Conecte-se conosco

Brasil

Fórum Empresarial do Acre retorna com publicações de estudos sobre a economia acreana

Publicado

em

O economista Rubicleis Gomes, que coordena os estudos, destacou que a parceria com o Fórum fomenta a pesquisa científica, levantamento de dados e o debate de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do estado

O Fórum Empresarial do Acre retorna com a publicação dos estudos econômicos para subsidiar políticas públicas de desenvolvimento do estado. Em parceria com o Sebrae/AC, serão diversos diversos estudos econômicos entre este ano e 2026 com temáticas sobre o mercado de trabalho, turismo, preço dos alimentos, educação, dentre outras.

O objetivo é disponibiliza para a sociedade um conjunto de estudos sobre a realidade da economia acreana

A primeira pesquisa faz uma análise da relação de empregos formais e beneficiários do Programa Bolsa Família nos municípios acreanos. A pesquisa já publicada e vem abordando a vulnerabilidade econômica dos municípios acreanos.

“A retomada da publicação dos estudos econômicos, viabilizada através de um convênio com o Sebrae, marca um novo projeto com temas, informações e provocações pertinentes à economia e as cadeias produtivas do Acre”, destacou a coordenadora Tíssia Veloso.

Em maio de 2023, o Fórum e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) firmaram parceria para elaboração de boletins, estudos e projeções econômicas no estado. A parceria seguiu até fevereiro deste ano.

“A proposta é que, com o retorno das pesquisas, possamos abranger outras questões de interesse do setor produtivo e da população em geral em um formato mais acessível, com a comunicação mais clara, compreensível e que interaja melhor com os sindicatos, empresariado e o público em geral do Fórum”, frisou.

O Fórum disponibilizará estudos com as seguintes temáticas:
  • Arroba do boi
  • Enem 2025
  • Riscos e oportunidades da ferrovia transoceânica
  • Expectativas para 2026
  • Comércio internacional de 2024 e 2025

“Nos próximos meses, mensalmente, vamos publicar um resumo nas redes sociais e a versão completa no site do Fórum com a tecnologia, questões econômicas e as variáveis que foram levadas em consideração para as métricas e informações coletada”.

O economista Rubicleis Gomes, que coordena os estudos, destacou que a parceria com o Fórum fomenta a pesquisa científica, levantamento de dados e o debate de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do estado.

“Temos um conjunto de pesquisas que serão divulgados. Além disso, temos bolsistas nesse projeto que estão sendo treinados para, no futuro, conduzirem essas pesquisas em nível de iniciativa privada ou de ente público. Essa nova parceria está formando capital humano de alto nível para o Estado do Acre. Isso é um dos fatores principais para o desenvolvimento econômico, ter pessoas capacitadas”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

PRF apreende 600 quilos de maconha sintética tipo skunk em caminhão durante abordagem na BR-364

Publicado

em

Droga foi encontrada em caminhão que saiu de Manaus com destino a Goiânia; motorista foi detido e caso segue com a Polícia Civil

O veículo, um cavalo-trator VW/25.370 acoplado a um semirreboque, foi conduzido até a Unidade Operacional da PRF em Rondonópolis para uma inspeção mais detalhada. Foto: cedida 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 600 quilos de substância análoga à maconha, do tipo skunk, durante uma fiscalização na BR-364, entre Rondonópolis e Pedra Preta (MT). A droga estava escondida em 18 galões plásticos e seis caixas de papelão dentro de um caminhão.

Segundo a PRF, a abordagem ocorreu por volta das 9h30 após a equipe notar problemas na sinalização traseira do veículo. O motorista informou que a carga havia sido embarcada em Manaus (AM) e teria como destino Goiânia (GO), onde seria entregue mediante pagamento.

O condutor foi detido e o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Rondonópolis, que assumiu as investigações. A apreensão é considerada uma das maiores de skunk registradas recentemente na região.

Comentários

Continue lendo

Brasil

PF deflagra Operação Dark Bet de combate ao tráfico de brasileiros

Publicado

em

A operação visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas
    Agentes federais buscam provas sobre tráfico de brasileiros para a Nigéria. Foto: PF-AM/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Dark Bet [aposta escura, na tradução livre] com o objetivo de apurar e reprimir a atuação de organização criminosa responsável pelo aliciamento e envio de brasileiros ao exterior para fins de exploração com trabalho e coação à prática de crimes cibernéticos.

A investigação começou a partir da prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas 5 brasileiros, acusados da prática de crimes cibernéticos, e revelaram um esquema estruturado de recrutamento de vítimas por meio de redes sociais e plataformas digitais, com promessas de altos salários e oportunidades de trabalho em empresas do setor de jogos on-line.

No exterior, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas.

A apuração revelou que os brasileiros foram contratados por uma empresa de jogos esportivos (BET), que opera duas plataformas no território nacional.

A operação visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição análoga à de escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos.

Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de medidas cautelares pessoais e patrimoniais, como bloqueio e sequestro de bens e valores que superam R$ 446 milhões, bem como 4 prisões temporárias, expedidos pela Justiça Federal.

A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades empresariais das pessoas jurídicas envolvidas, bem com a retirada do ar de duas plataformas de jogos esportivos (Bets).

Comentários

Continue lendo

Brasil

Governo oficializa prazo para a inspeção médica e entrega documental de convocados da Educação

Publicado

em

O governo reforça que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas no edital, bem como providenciar toda a documentação exigida no prazo estabelecido

A avaliação segue critérios técnicos e regras do edital, iguais para todos. Foto: captada 

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura (SEE), publicou, nesta terça-feira, 16, o Edital nº 57 Sead/SEE, que oficializa a prorrogação do prazo para a realização da inspeção médica e para a entrega de documentos dos candidatos convocados no concurso público da Educação, permanecendo inalterados os demais itens do certame.

De acordo com a retificação, os candidatos poderão comparecer à Junta Médica Oficial do Estado até o dia 26 de dezembro de 2025. Em Rio Branco, o atendimento é efetuado no Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e aos sábados, das 7h às 13h. Em Cruzeiro do Sul, a inspeção médica será realizada nos dias 11 e 18 de dezembro, das 8h às 12h, na Rua Félix Gaspar, n° 3806, bairro Centro.

O prazo para entrega da documentação também foi estendido até o dia 26 de dezembro. Em Rio Branco, os candidatos devem comparecer à sede da SEE, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30. Nos demais municípios, a entrega deve ser realizada nos respectivos núcleos de Educação.

Os candidatos devem apresentar documentação completa, incluindo foto 3×4 recente, documentos de identificação, comprovante de endereço, certificados de formação, certidões negativas e declarações exigidas. A lista completa dos documentos necessários está disponível no edital nº 55.

O governo reforça que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas no edital, bem como providenciar toda a documentação exigida no prazo estabelecido, a fim de garantir a continuidade no certame. Ressalta-se ainda que não existe garantia de aprovação na etapa de Junta Médica em concurso público. Nenhuma clínica, laboratório ou intermediário pode prometer resultado. A avaliação segue critérios técnicos e regras do edital, iguais para todos.

Diante de relatos sobre possível “facilitação” ou promessa de aprovação, a orientação é seguir o edital e não usar intermediários. O candidato deve conferir datas, assinaturas, procedência dos laudos e a avaliação por especialista, quando exigida.

Os candidatos podem obter mais informações por meio dos contatos telefônicos dos núcleos da SEE ou com a Sead, das 8h às 14h, por meio do endereço eletrônico [email protected].

Comentários

Continue lendo