Acre
Flaviano propõe a mudança de cidades acreanas alagadas
Durante uma entrevista à TV Câmara, no programa Palavra Aberta, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) voltou a sugerir que os centros das cidades alagadas pelo rio Acre sejam transferidos. Na opinião do parlamentar é preciso que prédios onde funcionam órgãos públicos, bancos e outras instituições sejam levadas para lugares mais altos. Flaviano considera essa medida essencial para diminuir o impacto social durante os períodos de cheias do rio Acre, sobretudo, em Rio Branco e Brasiléia. Apesar de admitir que essas transferências terão um custo elevado, o ex-governador acredita que o gasto com as famílias que sofrem com a subida das águas todos os anos compensaria o investimento. Além de minimizar os problemas pós enchente para milhares de pessoas.
Cidade modelo
Até mesmo por afinidade política e partidária, Brasiléia, poderá receber a ajuda de Flaviano Melo para iniciar o planejamento de uma futura mudança. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) tem recorrido à influência do parlamentar peemedebista junto aos ministérios do partido para conseguir recursos.
Mudança em Belo Horizonte
Teoricamente a Capital de Minas Gerais não é mais Belo Horizonte, mas sim o pequeno município de Santa Luzia, na área metropolitana. Quando governador, Aécio Neves (PSDB), transferiu as secretárias e órgãos estaduais para o Centro Administrativo, fora da região central de BH, para Santa Luzia.
Motivos distintos
O projeto arquitetônico do Centro Administrativo de Minas foi um dos últimos feitos antes de morrer pelo arquiteto Oscar Niemayer. O objetivo principal é diminuir o trafego de veículos no centro de BH. Uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes.
Exemplo positivo
Rio Branco poderia estudar essa transferência gradativa do seu centro administrativo. Atualmente a maioria dos órgãos municipais, estaduais e federais concentram-se no centro da cidade. O trânsito na Capital está cada dia pior por conta dessa concentração.
Descentralização e geração de empregos
Uma empreitada de transferência do centro da Capital acreana geraria milhares de empregos na construção civil. A descentralização da área urbana também poderia melhorar o trânsito e abriria novos caminhos ao crescimento da cidade.
Estudo e Plano Diretor
O prefeito da Capital Marcus Alexandre (PT), já iniciou um estudo para mudanças do atual plano diretor da cidade. O incentivo à descentralização poderia ser um dos aspectos contemplados no estudo em andamento.
Atualização necessária
Antes da alagação, numa conversa com Marcos Alexandre, ele me disse que pretende atualizar às novas necessidades urbanas de Rio Branco o Plano Diretor. Evidentemente que o crescimento traz novas perspectivas, às vezes, não previstas em antigos estudos.
Chantagem?
Fiquei chocado com uma postagem nas redes sociais do militante petista Davilson Cunha, que já ocupou vários cargos de primeiro escalão do Governo do Are. Se ele, segundo a postagem, tem provas de corrupção porque não procura as autoridades competentes? Jogar isso na rede parece chantagem.
Questões pessoais
Não conheço o militante. Mas esse tipo de coisa é muito negativa. Parece mais que pisaram no calo do cidadão e ele está querendo vingança. Uma pessoa consciente quando vê algum mal feito vai lá e denuncia ao Ministério Público e pronto.
Voo da fortuna
O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) fez uma séria denúncia na sessão de terça, 31 de março, na ALEAC. Ele disse que o TFD está usando aviões de empresas de Rio Branco para pegar pacientes em Marechal Thaumaturgo para leva-lo a Cruzeiro do Sul. Isso aumenta em muito o valor do frete.
Questão de coerência
Gonzaga disse ainda que pacientes do Juruá que precisam vir à Capital também são transportados por essas companhias. Acontece que Cruzeiro tem pelo menos três empresas de Táxis Aéreos que poderiam prestar esse serviço. Acredito que bem mais barato até mesmo por uma questão de distância.
Dinheiro Virtual?
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou um requerimento na ALEAC para que a Acreprevidência apresente os seus extratos bancários. Será uma oportunidade para o presidente José de Ancheta Batista mostrar a atual situação financeira da previdência estadual que, teoricamente, tem R$ 280 milhões em caixa.
Projeto para antecipação
Paralelamente Sinhasique apresentou um ante projeto acrescentando uma emenda às regras da Acreprevidência. Se aceito pelo gestores estaduais e aprovado pelos deputados os aposentados e contribuintes da Acreprevidência poderão receber um ou dois salários antecipados por conta das perdas na alagação.
O dito pelo não dito
O deputado estadual Chagas Romão (PMDB) deu uma espinafrada no colega Jonas Lima (PT). Isso porque o petista teria dito que os deputados federais de oposição não colocam emenda para a prefeitura de Porto Acre. Chagas disse que Flaviano Melo colocou R$ 2 milhões para Porto Acre, mas o ex-prefeito Zé Maria(PT) perdeu o recurso por estar inadimplente.
Telefone sem fio
Num aparte o deputado Jonas Lima se defendeu. “Deputado Chagas Romão eu falei que não estão colocando emendas parlamentares para o Deracre e não para Porto Acre”. Na realidade Jonas quer emendas dos deputados para ajudar na recuperação dos ramais do Estado.
Bola dentro
Depois de tanto desgaste a presidente Dilma Rousseff (PT) conseguiu acertar uma. A nomeação do professor Renato Janine Ribeiro gerou elogios nas redes sociais. Talvez pelo fato do ex-catedrático da USP ser um técnico e não político.
Não se abraça o mundo todo com os braços
A atual gestão estadual, na minha opinião, comete um erro por atuar em áreas que não deveriam ser da sua competência. Por exemplo, ruas e ramais deveriam ser responsabilidade das prefeituras. Mas o Governo criou o Ruas do Povo e os Ramais do Povo. Isentou as prefeituras de investimentos em duas áreas essenciais para o bem estar dos municípios. Mas acontece que esses projetos, naturalmente, têm muitas falhas. Acaba que a atual gestão estadual colhe muito mais reclamações do que elogios. Ao menos poderia haver um compartilhamento de responsabilidades entre Governo e prefeituras, as famosas parcerias, que muitas vezes não acontecem por questões políticas partidárias.
Comentários
Acre
Motociclista fica ferido após colisão com carro na AC-40, em Rio Branco
Jovem de 22 anos sofreu fratura no tornozelo e foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado estável
O motociclista Diogo Henrique de Menezes Santos, de 22 anos, ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (17), na Rodovia AC-40, nas proximidades da Curva do Tucumã, região da Vila Acre, em Rio Branco.
Segundo informações apuradas no local, o jovem seguia de motocicleta no sentido Rio Branco–Senador Guiomard quando colidiu na traseira de um automóvel. O próprio condutor da moto relatou que o veículo à sua frente teria parado de forma repentina, não havendo tempo hábil para evitar o impacto.
Com a força da colisão, Diogo foi arremessado ao solo e sofreu diversos ferimentos. Equipes do Corpo de Bombeiros que passavam pelo local prestaram os primeiros atendimentos. Em seguida, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Senador Guiomard foi acionada para realizar o atendimento pré-hospitalar. Após ser estabilizado, o motociclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Na unidade de saúde, a vítima foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatadas fratura no tornozelo esquerdo, um corte na mesma região e múltiplas escoriações pelo corpo. Posteriormente, ele foi encaminhado ao setor de Ortopedia para avaliação especializada.
Apesar da gravidade dos ferimentos, o estado de saúde de Diogo Henrique é considerado estável, e ele permaneceu consciente durante todo o atendimento. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Motociclista de 21 anos fica gravemente ferido após colisão com carro em Rio Branco
Acidente ocorreu no bairro Ivete Vargas; motorista de um Renault Kwid fez conversão irregular e fugiu sem prestar socorro, segundo informações apuradas no local.
O motociclista Marcos Santana, de 21 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado na noite desta quarta-feira (17), na rua Rio de Janeiro, bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.
De acordo com informações colhidas no local, Marcos seguia no sentido bairro–centro conduzindo uma motocicleta Yamaha Factor preta, quando um Renault Kwid azul-escuro, que trafegava no sentido contrário, realizou uma conversão à esquerda para acessar a rua Carneiro Leão sem aguardar a passagem do motociclista, provocando a colisão.
Com o impacto, Marcos foi arremessado ao solo, sofrendo um ferimento grave no joelho da perna direita. O condutor do automóvel fugiu do local sem prestar socorro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. Após os primeiros atendimentos e estabilização da vítima, o motociclista foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral.
Uma equipe do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) esteve no local para colher informações, registrar a ocorrência e elaborar o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT).
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco atendeu mais de 790 famílias da agricultura familiar em 2025
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, consolidou em 2025 um conjunto expressivo de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Departamento de Apoio à Produção (DAP).

