fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Forças de segurança ganham sinal digital de radiocomunicação e aposentam rádios analógicos

Publicado

em

Senhor Rubens Saab, diretor de comunicação da SESP, destacou a importância da implantação do sistema digital na segurança.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), implanta a digitalização do sinal de rádio de comunicação do Estado.

Os profissionais da segurança pública passam a trabalhar com a nova tecnologia em Brasiléia, a partir desta quinta-feira, 21, em solenidade realizada no 10º Batalhão da Policia Militar de Brasileia que contou com a presença de representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).

A digitalização do sinal dará mais qualidade e celeridade na comunicação entre as forças de segurança, proporcionando a troca de informação em tempo real.

Além dessa mobilidade, o sistema também conta com item de segurança para que todas as informações sejam criptografadas dentro de um núcleo codificado, impedindo que essa informação seja copiada por outros rádios que não estejam configurados no mesmo sistema.

O Acre é o primeiro estado do Brasil a compartilhar as informações com as demais forças de segurança em nível federal, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo. O Acre se torna o primeiro estado brasileiro em região de fronteira com outros países a operar com o sinal digital.

Essa ação é devido ao esforço que o governo do Acre faz em aparelhar e modernizar a comunicação, proporcionando mais clareza e praticidade nos diálogos entre as polícias, bombeiros e demais agentes de segurança pública.

“A chegada do rádio digital é uma mudança de paradigma, portanto, iremos tratar segurança pública com mais tecnologia. Isso significa mais vidas salvas e atenção para aqueles que residem em locais isolados”, destacou o secretário Emylson Farias.

O Acre é o primeiro estado do Brasil a compartilhar as informações com as demais forças de segurança em nível federal, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo.

Farias diz ainda que essa comunicação será ininterrupta ao longo da BRs 317 e 364, possibilitando ao agente de segurança, quando estiver dentro de uma viatura, ter comunicação com os municípios. “Caso ocorra um acidente ao longo da estrada, em um local isolado. A partir dessa ação policial, ela passa a ter a vida salva, pois será enviado o pedido de socorro de forma mais rápida”, enfatizou.

Para o promotor de Justiça do Ministério Público, Ocimar Júnior, o investimento traz celeridade na comunicação. “Esse é o tipo de investimento que fortalece as forças de segurança, o que denota um esforço do governador do Estado em equipar as policias para a manutenção da segurança pública”, observou Ocimar.

O coronel Ricardo Brandão, subcomandante da Polícia Militar do Acre, ressaltou a importância da implantação do sistema digital. “É ter a certeza de que os policiais militares terão uma comunicação segura, dando qualidade maior na prestação dos serviços ofertados por eles”, disse Brandão.

Os próximos municípios a serem interligados serão Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard.

Texto: Sandro de Brito - Vídeos: Alexandre Lima

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre coloca Corpo de Bombeiros à disposição do governo gaúcho

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), colocou à disposição do governo do Rio Grande do Sul todo o apoio necessário para o estado, que vive uma das piores tragédias de sua história, causada por tempestades e inundações.

O CBMAC mantém estreita colaboração com a Liga dos Bombeiros do Brasil (Ligabom), por intermédio do cel. BM Gonzaga, comandante do incidente, e colocou à disposição dos bombeiros gaúchos dois binômios (bombeiro militar cinotécnico condutor e seu cão de resgate), credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc), na modalidade de odor específico, para integrarem os esforços de busca e resgate dos desaparecidos.

“O Corpo de Bombeiros do Acre está à disposição e aguarda, assim que for solicitado, enviar nossas equipes especializadas, por determinação do governador Gladson Cameli”, destacou o comandante da corporação, coronel Charles Santos.

De acordo com o comandante, o Acre deve colaborar principalmente com cachorros de busca e soldados e oficiais, à medida da necessidade do governo gaúcho.

O governador Gladson Cameli encaminhou nota de apoio e solidariedade ao povo gaúcho, ao governador Eduardo Leite e reafirmou seu compromisso de apoio.

“O Acre viveu recentemente uma das suas maiores tragédias, quando 19 dos nossos 22 municípios ficaram inundados. Naquele momento contamos com o apoio e solidariedade de todos e não posso, jamais, agir de outra forma diante da crise que o povo gaúcho vive”, disse.

O governador acreano ressaltou, ainda, a importância da união e da colaboração entre todos os níveis de governo, bem como o papel vital das organizações de voluntários e da comunidade em geral. “Que possamos nos unir para fornecer a assistência às vítimas e reconstruir o que foi destruído”, destacou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Encontro de Corregedores no Acre Discute Aprimoramento de Práticas Disciplinares

Publicado

em

Por

Corregedor-geral de Justiça do Judiciário acreano, desembargador Samoel Evangelista, participou do evento que está em sua sexta edição

O cenário jurídico acreano foi palco, nesta sexta-feira, 3, de uma importante reunião de mentes jurídicas no 6º Encontro de Corregedores com Atuação no Estado do Acre, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC). A conferência, que já se estabeleceu como um marco na agenda jurídica do estado, concentrou-se em refinar e debater as práticas disciplinares institucionais.

O evento foi presidido Corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Desembargador Samoel Evangelista. Com uma programação composta por três palestras centradas na eficácia e particularidades dos procedimentos disciplinares nos órgãos jurídicos. Dr. Andrias Abdo Wolter Sarkis, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/AC, abordou a estrutura e execução da apuração disciplinar no contexto das corregedorias e tribunais de ética da OAB. A discussão iluminou aspectos vitais do sistema, destacando a importância da transparência e da integridade no processo.

Complementando a agenda, Dr. Rodrigo Aiache Cordeiro, Presidente da OAB Seccional Acre, apresentou uma visão ampla sobre as “Perspectivas da visão da advocacia do sistema disciplinar multi-institucional”, trazendo para o debate a perspectiva da advocacia frente aos desafios atuais e futuros do sistema disciplinar.

Na oportunidade o Colegiado também entregou uma homenagem ao desembargador do TJAC Elcio Mendes, idealizador do Colégio de Corregedores, ante a sua contribuição para a concretização da iniciativa. O atual diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), participou por videoconferência. A placa de homenagem foi recebida pelo desembargador Samoel.

O Corregedor Geral da Justiça do TJAC, em suas palavras, destacou a importância da integração entre as instituições para a evolução da justiça disciplinar no estado. “Este encontro não apenas reforça nosso compromisso com a justiça e a disciplina eficaz, mas também reitera nosso esforço contínuo em promover a ética profissional em todas as esferas”, afirmou o desembargador Samoel.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Procon realiza capacitação e aperfeiçoamento para servidores em Brasileia e Xapuri

Publicado

em

Por

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) na Organização em Centros de Atendimento (OCA) levou capacitação e aperfeiçoamento do Sistema ProConsumidor às equipes de atendimento do órgão nas OCAs de Brasileia e Xapuri.

Treinamento irá auxiliar atendimento aos consumidores do Alto Acre. Foto: cedida

Na ocasião, foram abordadas as possibilidades de atendimento permitidas no sistema, como o registro de denúncias, reclamações, consulta de processos e finalização de processos administrativos em andamento, entre outros procedimentos. Os agentes públicos também estão conhecendo mais sobre a legislação consumerista e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como sua forma de aplicação nas diversas situações que envolvem relações de consumo.

Ainda durante a ação, as equipes da Divisão Regional do Alto Acre, juntamente com a equipe do Núcleo de Atendimento da OCA, desenvolveram diversas atividades no município de Xapuri, como a realização de uma roda de conversa com os consumidores que aguardavam atendimento na OCA, e ação orientativa na praça central, com panfletagem e instruções para os consumidores e fornecedores locais.

Servidores do Procon em Xapuri concluem capacitação no atendimento. Foto: Cedida

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, explica que as ações realizadas em todas as regionais do Procon no estado são fundamentais para aprimorar o atendimento e, assim, fazer chegar até o cidadão as políticas de defesa dos direitos do consumidor.

“A atividade faz parte da programação da autarquia para 2024, que tem por objetivo visitar todas as unidades do Procon no estado, realizando treinamentos para os servidores, visando melhoria e aperfeiçoamento na qualidade dos serviços públicos ofertados à população”, ressaltou.

Mayra Araújo, coordenadora da Divisão Regional do Procon no Alto Acre, destaca que a capacitação é de suma importância “para preparar os servidores para que estejam cada vez mais capazes de atender o consumidor de forma mais adequada, dentro do padrão solicitado pelo Procon”, enfatizou.

O Procon/AC conta com a parceria da OCA tanto na capital, quanto nas regionais onde a autarquia está presente, uma vez que o órgão tem como função essencial democratizar o acesso aos serviços públicos e promover cidadania e comodidade para a população, mesmo em locais de difícil alcance, o que permite ao órgão proporcionar ao consumidor acreano cada vez mais a harmonização nas relações de consumo.

Os consumidores podem encontrar o atendimento presencial do Procon/AC em Brasileia, na OCA do município, localizada na Rua Vitória Salvaterra, nº 179. E na Oca de Xapuri, na Rua Seis de Agosto, nº12, no período das 7h às 13h30, munidos de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de endereço e documentos relacionados à dívida.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo