Cotidiano
Famílias da zona rural atingidas por cheia de rio são abrigadas em barcos
Pelo menos 350 pessoas de mais de 50 famílias da zona rural foram atingidas pela cheia do Rio Paraná dos Mouras, em Rodrigues Alves, no interior do Acre, que transbordou na última sexta-feira (12).

Pelo menos 30 famílias estão alojadas em barcos, segundo a Defesa Civil — Foto: Arquivo/ Defesa Civil municipal
Por Alcinete Gadelha
Moradores da zona rural da cidade de Rodrigues Alves, no interior do Acre, foram atingidos pela cheia do Rio Paraná dos Mouras, que transbordou na sexta-feira (12).
Mais de 56 famílias – cerca de 350 pessoas foram atingidas, em nove comunidades, alguns perderam produção. Cerca de 30 famílias se recusaram a sair da localidade e tiveram que ser acomodas em barcos.
A Defesa Civil da cidade informou que o rio não tem régua de medição e que não é possível informar o nível que atingiu. Mas, em muitas casas a água chegou ao teto. Alguns estão abrigados em barcos, para não deixar o local.
Entre as comunidades atingidas estão: São Jerônimo, Suçuarana, Torre da Lua, Brasília, Silêncio, Três Bocas, Floresta, São Pedro e São Bento.
“Tivemos nove comunidades atingidas, foram mais de 56 famílias atingidas e mais de 350 pessoas. Por enquanto, foi apenas na zona rural, mas estamos em alerta total por causa do Rio Juruá que pode trazer problemas nas próximas 48 horas”, disse o coordenador da Defesa Civil, Renan Lima.
Alguns moradores atingidos perderam parte da produção, mas segundo o coordenador não foram grandes prejuízos, mas eles também perderam móveis de casa, como colchões, guarda-roupas e sofás.
“Alguns dos moradores foram para sítios na terra firme, e outros por uma questão de distância da zona urbana, a gente deslocou barcos para colocar essas famílias dentro, já que elas estavam com resistência de sair”, contou.
Pelo menos 30 famílias estão abrigadas em barcos, para não sair da localidade. As outras estão em sítios próximos.
“O rio começou a apresentar vazante e acredito que nas próximas 24 horas, as famílias começam a voltar para suas casas. Estamos prestando o suporte de assistência e vamos enviar também uma equipe médica para atender estas pessoas, o prefeito Jailson Amorim tem dado todo apoio”, concluiu.

Rio Paraná dos Mouras transbordou em Rodrigues Alves — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal
Comentários
Cotidiano
Furacão do Norte vence o Botafogo na 11ª Copinha Arasuper de Futsal
O Furacão do Norte goleou o Botafogo por 6 a 0 neste domingo, 25, no ginásio do Sesc, em duelo válido pela primeira fase da 11ª Copinha Arasuper de Futsal, no Sub-10.
Nas outras partidas da categoria os resultados foram: Escolinha Arena do Urubu 2×1 Furacão do Norte (B), Santinha 4×4 Santa Cruz e Rei Artur 4×1 Flamenguinho.
“Tivemos mais uma rodada bastante movimentada e com bons jogos. Temos muitos garotos promissores no futsal acreano”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins
Resultados do Sub-12
Botafogo 4×0 Escolinha da Conquista
Furacão do Norte 3×0 Barcelona do Calafate
Santinha 3×0 Cruz Azul
Santa Cruz 5×0 Escola do Galvez
Sub-14
Botafogo 2×0 Santinha
Cruz Azul 2×0 Escola do Galvez
Furacão do Norte 7×1 Escolinha da Conquista
Meninos de Ouro 3×1 Amigos Solidários
Comentários
Cotidiano
Rio Branco terá retorno e possíveis opções contra o São Francisco
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta segunda, 26, no José de Melo, e o técnico Ulisses Torres vai começar a definir os titulares para a partida contra o São Francisco. O jogo pela 3ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi será disputado na quinta, 29, às 18 horas, na Arena da Floresta.
O meia Dheryke, expulso contra o Vasco, retorna e é um reforço importante.
Possíveis opções
Os volantes Tiago e Marlon Costa e o atacante Santini podem ser opções importantes no próximo confronto do Estadual. Os atletas aguardam as regularizações.
Será avaliado
O volante Israel será avaliado pelo departamento médico do Estrelão. O atleta sofreu uma lesão no ombro e não jogou contra o Galvez.
Comentários
Cotidiano
Polícia Militar apreende paredão de som por perturbação do sossego em Manoel Urbano
Ação do 8º BPM ocorreu após denúncias via 190 e teve como objetivo garantir a ordem e a tranquilidade pública
A Polícia Militar, por meio do 1º Pelotão do destacamento do 8º Batalhão da PM, realizou a apreensão de um paredão de som no município de Manoel Urbano após denúncias de perturbação da tranquilidade pública.
De acordo com a corporação, a ação foi desencadeada após solicitação feita pelo número de emergência 190. No local, os militares ainda orientaram os responsáveis a cessarem o som, que estaria em volume excessivo e causando incômodo à comunidade. No entanto, diante do descumprimento das orientações, foi necessária a apreensão do equipamento.
A medida foi adotada com base nas normas previstas na legislação de contravenções penais e no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a Polícia Militar, a ação teve como objetivo preservar a ordem pública e assegurar o sossego e o bem-estar da coletividade.




Você precisa fazer login para comentar.