Gestão municipal ampliou distribuição de insumos, assistência técnica e programas de incentivo à produção local. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, consolidou em 2025 um conjunto expressivo de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Departamento de Apoio à Produção (DAP). O relatório anual evidencia avanços significativos nos programas municipais, ampliando atendimentos, reforçando a assistência técnica e garantindo melhores condições de produção para centenas de famílias rurais.
Ao longo do ano, o DAP concentrou seus esforços em quatro eixos estratégicos: Assistência Técnica (ATE), Programa Municipal de Grãos, Programa da Bacia Leiteira e Cultivo Protegido, além de iniciativas complementares como georreferenciamento, distribuição de insumos, apoio às Fazendinhas Comunitárias e participação ativa em eventos de grande porte, como ExpoAcre e o 2° Festival da Macaxeira.

Um dos principais destaques é o número expressivo de 790 visitas técnicas realizadas nas propriedades rurais do município. Foto: Secom
Um dos principais destaques é o número expressivo de 790 visitas técnicas realizadas nas propriedades rurais do município. Essas visitas permitiram:
- Acompanhamento direto das atividades produtivas;
- Diagnóstico das necessidades específicas de cada comunidade;
- Orientações de manejo, adubação, correção de solo e condução de cultivos;
- Fortalecimento da relação entre técnicos e agricultores;
- Planejamento estratégico dos programas municipais.
Essas ações reforçam o papel do DAP como articulador do desenvolvimento rural sustentável e como ponte direta entre a gestão municipal e o agricultor familiar.

Ações reforçam o papel do DAP como articulador do desenvolvimento rural sustentável e como ponte direta entre a gestão municipal e o agricultor familiar. Foto: Secom
Programa Municipal de Grãos: avanço da produção de arroz, soja e café
O Programa Municipal de Grãos ganhou destaque em 2025 com a ampliação das frentes produtivas e o fortalecimento das parcerias institucionais.
Produção de arroz – BRSA 502 e Primavera
- Parceria estratégica com a Embrapa, discutindo tecnologias e estratégias de aumento de produtividade;
- Participação da equipe municipal em todo o processo pós-colheita, incluindo limpeza, ensacamento, embarque e desembarque na Cageacre (unidade Campinas);
- Resultado consolidado de 405 kg de sementes de arroz limpas, prontas para uso e redistribuição.
Expansão da cafeicultura

Café também recebeu destaque em 2025. Foto: Secom
O café também recebeu destaque em 2025:
- Três produtores receberam assistência técnica especializada detalhada;
- 33 produtores foram acompanhados pelo programa ao longo do ano;
- Foram realizadas visitas de campo para monitoramento de lavouras e correção de manejo;
- Houve reuniões com produtores e orientação para melhoria da qualidade do café produzido.
Cultivo Protegido: tecnologia, manejo e ampliação de práticas sustentáveis

Cultivo Protegido seguiu como uma das políticas mais importantes de apoio ao pequeno produtor. Foto: Secom
O Cultivo Protegido seguiu como uma das políticas mais importantes de apoio ao pequeno produtor, em 2025, o programa envolveu:
- Acompanhamento direto de produtores em diversas comunidades rurais;
- Implementação de técnicas de produção em ambiente protegido;
- Cursos práticos, como o de irrigação realizado no Ramal Baixa Verde;
- Orientações especializadas para hortas comunitárias e cultivos diversificados.
Outro avanço importante foi o georreferenciamento das propriedades rurais, o mapeamento técnico permitiu, melhorar a organização territorial, auxiliou no planejamento de ações futuras, assim como atualização de dados agrários do município.
Entrega de mais de 277 mil quilos de insumos em 2025

Prefeitura intensificou a entrega de insumos essenciais aos agricultores familiares. Foto: Secom
A Prefeitura intensificou a entrega de insumos essenciais aos agricultores familiares, distribuindo:
- 100 kg de calcário;
- 750 kg de NPK 08-28-16;
- 050 kg de NPK 20-05-20;
Totalizando 277.900 kg de insumos agrícolas.
As culturas mais beneficiadas são:
- Café
- Mandioca
- Milho
- Melancia
- Arroz
- Pastagem rotacionada
- Frutíferas (açaí, mamão, banana, acerola, laranja, limão, pitaya)

2025 foi um ano marcante para o fortalecimento da agricultura familiar em Rio Branco. Foto: Secom
Essa distribuição teve papel decisivo na correção de solos, aumento de produtividade e fortalecimento da agricultura familiar.
O relatório anual confirma que 2025 foi um ano marcante para o fortalecimento da agricultura familiar em Rio Branco. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e do Departamento de Apoio à Produção, ampliou investimentos, reforçou a presença técnica nas comunidades e consolidou programas estruturantes que impactam diretamente o aumento da produção, a geração de renda e a qualidade de vida rural.



























Você precisa fazer login para comentar.