Conecte-se conosco

Brasil

Foguete lançado à altura de prédio de 60 andares dá vitória a estudantes de Sena Madureira em olimpíada: ‘Experiência incrível’

Publicado

em

Alunos de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, participaram de competição de astronomia e astronáutica no Rio de Janeiro. Campeonato reúne estudantes que se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes e incentiva projetos científicos

Estudantes foram acompanhados pela professora de física Karla Vilas Boas. Foto: Arquivo pessoal

Esse é o lema do estudante João Augusto do Nascimento de Queiroz, de 17 anos, do 3º ano integrado em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).

Ele fez parte do grupo acreano que conquistou medalha de ouro na Jornada dos Foguetes, organizada pela Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), que aconteceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre 18 e 21 de agosto.

O evento reuniu estudantes que se destacaram nas competições da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A equipe acreana, também formada pelas estudantes Jéssica Moura e Katriele Barbosa, lançou um foguete a mais de 200 metros de distância, o equivalente a um prédio de 60 andares. Estudantes do campus Tarauacá também haviam participado de uma etapa da jornada na qual conquistaram a medalha de prata.

A reportagem, o estudante de Sena Madureira, no interior do Acre, contou que apesar das dificuldades durante o processo de testes, o grupo conseguiu desenvolver o projeto que foi pensado e subiu no topo do pódio

“No começo utilizávamos garrafas pets, coifas de maçã e papel paraná. Mas as maiores dificuldades foram os custos materiais, já que testamos muitos foguetes, e também a falta de um espaço apropriado para os lançamentos dentro da cidade. [A competição] Foi uma experiência incrível”, afirma.

Os estudantes que formaram a equipe costumam participar de diversos projetos científicos do Ifac e já vêm desenvolvendo os foguetes artesanais, impulsionados por misturas químicas.

De volta ao Acre, João Augusto busca inspirar outros jovens do Acre a participar de feiras de ciências. Os estudantes também integram o projeto de extensão Ciência em Ação, que tem o objetivo de despertar o interesse de jovens pelos estudos científicos.

“A ideia é levar oficinas de foguetes para escolas e comunidades, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Queremos mostrar que a ciência pode ser divertida e transformadora”, explicou.

Estudantes do Ifac na Jornada de Foguetes 2025 Rio de Janeiro — Foto: Arquivo pessoal

‘Intercâmbio cultural’

Os estudantes viajaram acompanhados pela professora, Karla Leite Vilas Boas, que ressalta a importância de programas que integram cultura e educação afim de mostrar aos alunos que a ciência não é algo distante de suas realidades.

Ainda conforme a educadora, a participação em competições desse tipo também incentiva o desenvolvimento dos alunos em várias competências.

“Os meninos são colocados para fazer uma prática experimental, onde envolve muita química, física, matemática, habilidade de trabalho em grupo, e pesquisa”, conta.

Karla foi quem iniciou o projeto em 2023, com oficinas que envolveram estudantes de todo o ensino médio. No ano passado, por conta de uma greve, a iniciativa foi interrompida, mas foi retomada este ano e já com classificação para a competição nacional.

“É na jornada desse intercâmbio cultural com alunos de todos os estados que eles trocam experiências e descobrem novas culturas. Através de programas como a Jornada de Foguetes, eles tem uma oportunidade prática de aprendizado”, destaca.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Enviar comprovante falso de Pix é considerado estelionato eletrônico

Publicado

em

dinheiro e pix parcelado

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

Enviar comprovante falso de Pix é caracterizado como estelionato eletrônico. Foi o que decidiu o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) ao manter a condenação de uma mulher que enganou uma papelaria em Rondonópolis (MT).

Usando um nome falso, a mulher comprou cerca de R$ 1 mil em material escolar. A acusada encaminhou o comprovante Pix falso para que a empresa enviasse os produtos. Após o envio do documento, um motorista de aplicativo foi até o local e retirou os materiais. No dia seguinte, a empresa constatou que o valor não havia sido creditado em sua conta.

A Justiça, a defesa da mulher disse que não houve a intenção de enganar, alegando que o pagamento seria feito por um terceiro.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Marcos Machado, afirmou que as provas mostram claramente que houve intenção de fraude. Segundo o voto, ficou comprovado que a acusada fez o pedido, enviou o comprovante recortado e cancelou o agendamento do Pix depois, sem regularizar o pagamento, causando prejuízo ao estabelecimento.

Laudos periciais e relatórios de investigação confirmaram que o comprovante foi editado e que o número de telefone usado na negociação estava ligado à ré.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Idoso de 63 anos é encontrado morto dentro de casa no ramal Toco Preto, entre Sena Madureira e Rio Branco

Publicado

em

Corpo de José Maria foi descoberto por vizinhos que foram vistoriar gado; não há sinais de violência e pericia deve confirmar causa da morte

José morava sozinho e seu corpo foi encontrado por moradores da região, que estavam vistoriando um gado e resolveram fazer uma visita na propriedade da vítima. Foto: captada 

O idoso José Maria, 63 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (12) dentro de sua residência no ramal Toco Preto, localizado no km 38 da BR-364, entre Sena Madureira e Rio Branco. Ele vivia sozinho e foi descoberto por vizinhos que estavam na região para vistoriar um gado e resolveram visitá-lo.

Ao entrar na casa após não obter resposta, os moradores o avistaram sem vida, sentado em uma cadeira. Não havia sinais de violência no corpo. Uma equipe de peritos da Polícia Civil foi acionada para remover o corpo e realizar os exames cadavéricos. A suspeita inicial é de morte por causas naturais, mas a causa oficial só será confirmada após o laudo pericial.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Empresário de Mâncio Lima divulga vídeo de grupo que arrombou loja e furtou 40 pacotes de clientes

Publicado

em

Crime ocorreu na madrugada de sábado (10); Marcos Mene, dono das lojas IMÃ, publicou imagens de monitoramento para ajudar na identificação

Imagens capturadas pelo sistema de monitoramento interno mostram a ação coordenada de um grupo de criminosos. Foto: captada 

O empresário Marcos Mene, proprietário das lojas IMÃ, usou redes sociais para denunciar um arrombamento seguido de furto em uma de suas unidades em Mâncio Lima. O crime ocorreu na madrugada do último sábado (10), por volta das 3h, imagens foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 12, e teve participação de ao menos cinco pessoas, conforme imagens do sistema de segurança.

Nos vídeos divulgados, é possível ver os criminosos subtraindo cerca de 40 pacotes de mercadorias que já pertenciam a clientes e aguardavam entrega ou retirada. Mene publicou o material na expectativa de auxiliar na identificação dos suspeitos e alertar outros comerciantes da região sobre a ação do grupo.

Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas ao caso. A Polícia Civil foi acionada e investiga o ocorrido.

Comentários

Continue lendo