fbpx
Conecte-se conosco

Acre

FRONTEIRA A MERCÊ DO EBOLA

Publicado

em

DSC07612

Vereador diz que praticamente nada está sendo feito para se evitar possíveis casos de Ebola em nossa fronteira.

Da redação

O Vereador Carlos Portela, do município Fronteiriço de Epitaciolândia (Acre), levará através da tribuna da Câmara, expediente às autoridades solicitando que medidas sejam tomadas para conter a situação que se encontra o município. “Nossa fronteira está aberta aos estrangeiros, principalmente os oriundos da África, que tem a maior incidência de mortes por EBOLA”, diz.

Vários países estão gastando milhões com a prevenção da entrada desse vírus devastador sendo a principal prevenção, o controle de entrada de pessoas oriundas dos países africanos, além de dificuldades que estão sendo impostas para a entrada destas pessoas.

DSC07573

Em nossa fronteira, parece até mentira, mas o controle que tem é só o de registrar o mais rápido possível, principalmente os haitianos lhes dando o direito de irem até ao abrigo criado em Rio Branco, capital acreana, para facilitar a entrada dos mesmos no Brasil, dando a eles; pousada, alimentos e documentos. Com isso, os mesmos se deslocam aos grandes centros de nosso país. Com tantas facilidades, continua a média de mil imigrantes/mês, denuncia.

“Para os haitianos, o Governo Brasileiro criou facilidades de entrada em nosso país, com eles outras pessoas de origens africanas também estão entrando”, desabafa.

Tais imigrantes seguem a rota de Colômbia ao Peru, entrando no Brasil via Assis Brasil (Acre) e no mesmo dia chegam em Brasiléia e Epitaciolândia e no outro dia já estão aptos a irem para o abrigo em Rio Branco, sem o mínimo de controle na área de saúde, “nem com a onda do EBOLA foram criados normas/regras; com isso os nossos municípios de fronteira correm o risco de uma possível contaminação em maça, caso um caso de EBOLA aconteça”.

Esta semana o Brasil foi manchete nacional e mundial em um simples caso de suspeita de uma pessoa oriunda de pais africano, que chegou ao Brasil via Paraná, com febre.

DSC07606

Foi mobilizado um grande aparato de saúde, avião da FAB, SAMU, etc. Para que o mesmo fosse transportado até o Rio de Janeiro, onde fica o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, o único no Brasil, capacitado para recebimento de pacientes com possíveis casos de EBOLA. “Já pensou tamanha da mobilização caso aconteça um caso desses aqui em nossa fronteira, para ser levado até o estado carioca?”, indagou.

Por outro lado, as pessoas que frequentam a pequena praça de alimentação e de táxi, que fica próxima da Polícia Federal em Epitaciolândia, onde os mesmos têm que se registrarem, já não estão mais suportando o forte odor que os mesmos deixam, isso porque eles chegam fora do expediente e ficam perambulando pelo local aguardando serem atendidos no outro dia.

DSC07574

O caso fica mais complicado aos finais de semana, onde eles, homens, mulheres e até crianças têm que dormirem nessa praça que não conta com banheiros necessários às suas necessidades, nem as fisiológicas, quanto mais a de asseio e higiene. Muitos urinam na praça.

“Sabemos que o vírus do EBOLA é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais, como o suor, etc… Precisamos de uma solução urgente para evitar uma tragédia com proporções inimagináveis”, desabafou o vereador.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Prefeitura de Rio Branco reforça prevenção e tratamento

Publicado

em

Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, é uma oportunidade para alertar a população sobre os riscos do cigarro e reforçar os cuidados com a saúde. Em Rio Branco, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um trabalho contínuo de prevenção e apoio aos fumantes que desejam abandonar o vício.

Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das principais causas de morte evitável no mundo, o tabagismo está relacionado a doenças como câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além de comprometer a saúde do fumante, a fumaça do cigarro também afeta quem convive no mesmo ambiente.

O objetivo é apoiar os fumantes em cada etapa da mudança de hábito, promovendo mais qualidade de vida. (Foto: Secom)

Nas unidades de saúde do município, os grupos de combate ao tabagismo oferecem acompanhamento multiprofissional, rodas de conversa, suporte médico e psicológico, além de orientação sobre o uso de medicamentos que auxiliam no processo de parar de fumar. O objetivo é apoiar os fumantes em cada etapa da mudança de hábito, promovendo mais qualidade de vida.

