fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Foragidos do presídio de Cruzeiro do Sul são perigosos, revela Polícia Civil

Publicado

em

O sitio de notícias ac24horas, localizado na capital acreana, conseguiu acesso a informações detalhadas sobre os detentos que se evadiram no último sábado, 22, do presídio Manoel Nery da Silva, em Cruzeiro do Sul. O levantamento foi feito por determinação da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) para auxiliar o trabalho dos policiais e agentes penitenciários envolvidos nas operações de busca. Dos 16 foragidos – todos eles supostamente integrantes de uma facção criminosa –, apenas dois foram recapturados até o momento.

foragido

Francisco Oliveira da Silva, de 21 anos, conhecido por “Mamão”, foi apanhado na tarde de ontem, 28, sob a ponte do Rio Juruá, no bairro da Lagoa, onde segundo o comandante da Polícia Militar na região do Juruá, major Lázaro Moura, fazia uso de entorpecente. Mamão cumpria pena em regime provisório desde o dia 16 de junho deste ano.

Antes dele, ainda no domingo, 23, cerca de 24 horas depois da fuga, Robenir Gomes de Azevedo, 29, o “Bem”, fora recapturado pela polícia. Robenir foi condenado a 29 anos de prisão em regime fechado por latrocínio (roubo seguido de morte).

Entre os 14 detentos que continuam em liberdade, há homicidas, traficantes, latrocidas e assaltantes, como se pode ver na relação abaixo.

Francisco Robson da Silva, 32, vulgo “Nambu”: condenado por homicídio qualificado a 12 anos de reclusão, cumpria pena em regime semiaberto.

Amiraldo Félix de Negreiros, 37, o “Pica-Pau”: roubo qualificado. Condenado a 7 anos e 7 meses de prisão, cumpria pena em regime fechado.

Ronaldo da Silva Lima, 25, o “Tchau”: homicídio qualificado, crime pelo qual foi condenado a 19 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado.

Francisco Alisson Araújo Pinho, 26, vulgo “Atim”: cumpria pena de 30 anos e 4 meses em regime fechado por latrocínio.

José Pereira de Souza Neto, 22, o “Neto”: roubo qualificado, crime pelo qual foi condenado a 5 anos e 10 meses de prisão em regime fechado.

Lucas da Silva Costa, 21, conhecido por “Zoim”: condenado por latrocínio, cumpria pena 9 anos e 10 meses de prisão em regime fechado.

José Rubens do Nascimento, 21, vulgo “Alemão”: roubo qualificado. Estava no presídio em regime provisório, aguardando sentença da Justiça.

Adelcivane Gomes de Azevedo (ou Adelcivone Azevedo de Oliveira), 24 anos, o “Vane”: crime não especificado, pelo qual foi condenado a 10 anos e 3 meses de reclusão. Estava no regime semiaberto.

Carlos Cassiano de Azevedo, 36, o “Caboco”: condenado a 8 anos, 9 meses e 18 dias de prisão por roubo qualificado. Gozava do benefício do semiaberto.

Emerson Silva Chaves, 22, vulgo “Boião”: condenado por tráfico de entorpecente, estava no presídio em regime provisório.

Romário Lima de Oliveira, 25: homicídio qualificado, crime pelo qual cumpria pena de 12 anos de reclusão em regime fechado.

Jaiso de Oliveira Azevedo, 24, conhecido por “Kenedy”: em regime provisório, condenado por homicídio.

Izaque Marcos do Carmo, 28: em regime semiaberto, cumpria pena de 6 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão por crime não especificado.

Erick da Silva, 21 anos, mais conhecido por “Luciano do Quinze”: condenado a 30 dias de reclusão por tráfico de entorpecente, estava em regime provisório.

Comentários

Continue lendo

Acre

Administração do TJAC presta homenagem à desembargadora Maria Penha

Publicado

em

Por

Magistrada teve 23 anos de serviços prestados ao judiciário acreano. A homenagem aconteceu no Centro Cultural, durante o encerramento da agenda da presidente no Juruá.

A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) homenageou nesta quarta-feira, 24, a desembargadora aposentada Maria Penha. A presidente, desembargadora Regina Ferrari, o vice-presidente Luís Camolez, e o diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes, entregaram uma placa de homenagem à desembargadora pelo reconhecimento aos serviços prestados ao Poder Judiciário do Acre. A homenagem aconteceu no Centro Cultural, durante o encerramento da agenda da presidente no Juruá.

A desembargadora aposentada Maria Penha, que mora em outro estado, veio ao Acre e acompanhou as agendas da desembargadora-presidente e do diretor da Esjud, na cidade de Cruzeiro do Sul.  Aposentada do TJ acreano, Cruzeiro do Sul foi a primeira Comarca onde ela atuou no exercício da magistratura.

