fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Fies: estudantes podem se candidatar a vagas remanescentes a partir de 27 de junho

Publicado

em

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies

As inscrições vão até o dia 1º de julho. O processo oferta vagas que restaram da seleção do primeiro semestre nas instituições privadas; veja os critérios

Os estudantes interessados em aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm uma nova chance de conseguir ingressar no programa. Na última quarta-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) publicou o Edital nº 19, com regras para o processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2024. As inscrições vão de 27 de junho até o dia 1º de julho.

A oportunidade de ocupar as vagas remanescentes do Fies é destinada exclusivamente aos estudantes que estão matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Os candidatos devem, ainda, cumprir cumulativamente os requisitos:

  • É obrigatório que os candidatos estejam em situação de “cursando” no momento da inscrição ou ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas – caso o semestre já tenha sido encerrado;
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos;

Confira como se inscrever:

  • O estudante deve acessar o sistema de seleção do Fies (Fies Seleção), disponível no Portal Acesso Único do MEC, entre os dias 27 de junho e 1º de julho (até as 23 horas e 59 minutos, no horário de Brasília);
  • Efetuar cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br ou acessá-la, caso já possua conta;
  • O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado em 4 de julho de 2024 – sendo, chamada única e lista de espera.

Ampliação do acesso ao ensino superior

Os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, o edital também permite solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.

O coordenador do Colégio Militar em Brasília e mestre em História Social pela Universidade de Brasília (UnB), Isaac Marra, avalia que o Fies potencializa as oportunidades de ingresso no ensino superior no país. Ele destaca que a prioridade de seleção para os inscritos no CadÚnico colabora para a melhoria de vida desses estudantes, bem como para o exercício da cidadania.

“De fato, essa possibilidade de obter uma educação de qualidade no contexto daqueles que estão inscritos no cadastro único é um fator determinante para melhorar, se não assegura, mas pelo menos abre caminho, viabiliza melhores condições de vida, de trabalho, de existência e da cidadania efetiva”, avalia Isaac.

O especialista ressalta, ainda, o papel do Fies na promoção da equidade de oportunidades. Segundo ele, o programa colabora para o desenvolvimento econômico e social do país, com a formação de profissionais qualificados.

“Ele (o estudante) pode se dedicar mais ao preparo dos estudos do que se preocupar com a quitação de um financiamento em si. Então, nesse sentido, o Fies com certeza ajuda a formar essa mão de obra diversificada, mais competente e capaz de atender algumas demandas e os desafios mais sensíveis do mercado, promovendo inclusive o desenvolvimento econômico e social do país”, salienta.

Instituições de ensino

As mantenedoras de instituições de educação superior (IES) devem demonstrar seu interesse entre 17 e 20 de junho para participar da oferta de vagas remanescentes. Os critérios para a participação das IES estão elencados no mesmo edital.

Comentários

Continue lendo

Geral

Comunidade do Caipora recebe programa Saúde na Comunidade

Publicado

em

No último sábado (22), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforçou seu compromisso em oferecer serviços de qualidade à população da zona rural levando o Programa Saúde Itinerante na Comunidade para a Escola Nova Esperança, localizada na AC-90, Km 07, Ramal Caipora, Km 32, para proporcionar atendimento integral e acessível.

Na escola, foram disponibilizados serviços como consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames de PCCU e teste rápido, testes de aferição de pressão e glicemia, ações voltadas para a saúde da mulher, como pré-natal, planejamento familiar e vacinação para proteger crianças e adultos contra diversas doenças.

A iniciativa não apenas facilita o acesso aos cuidados de saúde, mas fortalece os laços entre a comunidade e os serviços públicos promovendo bem-estar e qualidade de vida para todos os participantes. A prefeitura reafirma seu comprometimento em continuar ampliando e melhorando essas ações, buscando sempre atender às necessidades da população rural com eficiência e humanização.

“Essa ação não apenas reforça o compromisso da prefeitura com a saúde pública, mas também fortalece o vínculo com os moradores locais, proporcionando cuidados que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida de todos. O programa Saúde na Comunidade continuará sendo uma prioridade na gestão do prefeito Tião Bocalom, buscando sempre melhorar e expandir seus serviços para atender cada vez mais pessoas de forma eficiente e humanizada”, disse o secretário municipal de Saúde, Eliatian Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeito Jerry Correia garante acesso e infraestrutura para comunidades rurais avançam no seringal Icuriã e outras regiões de Assis Brasil

Publicado

em

Recuperação de ramais facilita acesso ao povo da zona rural

Na tarde desta segunda-feira, 24, o prefeito Jerry Correia e o vice-prefeito Reginaldo Martins vistoriaram os trabalhos de melhorias nos ramais da região.

Uma das equipes de recuperação já chegou à comunidade Xapuri, no seringal Icuriã, localizado na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, iniciando os serviços no ramal Humaitá. Outra equipe está ao leste do município, trabalhando nos ramais da Bélgica e do Gringo.

“Vamos chegar com os trabalhos de recuperação de ramais e pontes em todas as localidades, assim como temos feito nos últimos anos”, afirmou o prefeito Jerry Correia.

O objetivo dessas ações é garantir melhor acesso e infraestrutura para as comunidades rurais, facilitando o transporte e o escoamento da produção local. A prefeitura de Assis Brasil tem se comprometido a manter a continuidade dessas melhorias, essenciais para o desenvolvimento das áreas rurais do município.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre bicicleta e motocicleta deixa dois gravemente feridos em Rio Branco

Publicado

em

O motociclista Amós Darc da Costa, 29 anos, e o ciclista Elissandro da Silva Oliveira, 27, ficaram gravemente feridos após uma colisão na noite desta segunda-feira (24), na Estrada Jarbas Passarinho, na região do bairro Apolônio Sales, em Rio Branco.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente, Amós trafegava em uma motocicleta modelo Yamaha Crosser, de cor bege e placa QWO-2I38, no sentido bairro-centro, quando, ao passar por um buraco, teve que ir para a pista contrária e colidiu de frente com o ciclista Elissandro.

Com o impacto, Amós sofreu fraturas na face, no nariz, deformidade no braço esquerdo, escoriações e um traumatismo crânioencefálico (TCE) moderado. Já Elissandro teve perda de consciência, hematomas na face direita, escoriações e também um traumatismo crânioencefálico (TCE) moderado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância básica foi enviada. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos às vítimas e, devido ao agravamento do quadro clínico de Amós, foi solicitado o apoio de uma ambulância de suporte avançado.

Após serem estabilizados, Amós e Elissandro foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo os socorristas do Samu, Amós deu entrada no hospital em estado grave, enquanto o quadro clínico de Elissandro é estável, mas pode se agravar.

A área foi isolada por policiais militares do Batalhão de Trânsito para os trabalhos de perícia, e, após o término dos procedimentos, a moto e a bicicleta foram removidas por familiares das vítimas.

Moradores da região relataram à reportagem que a Estrada Jarbas Passarinho tem registrado vários acidentes devido à quantidade de buracos e à falta de iluminação pública na região.

Comentários

Continue lendo