Gabriela Montaño no país”, publicou a Apolo Foundation em suas contas nas redes sociais. A agência, por sua vez, pediu para saber qual é a condição das três ex-autoridades, ou seja, sejam asiladas ou refugiadas.

O pedido foi feito por escrito ao Ministério de Relações Exteriores e Comércio Internacional e Adoração daquele país. Apolo pede para especificar o valor, a data e o conceito dos pagamentos feitos, se o Estado argentino fizer desembolsos para as três ex-autoridades bolivianas.

“Este pedido está enquadrado na necessidade de saber se os argentinos, além de abrigar pessoas que não respeitam as instituições da democracia, apóiam economicamente sua estadia no país com nossos impostos. É nosso dever, como cidadãos, informar a sociedade sobre todos os eventos que ocorrem em nosso Estado para maior transparência ”, também afirma uma declaração.

Duas controvérsias em três meses

Evo Morales chegou ao país argentino em 12 de dezembro de 2019 para solicitar refúgio após denunciar perseguição política; No entanto, desde que ele entrou naquele país, ele não parou de atacar o governo de Jeanine Añez e esteve envolvido em pelo menos duas declarações controversas.

Na primeira quinzena de janeiro, por telefone, ele levantou a criação de “milícias armadas” na Bolívia e na Venezuela. A proposta fez com que a União Cívica Radical (UCR), o partido histórico daquele país, se voltasse contra ele e analisasse um pedido de expulsão do ex-presidente boliviano.

“Se eu voltei (para a Bolívia), devemos organizar, como a Venezuela, milícias armadas do povo”, as palavras de Morales foram rejeitadas internacionalmente. Até o governo de Alberto Fernández pediu que ele diminuísse o tom de seu discurso.

A ministra das Relações Exteriores, Karen Longaric, enviou uma carta a seu colega argentino, Felipe Solá, solicitando que o governo argentino repudiasse publicamente as declarações de Morales.

Dias depois, o ex-presidente publicamente retirou uma declaração que ele divulgou em suas redes sociais. “Alguns dias atrás, algumas das minhas palavras sobre a formação de milícias foram divulgadas. Eu os retiro. Minha convicção mais profunda sempre foi a defesa da vida e da paz “, disse ele naquela ocasião.

Depois de um mês dessa controvérsia, em 21 de fevereiro, em uma entrevista coletiva para se referir à sua desqualificação como candidato a primeiro senador por Cochabamba, Morales advertiu que ele mantinha contato com “soldados descontentes”.

“Existem soldados patrióticos que se comunicam com preocupação sobre o que está acontecendo e começam a questionar seus comandantes e esse contato continuará, até onde a direita souber. Eu tenho o direito de me comunicar ”, afirmou ele em entrevista coletiva.

Ele também indicou que foi informado sobre as ações do comando da polícia e afirmou que também havia descontentamento.

A fundação é crítica a Fernández

A Fundação Apolo Bases for Change (Fundação Apolo) foi fundada em 2016 por um grupo de cidadãos comprometidos com a luta contra a corrupção, a transparência e o desenho de melhores políticas públicas para contribuir com o desenvolvimento da Argentina. Sua equipe de ativismo judicial da Fundação Apolo é liderada pelo advogado José Magioncalda.

Alguns meios de comunicação argentinos identificam essa organização como crítica ao governo de Alberto Fernádez e ao Kirchnerismo.

Há um mês, a Fundação Apolo apresentou uma queixa contra Cristina Fernández ao Escritório Anticorrupção (OA), depois que ela disse que havia uma suposta perseguição política contra ela que respondeu a um “componente da máfia” dos ancestrais do ex-presidente Mauricio Macri.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano

Publicado

em

Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José

Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.

O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José 

A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.

‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.

Fotos da Confraternização
Veja vídeos:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.

A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.

Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.

“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.

A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.

Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.

A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte

O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.

“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Cabeludo recebe proposta

O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.

“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.

Contra o Galvez

Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.

Comentários

Continue lendo