“Estou emocionada. Quero agradecer o convite da desembargadora Regina que sabia do meu interesse de muito tempo de retornar a Comarca de Cruzeiro do Sul. Eu digo sempre da minha gratidão pelos anos na magistratura que me tornaram certamente uma pessoa melhor. Fico muito feliz e agradecida em poder retornar a essa cidade. Eu saio com o coração muito alegre”, disse.

Na oportunidade, a desembargadora parabenizou a Administração por investir em estudos e qualificação aos magistrados.

“Uma gratificação imensa pra mim. Fico muito feliz em verificar que hoje o TJ do Acre estimula seus magistrados a estudarem. Uma coincidência, vejo aqui jovens magistrados que ingressaram recentemente, e como um deja vu, eu volto ao meu início na magistratura. Estou muito feliz”, ressaltou.

A desembargadora Regina Ferrai disse ser uma grande emoção prestar homenagem a desembargadora Penha. “Cuja dedicação e profissionalismo deixaram uma marca indelével. Durante seu tempo conosco, não apenas desempenhou suas funções com excelência, mas exerceu um impacto positivo em todos que tiveram o prazer de trabalhar ao seu lado”, dividiu.

Ela acrescentou saber que a desembargadora Penha  acalentou no seu coração o momento de voltar ao Juruá, onde foi a sua primeira Comarca. “A desembargadora Penha é um exemplo de magistrada. Ela nunca se cansava de entregar uma prestação jurisdicional célere, efetiva e humana. Sempre com uma visão para além dos autos. Uma visão humanitária, acolhedora e fraterna. Obrigada desembargadora Penha por ter feito tanto pelo Poder Judiciário”, concluiu.

O vice-presidente salientou ser uma noite para expressar profunda gratidão a desembargadora por tudo o que ela contribuiu para o Poder Judiciário. “É uma felicidade muito grande receber você aqui em Cruzeiro do Sul para essa homenagem. Felicidade e seja sempre bem-vinda”, disse o desembargador Camolez.

O diretor da Esjud compartilhou que teve a oportunidade de acompanhar um pouco da carreira da desembargadora. “À época estava como juiz também. A desembargadora Penha é merecedora de tudo isso e muito mais e a magistratura há de reconhecer cada vez mais o que a senhora construiu para o Poder Judiciário do Estado do Acre. Parabéns”, disse.

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), juiz de Direito Gilberto Matos parabenizou a desembargadora Penha enfatizando que ela é merecedora da homenagem por ser uma profissional dedicada que por tantos anos emprestou sua habilidade e comprometimento à justiça estadual. “Uma pessoa bonita por dentro e por fora. Muito merecida essa placa de homenagem. Sua presença foi marcante e seu legado perdurará por gerações”, ressaltou.

O momento também contou com a presença do juiz de Direito, diretor do foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, Erick Farah e demais magistrados do Poder Judiciário do Acre.

A desembargadora Maria Penha, que é natural da cidade de Sena Madureira, ascendeu ao desembargo em novembro de 2015, pelo critério de antiguidade. A magistrada teve 23 anos de serviços prestados ao judiciário acreano, sendo 22 anos como juíza de Direito em diversas comarcas do Estado e um ano como membro como membro do Tribunal de Justiça. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC visita Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

A visita teve a finalidade de manter diálogo com juízas e juízes substitutos que fazem o curso Técnicas de Inquirição e verificar algumas instalações que passarão por melhorias

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, visitou nesta quarta-feira, 24, a Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul. A visita teve a finalidade de realizar diálogos com juízas e juízes substitutos que fazem o curso Técnicas de Inquirição, ministrado pelo professor doutor Tiago Gagliano, desenvolvido pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD). Na oportunidade, a presidente verificou o auditório do fórum que passará por melhorias.

Em sua gestão, a desembargadora-presidente tem priorizado a questão de obras, reformas e revitalização de prédios do Poder Judiciário acreano para garantir o bem-estar do público interno e dos usuários da Justiça.

A presidente destacou o compromisso da instituição em proporcionar um ambiente adequado e eficiente.

“A iniciativa reflete o constante empenho do tribunal em zelar pelo bom funcionamento da estrutura judiciária, visando atender tanto magistrados quanto cidadãos com a devida dignidade e eficácia”, disse.

Ela desejou bom curso as magistradas e magistrados e ressaltou o quanto a agenda da Esjud no Juruá contribui para o aprimoramento na execução das atividades jurídicas.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem uma das maiores taxas de casos de malária e registra mais de 5 mil em 2023

Publicado

em

Acre está entre os estados com as maiores taxas de malária e representou 3,9% do total de números de casos da doença registrados na região amazônica

Comentários

Continue lendo