fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Forças policias em Xapuri levam segurança para 17 comunidades com policiamento rural

Publicado

em

2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM) que levam segurança para 17 comunidades por meio do patrulhamento rural nas áreas de floresta da princesinha do Acre.

Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Belo Horizonte no km 16 do Ramal Simitumba, em Xapuri. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Para chegar na primeira localidade de visita do dia, na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Belo Horizonte, as forças do Policiamento Comunitário Rural de Xapuri percorreram 24 quilômetros pelo ramal Simitumba, na Sibéria.

O trecho cheio de subidas e descidas é a rotina diária dos policias da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM) que levam segurança para 17 comunidades por meio do patrulhamento rural nas áreas de floresta da princesinha do Acre.

A atividade realizada a cada dois dias em 17 comunidades rurais do município foi uma medida pioneira criada pelo batalhão, devido à extensa área agrária da cidade. A implementação do projeto iniciou com o reconhecimento da área, visando entender como funcionava os locais, já que a zona rural de Xapuri é formada pela Reserva Extrativista Chico Mendes e propriedades privadas com prática agropecuária. O município possui a maior porcentagem de área da Resex Chico Mendes do estado do Acre, com 32,2% da área total da Unidade de Conservação (UC).

O policiamento é realizado a cada dois dias em 17 comunidades rurais do município. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A escola Belo Horizonte, com 100 alunos matriculados, é uma das muitas escolas do município contempladas com o patrulhamento rural. Os alunos já familiarizados com os policias vibram com a chegada da viatura, recebendo com festa os militares. Sempre que vêm, há um momento de conversa com os alunos e professores no pequeno refeitório, onde os policiais sentam e ouvem com atenção as observações e relatos dos dias passados.

Momento de conversa no refeitório da escola Belo Horizonte. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Aluna da escola estadual há dose anos, Sabrina Conceição Padilha, atualmente cursando o 3º ano do ensino médio, afirma que a presença da polícia na escola faz com que todos os alunos da instituição se sintam seguros e inspirados. “É muito bom ter a polícia sempre aqui, dá mais segurança para a escola, além de fazer com que a gente veja a profissão com outros olhos, pois eles são os heróis da nossa realidade, e o que eles fazem nos inspira a ser como eles, e talvez um dia possamos ser os policiais da nossa comunidade”, disse a estudante, que também é moradora do ramal.

Estudante Sabrina Conceição Padilha. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Lecionando há dois anos na escola, a professora Francisca Cosma da Silva fala com entusiasmo da presença policial na escola: “Ano passado estávamos tendo muitos problemas por conta de um bar aqui perto, mas com as visitas diárias da Polícia Militar tudo mudou, a paz voltou e agora podemos ficar tranquilos, porque tem alguém por nós”.

Professora Francisca Cosma da Silva e seus alunos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A escola não é a única visita do dia. A viatura segue caminho, agora com destino à comunidade Dois Irmãos, um local muito famoso por suas festas e por reunir em um único local escola, associação e muitas moradias. Chegando ao local, a moradora do ramal há 18 anos, dona Sueli Neri Bezerra, já espera com alegria e café na mesa a chegada do efetivo policial. Com um sorriso contagiante, dona Sueli conversa despreocupada com os policiais que parecem familiarizados com o local e com o papo da senhora de fala mansa e gentil. A moradora fala com alegria das mudanças do local após a implantação do policiamento rural.

Dona Sueli Neri Bezerra, moradora há 18 anos na comunidade Dois Irmãos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Rapaz, é muito bom ter a polícia aqui. A gente sente uma segurança a mais, porque não só aqui, mas em todos os lugares, a gente vê que quando a segurança está ausente as pessoas se sentem à vontade para se enveredar pelo caminho errado, tomam gosto de estar aprontando nas comunidades, mas com a presença da polícia se afastam, e esse foi o caso daqui”, destaca a moradora do km 60.

O primeiro-tenente do 5º BPM de Xapuri, Roberto Marcos Farias, explica que, além das visitas, o policiamento rural também realiza um trabalho repressivo com atuação nos ramais: “Paramos carros e motos e, com a ajuda do banco de dados do Sistema Apollo, fazemos o reconhecimento facial e a consulta de veículos”.

Primeiro tenente do 5º BPM de Xapuri, Roberto Marcos Farias, com os policiais do policiamento rural. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Apollo não é a única ferramenta utilizada. Em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), a patrulha rural realiza consultas no banco dados do órgão florestal, onde é possível acessar as informações de 1500 propriedades cadastradas e georreferenciadas. “O aplicativo funciona offline, o que facilita a consulta de onde estiverem”, explica o comandante Roberto.

Ação no ramal principal da Sibéria. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Guardiões da Floresta

Por meio do policiamento comunitário rural também vai ser possível colocar em prática outro projeto, o Guardiões da Paz, que visa estabelecer um elo entre a polícia e a comunidade. Em Xapuri, o programa social vai levar o nome de Guardiões da Floresta.

Policiamento Rural também vai levar ações do Guardiões da Floresta. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que levar segurança para áreas rurais é uma das prioridades da secretaria. “Visamos, com o patrulhamento rural, o Guardiões da Paz e muitos outros projetos garantir a segurança e o direito de ir e vir de todos os cidadãos acreanos e proporcionar às crianças e adolescentes uma educação que fortaleça o desenvolvimento da cidadania para aqueles que são o futuro do estado”.

Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

O projeto da Polícia Militar tem o objetivo de proporcionar um ensino cívico e moral para crianças e adolescentes, levando cidadania com o incentivo e orientações para conhecerem e cantarem a letra correta do Hino Nacional Brasileiro, compreendendo o que estão recitando e sabendo o significado da letra. Além disso, também haverá momentos de descontração com atividades recreativas.

O patrulhamento do Guardiões da Floresta teve início no dia 10 de junho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No reencontro com Everton Ribeiro, Flamengo vence o Bahia e assume a liderança do Brasileirão

Publicado

em

 

Flamengo vence e assume a liderança do Brasileirão (Foto: A. Loureiro)

O Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão ao vencer o Bahia por 2 a 1, nesta quinta-feira (20), no Maracanã. Gerson abriu o placar, Everaldo deixou tudo igual no marcador e David Luiz consagrou a vitória rubro-negra.

Com o resultado, a equipe comandada por Tite chegou aos 21 pontos e assume a liderança do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Bahia estacionou nos 18 pontos e ocupa a 5ª colocação.

No domingo (23), o Flamengo encara o clássico contra o Fluminense, pela 11ª rodada da competição. Já o Bahia recebe o Cruzeiro no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA
Flamengo 2 x 1 Bahia – Brasileirão
10ª rodada

Data e horário: quinta-feira, 20 de junho de 2024, às 20h
Local: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (árbitro); Nailton Junior de Sousa Oliveira e Eduardo Gonçalves da Cruz (auxiliares); Rafael Traci (VAR).

Gerson abriu o placar para o Flamengo (Foto: T. Ribeiro)

FLAMENGO (Técnico: Tite)
Rossi; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz; Gerson e Lorran; Luiz Araújo, Pedro e Cebolinha.

BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexadre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Estêvão e Veiga brilham, Palmeiras derrota Bragantino e encosta na liderança do Brasileirão

Publicado

em

Além do camisa 23 palmeirense, Rony e Matheus Fernandes marcaram

Veiga foi capitão e marcou pelo Verdão (Foto: M. Zambrana)

O Palmeiras venceu o Bragantino por 2 a 1, nesta quinta-feira (20), no Allianz Parque. Os gols do jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão foram marcados por Raphael Veiga, Rony e Matheus Fernandes.

Além de Veiga ter bom desempenho, Estêvão chamou atenção por seus dribles e assistência para o camisa 23. O Verdão também desperdiçou diversas chances e chegou a se complicar na partida, sofrendo empate. O Palmeiras agora é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com um ponto a menos do que o líder Flamengo, e o Bragantino está na oitava posição.

Além de Veiga, Rony e Estêvão foram destaque do Palmeiras contra o Bragantino (Foto: M. Zambrana)

Próximos jogos

O Verdão recebe o Juventude no domingo (23), e o Massa Bruta joga em casa contra o Vitória, na mesma data.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X RB BRAGANTINO – BRASILEIRÃO – 10ª RODADA

Data e horário: quinta-feira, 20 de junho de 2024, às 21h30
Local: Allianz Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)

ESCALAÇÕES

PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Mayke, Murilo, Naves e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Estêvão e Rony.

RB BRAGANTINO (Técnico: Pedro Caixinha)
Cleiton; Nathan Mendes, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Eric Ramires e Lucas Evangelista; Eduardo Sasha, Helinho e Mosquera.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 86 milhões

Publicado

em

O concurso 2.739 da Mega-Sena realizado na noite desta quinta-feira (20) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador na faixa principal.

O prêmio para o próximo sorteio, no sábado (22), está acumulado em R$ 86 milhões.  Veja as dezenas sorteadas: 19 – 25 – 37 – 45 – 47 – 53.

A quina teve 79 apostas ganhadoras; cada uma vai pagar R$ 40.920,93. Já a quadra registrou 4.990 acertadores que vão receber individualmente um prêmio de R$ 925,49

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Quina de São João

As apostas para a Quina de São João, com prêmio estimado em R$ 220 milhões, estão sendo feitas, em qualquer volante da Quina, nas casas lotéricas de todo o país e pelo aplicativo Loterias Caixa e no portal Loterias Caixa. O sorteio do concurso 6.462, será realizado no próximo sábado (22).

Cada aposta simples custa R$ 2,50. Para jogar, basta marcar de cinco a 15 números dentre os 80 disponíveis no cartão. Quem quiser, também pode deixar para o sistema escolher os números, opção conhecida como Surpresinha. Ganham prêmios os acertadores de dois, três, quatro ou cinco números.

Assim como em todos os concursos especiais das Loterias Caixa, a Quina de São João não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de cinco números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (quatro números) e assim por diante, conforme as regras da modalidade.

Caso apenas um apostador leve o prêmio da Quina de São João e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 1,2 milhão de rendimento no primeiro mês.

A pessoa também tem a opção de realizar apostas em grupo com o Bolão Caixa. Os apostadores da Quina podem preencher o campo próprio no volante ou comprar uma cota dos bolões organizados pelas unidades lotéricas.

A novidade é que agora as cotas de bolão organizadas pelas lotéricas também podem ser adquiridas no portal Loterias Online com tarifa de 35% do valor da cota.

Comentários

Continue lendo