Um dos exemplos de superação é o do pedreiro Gilson de Lima Nunes, 36 anos, entrevistado durante um encontro do grupo de tabagismo. Fumante desde a adolescência, ele buscou ajuda na unidade de saúde do bairro e passou a frequentar o grupo, recebendo acompanhamento multiprofissional e utilizando o adesivo de nicotina disponibilizado pelo SUS.

“Sei que não é fácil, mas com apoio fica muito mais possível deixar o cigarro de lado”, disse Gilson. (Foto: Secom)

Gilson relembra: “Fumei durante 20 anos e chegava a consumir duas carteiras por dia. Depois que procurei ajuda na unidade de saúde e comecei a participar do grupo, passei a usar o adesivo que eles disponibilizam. Hoje já consigo sentir a diferença, reduzindo quase 90% do consumo. Sei que não é fácil, mas com apoio fica muito mais possível deixar o cigarro de lado”, salientou.

A Prefeitura de Rio Branco orienta os cidadãos que desejam largar o cigarro a procurarem a unidade de saúde mais próxima para receber informações sobre os grupos disponíveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura leva mais uma edição do programa “Assis Brasil Mais Saúde pra Você” à comunidade Bélgica

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira(29) o prefeito Jerry Correia, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Wendell Marques, participou de mais uma edição do programa “Assis Brasil Mais Saúde pra Você”, realizada na comunidade Bélgica, um ponto estratégico que atende diversas comunidades da região.

A ação levou atendimento médico, odontológico, serviços de farmácia, aplicação de vacinas, testes rápidos, exame preventivo (PCCU) e também exame de vista. A grande vantagem é que o morador realiza a consulta e já sai com a medicação em mãos, garantindo mais agilidade e resolutividade no atendimento.

O vereador Wendell Marques parabenizou o prefeito Jerry Correia e a secretária municipal de Saúde, Silvani Klaumann, pela dedicação em promover ações que aproximam os serviços de saúde das comunidades.

Segundo a gestão municipal, até o final do verão novas edições do programa serão realizadas, ampliando o acesso da população aos serviços básicos de saúde em diferentes localidades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara Criminal fará sessões itinerantes em Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Publicado

em

Membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizarão nos dias 2 e 4 de setembro mais uma edição da Sessão Itinerante do Colegiado. As sessões estão programadas para serem realizadas na Comarca de Cruzeiro do Sul, em 2 de setembro, e no dia 4, na Comarca de Tarauacá.

A atividade, que cumpre o comando constitucional ao funcionar em forma descentralizada, atendendo ao que está previsto no artigo 125, § 6°, aproxima o Poder Judiciário Acreano da cidadã e do cidadão, oferecendo a oportunidade da comunidade acompanhar todo o trabalho da sessão, com o mesmo formato e estrutura, realizada no edifício-sede do TJAC, em Rio Branco.

Toda a estrutura original da sessão, que ocorre às quintas-feiras na sede do TJAC, é montada durante essa atividade externa, com dois desembargadores e uma desembargadora, o procurador do Ministério Público Estadual, o coordenador, espaço para sustentação oral da advocacia, e locais para estudantes e comunidade acompanharem os julgamentos.

Presidida pelo desembargador Francisco Djalma, o Colegiado conta ainda com o desembargador Samoel Evangelista e a desembargadora Denise Bonfim, além da participação do MPE, que nesta edição terá o procurador Almir Fernandes Branco.

“A Sessão Itinerante da Câmara Criminal assegura ainda uma resposta mais ágil e propicia para que a população conheça de perto o funcionamento da Justiça de 2º Grau. Já tivemos outras edições e esperamos que essa também seja um sucesso e uma grande oportunidade de conhecimento para os acadêmicos de Direito, operadores do Direito e ainda a população em geral. A presença do Judiciário no interior do Estado também valoriza o acesso equitativo à Justiça, respeitando as diferentes realidades regionais”, disse.

 

Fonte: TJAC

Comentários

Continue lendo