fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Fundação Argentina pede que seu governo esclareça despesas em Evo

Publicado

em

O ex-presidente esteve envolvido em pelo menos dois episódios polêmicos: quando ele chamou para armar “milícias armadas” e quando ele disse que falou para “os militares”.

Erika Segales / La Paz

A Fundação Apolo da Argentina solicitou ao governo Alberto Fernández que informe se esse Estado tem ou teve alguma despesa devido à presença do ex-presidente Evo Morales, ex-vice-presidente Álvaro García Linera e ex-ministra da Saúde Gabriela Montaño.

“Solicitamos informações públicas sobre quanto e quanto gastamos com os argentinos pela presença de Evo Morales, Álvaro García Linera e Gabriela Montaño no país”, publicou a Apolo Foundation em suas contas nas redes sociais. A agência, por sua vez, pediu para saber qual é a condição das três ex-autoridades, ou seja, sejam asiladas ou refugiadas.

O pedido foi feito por escrito ao Ministério de Relações Exteriores e Comércio Internacional e Adoração daquele país. Apolo pede para especificar o valor, a data e o conceito dos pagamentos feitos, se o Estado argentino fizer desembolsos para as três ex-autoridades bolivianas.

“Este pedido está enquadrado na necessidade de saber se os argentinos, além de abrigar pessoas que não respeitam as instituições da democracia, apóiam economicamente sua estadia no país com nossos impostos. É nosso dever, como cidadãos, informar a sociedade sobre todos os eventos que ocorrem em nosso Estado para maior transparência ”, também afirma uma declaração.

Duas controvérsias em três meses

Evo Morales chegou ao país argentino em 12 de dezembro de 2019 para solicitar refúgio após denunciar perseguição política; No entanto, desde que ele entrou naquele país, ele não parou de atacar o governo de Jeanine Añez e esteve envolvido em pelo menos duas declarações controversas.

Na primeira quinzena de janeiro, por telefone, ele levantou a criação de “milícias armadas” na Bolívia e na Venezuela. A proposta fez com que a União Cívica Radical (UCR), o partido histórico daquele país, se voltasse contra ele e analisasse um pedido de expulsão do ex-presidente boliviano.

“Se eu voltei (para a Bolívia), devemos organizar, como a Venezuela, milícias armadas do povo”, as palavras de Morales foram rejeitadas internacionalmente. Até o governo de Alberto Fernández pediu que ele diminuísse o tom de seu discurso.

A ministra das Relações Exteriores, Karen Longaric, enviou uma carta a seu colega argentino, Felipe Solá, solicitando que o governo argentino repudiasse publicamente as declarações de Morales.

Dias depois, o ex-presidente publicamente retirou uma declaração que ele divulgou em suas redes sociais. “Alguns dias atrás, algumas das minhas palavras sobre a formação de milícias foram divulgadas. Eu os retiro. Minha convicção mais profunda sempre foi a defesa da vida e da paz “, disse ele naquela ocasião.

Depois de um mês dessa controvérsia, em 21 de fevereiro, em uma entrevista coletiva para se referir à sua desqualificação como candidato a primeiro senador por Cochabamba, Morales advertiu que ele mantinha contato com “soldados descontentes”.

“Existem soldados patrióticos que se comunicam com preocupação sobre o que está acontecendo e começam a questionar seus comandantes e esse contato continuará, até onde a direita souber. Eu tenho o direito de me comunicar ”, afirmou ele em entrevista coletiva.

Ele também indicou que foi informado sobre as ações do comando da polícia e afirmou que também havia descontentamento.

A fundação é crítica a Fernández

A Fundação Apolo Bases for Change (Fundação Apolo) foi fundada em 2016 por um grupo de cidadãos comprometidos com a luta contra a corrupção, a transparência e o desenho de melhores políticas públicas para contribuir com o desenvolvimento da Argentina. Sua equipe de ativismo judicial da Fundação Apolo é liderada pelo advogado José Magioncalda.

Alguns meios de comunicação argentinos identificam essa organização como crítica ao governo de Alberto Fernádez e ao Kirchnerismo.

Há um mês, a Fundação Apolo apresentou uma queixa contra Cristina Fernández ao Escritório Anticorrupção (OA), depois que ela disse que havia uma suposta perseguição política contra ela que respondeu a um “componente da máfia” dos ancestrais do ex-presidente Mauricio Macri.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste

Publicado

em

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe

Coleta de secreção nasal para exame de Covid-19: casos da doença aumentam no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.

O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.

Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”

O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá

Publicado

em

Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais

A PM, prendeu Rafael V. de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. o mesmo tem passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa. Foto: cedida 

Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.

A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.

No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.

Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito Olavinho Boiadeiro se reúne com autoridades é Sebrae para planejar eventos festivos de 2025 em Acrelândia

Publicado

em

O encontro teve como pauta o planejamento de eventos festivos para 2025, como a tradicional ExpoAcrelândia e a novidade Festa do Empreendedor

O planejamento das festividades promete ser um marco para a cidade, com foco na inovação e no incentivo ao desenvolvimento econômico e cultural. Foto: assessoria

O Prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, recebeu em seu gabinete nesta semana o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Vitor Martineli, o presidente da Associação Comercial de Acrelândia (ACEAC), Jarder, o representante da Federacre, Pedro, o consultor do SEBRAE, Clóvis, e a Secretária de Administração, Luciana. O encontro teve como objetivo principal o planejamento de grandes eventos festivos para o ano de 2025, destacando a tradicional ExpoAcrelândia e a nova atração: a Festa do Empreendedor.

Com uma agenda voltada para a celebração e promoção do município, o encontro reforçou o compromisso da Prefeitura em apoiar eventos que fomentem o comércio local e celebrem o empreendedorismo em Acrelândia. A parceria entre o executivo municipal e a ACEAC e Sebrae segue sólida, com perspectivas de fortalecer ainda mais as ações que beneficiam a população e movimentam a economia local.

O compromisso de promover eventos que integrem a comunidade e incentivem o empreendedorismo segue sendo uma prioridade para o município.

A reunião reafirmou a parceria estratégica entre o executivo municipal e a ACEAC, que continua consolidando o apoio necessário para a realização de grandes celebrações e o fortalecimento da economia local. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo