fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Forças de segurança ganham sinal digital de radiocomunicação e aposentam rádios analógicos

Publicado

em

Senhor Rubens Saab, diretor de comunicação da SESP, destacou a importância da implantação do sistema digital na segurança.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), implanta a digitalização do sinal de rádio de comunicação do Estado.

Os profissionais da segurança pública passam a trabalhar com a nova tecnologia em Brasiléia, a partir desta quinta-feira, 21, em solenidade realizada no 10º Batalhão da Policia Militar de Brasileia que contou com a presença de representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).

A digitalização do sinal dará mais qualidade e celeridade na comunicação entre as forças de segurança, proporcionando a troca de informação em tempo real.

Além dessa mobilidade, o sistema também conta com item de segurança para que todas as informações sejam criptografadas dentro de um núcleo codificado, impedindo que essa informação seja copiada por outros rádios que não estejam configurados no mesmo sistema.

O Acre é o primeiro estado do Brasil a compartilhar as informações com as demais forças de segurança em nível federal, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo. O Acre se torna o primeiro estado brasileiro em região de fronteira com outros países a operar com o sinal digital.

Essa ação é devido ao esforço que o governo do Acre faz em aparelhar e modernizar a comunicação, proporcionando mais clareza e praticidade nos diálogos entre as polícias, bombeiros e demais agentes de segurança pública.

“A chegada do rádio digital é uma mudança de paradigma, portanto, iremos tratar segurança pública com mais tecnologia. Isso significa mais vidas salvas e atenção para aqueles que residem em locais isolados”, destacou o secretário Emylson Farias.

O Acre é o primeiro estado do Brasil a compartilhar as informações com as demais forças de segurança em nível federal, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo.

Farias diz ainda que essa comunicação será ininterrupta ao longo da BRs 317 e 364, possibilitando ao agente de segurança, quando estiver dentro de uma viatura, ter comunicação com os municípios. “Caso ocorra um acidente ao longo da estrada, em um local isolado. A partir dessa ação policial, ela passa a ter a vida salva, pois será enviado o pedido de socorro de forma mais rápida”, enfatizou.

Para o promotor de Justiça do Ministério Público, Ocimar Júnior, o investimento traz celeridade na comunicação. “Esse é o tipo de investimento que fortalece as forças de segurança, o que denota um esforço do governador do Estado em equipar as policias para a manutenção da segurança pública”, observou Ocimar.

O coronel Ricardo Brandão, subcomandante da Polícia Militar do Acre, ressaltou a importância da implantação do sistema digital. “É ter a certeza de que os policiais militares terão uma comunicação segura, dando qualidade maior na prestação dos serviços ofertados por eles”, disse Brandão.

Os próximos municípios a serem interligados serão Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard.

Texto: Sandro de Brito - Vídeos: Alexandre Lima

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo