Acre
Família de Brasiléia é acordada na madrugada por bandidos que levam duas camionetes
Alexandre Lima
A tranquilidade na pequena cidade de Brasileia está se esvaindo nos últimos anos. Roubos, arrombamentos, assaltos, furtos e outros tipos de delitos estão tirando o sossego até mesmo de quem viu o crescimento e colabora para o desenvolvimento.
A exemplo, seria a onde de assaltos e furtos de veículos que vem acontecendo de forma crescente nos últimos meses, onde bandidos armados estão abordando as vítimas nas ruas e residências, causando uma onde de medo pela cidade.
Desta vez, a ação dos bandidos foi mais ousada, ao ponto de invadir duas residências ao mesmo tempo. O assalto ocorreu por volta das 3h00 desta quarta-feira, dia 6, no centro da cidade, a cerca de 200 metros da delegacia da cidade.
Segundo o comerciante, Senhor Belírio (72) e a esposa, Dona Francisca Braga (63), foram acordados por uma barulho dentro da casa. Quando se levantaram a abriram a porta do quarto, foram surpreendidos pelos bandidos armados que anunciaram o assalto e obrigaram o casal a ficar deitados no chão. Dentro da casa, havia alguns netos e filhos que não foram incomodados enquanto estavam dormindo.
No mesmo tempo, outros comparsas também arrombavam a porta do filho que tem uma casa ao lado, o médico Edson Braga (47), que também foi rendido e amarrado no chão. Se acredita que ao menos quatro bandidos estavam no local, mas poder ser mais, devido um deles estar todo o tempo em contato com outro pelo celular.
Acidente na BR 317
Após alguns minutos sob a mira de revolveres, pegarem as chaves dos veículos e puseram o casal de idosos amarrado no banheiro e o médico no quarto. Inicialmente, o bando passou para o lado boliviano, provavelmente onde deixaram uma das camionetes e em seguida, partiram rumo à Capital com a outra ainda na madrugada.
Já no km 28, o bando perdeu o controle da camionete modelo Toyota/Hilux, placa NXR 5109, de propriedade do médico, capotou na BR ficando com as rodas para cima. Um camioneiro que passou no local, sem saber do que estava acontecendo, ainda ajudou na retirada dos ocupantes.
Bandido preso
As informações ainda são imprecisa, mas já dão conta da prisão de um dos envolvidos. O trabalho está sendo coordenado pelo delegado Sérgio Lopes, que está na cidade de Xapuri com o envolvido e que fará a transferência para a delegacia de Brasiléia a qualquer momento.
O caso foi registrado pelas vítimas na delegacia de Brasiléia.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale












Você precisa fazer login para comentar.