Geral
Funcionários do hospital de Xapuri relatam medo de contrair Covid-19
Por Raimari Cadoso
“Temos casos de covid-19 confirmados no hospital (funcionários), estamos sem gerente-geral e chefe de enfermagem, com risco de estarmos contaminados e trabalhando com medo”, relata ao ac24horas um funcionário do hospital Epaminondas Jácome, de Xapuri, que pede para que sua identidade seja preservada.
Um outro servidor da unidade hospitalar confirmou o clima de medo que toma conta dos funcionários após a confirmação de casos na cidade. A razão do temor é o fato de um dos casos confirmados em Xapuri ser de uma técnica de enfermagem do hospital que se encontra em isolamento domiciliar.
A reportagem apurou que por conta do teste positivo da profissional, mais quatro funcionários foram afastados de suas funções no hospital em razão de terem tido contato mais próximo com ela nos dias que antecederam o diagnóstico. Os afastamentos se deram por mera precaução, uma vez que nenhum deles apresentou sintomas.
Um outro fato que justifica o temor que possa haver outras contaminações é que pouco antes da confirmação do caso positivo no hospital houve uma reunião no local que contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre as quais aquelas que foram afastadas em virtude do contato com a paciente.
Existe ainda a preocupação com o comprometimento do atendimento do hospital caso mais funcionários precisem ser afastados. Desde o dia 16 de março, 21 profissionais da unidade já foram mandados para casa por pertencerem ao chamado grupo de risco: hipertensos, diabéticos e maiores de 60 anos.
O ac24horas entrou em contato com o gerente administrativo do hospital, Kaíco Roques, que não pode atender ao site quando foi solicitado, mas se comprometeu em retornar o contato neste sábado, 2, para informar sobre a situação do atendimento no hospital e as medidas de prevenção que estão sendo tomadas para que não haja danos ao atendimento da unidade hospitalar.
Nesta sexta-feira, 1º, não houve alteração nos dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes ao acompanhamento da pandemia de covid-19. São, até agora, 11 casos positivos, cujos pacientes estão sendo acompanhados isolamento domiciliar, com 114 pessoas monitoradas, das quais 44 apresentavam sintomas de gripe, até o último boletim municipal.
Comentários
Geral
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC


Você precisa fazer login para comentar.