Acre
Faltam 13 dias: A partir desta segunda-feira para as Eleições Municipais de 2024
Epitaciolândia que de julho a outubro vestir a camisa e levantar a bandeira para expressar sua torcida, paixão ou até mesmo sua frustração, muitos moradores da cidade alta na fronteira estão se preparando mesmo é para a festa da democracia: as eleições municipais que acontecem em outubro.

Os 14.306 eleitores do município de Epitaciolândia (Acre), localizada à 240 km de Rio Branco, preparam-se para eleger, no dia 6 de outubro, as pessoas que ocuparão os cargos de prefeito e vice-prefeito, assim como mais 112 para as vagas do legislatura da Câmara de Vereadores. Com a chegada de 1º de janeiro de 2025, Epitaciolândia e o município caçula da regional do alto acre, que faz parte dos 5.569 localidades Brasileira.
As eleições municipais no interior do país têm um contexto especial, porque suas prefeituras e câmaras de vereadores muitas vezes são vistas como a esfera de governo e poder público mais importante e mais próxima do dia a dia do cidadão para atender necessidades em setores básicos — como educação, segurança e saúde.
Horário de votação no Acre será das 6h às 15h
O eleitor também precisa ficar atento ao horário de votação. O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) reforça que, assim como nas Eleições Gerais de 2022, o horário de votação para as Eleições Municipais de 2024 será das 6h às 15h. Essa medida, adotada nas últimas eleições, permanecerá vigente neste ano, com o objetivo de garantir a segurança do processo eleitoral.

Epitaciolândia tem 3 candidatos a prefeito e 112 candidatos a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: montagem
Disputam a eleição para o cargo de prefeito de Epitaciolândia três candidatos. São eles:
– Professor Antonio José Soares do Nascimento, de 47 anos, natural de Epitaciolândia (AC), nas eleições 2024, concorre pela coligação Partido Isolado MDB, e Altina Araújo Gonzaga (15), é candidata a Vice-prefeito pelo partido (MDB), tem 55 anos de idade, declarou ao TSE ser solteiro(a), nasceu em Brasiléia (AC), tem grau de instrução superior completo e sua profissão atual é “Agente de Saúde e Sanitarista”.
– Delegado Sérgio Lopes (PL), de 48 anos, natural de Mantena (MG). Nas eleições 2024, concorre pela coligação Avança Epitaciolândia (PL, PSD, União Brasil, Republicanos e Solidariedade), e Sérgio Mesquita candidato a Vice-prefeito na chapa pelo Republicano. Nascido em Brasiléia (AC), tem 40 anos, é servidor público estadual com superior completo e solteiro(a).
– Empresário Everton Soares da Silva (PP), de 40 anos, natural de Brasiléia (AC), nas eleições 2024, concorre pela coligação Unidos Por Epitaciolândia (PP, PDT, SB, Federação PSDB Cidadania e Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT, PC do B e PV), e Daniel Dorzila de Oliveira candidato a Vice-prefeito na chapa do PSDB. natural de Umuarama (PR), é Agricultor com Ensino Médio Completo e Divorciado.

No dia 13 de abril de 1992 realizou-se um plebiscito sobre a criação do município, o qual a população da vila foi convidada a votar, direta e secretamente. Foto: arquivo
Epitaciolândia tem 3 candidatos a prefeito e 112 candidatos a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo).

Veja mais dos candidatos em Epitaciolândia
- Delegado Sérgio Lopes (PL)
- Cargo Atual: Prefeito de Epitaciolândia
- Objetivo: Buscar a reeleição
- Situação: Tentando consolidar sua posição como o atual prefeito, Sérgio Lopes busca renovar seu mandato e manter a continuidade de suas políticas.
- Everton (PP)
- Apoio: Governador do Estado
- Posição: Desafiante direto ao atual prefeito
- Situação: Com o respaldo do governador, Everton está polarizando a disputa, buscando capitalizar sobre o apoio estadual para ganhar votos e criar uma alternativa forte à administração atual.
- Professor Soares (MDB)
- Cargo Atual: Vice-prefeito de Epitaciolândia
- Situação: Correndo por fora na disputa
- Desafeto: Tem um histórico de rivalidade com o atual prefeito, que era seu ex-companheiro de chapa nas últimas eleições. Isso pode adicionar uma dimensão pessoal à disputa, potencialmente influenciando o voto de eleitores que valorizam a experiência administrativa e a mudança de rumo.
Contexto da Eleição
- Polarização: A presença do apoio do governador a Everton cria uma polarização significativa na disputa, contrastando com a tentativa de Sérgio Lopes de manter o cargo e o posicionamento de Soares como uma alternativa que representa mudanças e novas perspectivas.
- Dinâmica da Corrida: A competição entre os três candidatos reflete um cenário complexo, onde a polarização entre o atual prefeito e o candidato apoiado pelo governador pode dividir os votos de maneira significativa. A rivalidade pessoal entre o atual prefeito e o vice-prefeito também adiciona uma camada adicional de complexidade à disputa.
O cenário em Epitaciolândia promete ser uma das disputas mais interessantes da 6ª zona eleitoral, com os eleitores tendo a oportunidade de escolher entre a continuidade, a alternativa política com apoio estadual, e uma proposta de mudança representada pelo vice-prefeito atual.
Confira mais informações sobre as candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no município por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Criação do município
No dia 13 de abril de 1992 realizou-se um plebiscito sobre a criação do município, o qual a população da vila foi convidada a votar, direta e secretamente. A população decidiu, com um percentual de 95% dos votos válidos, pelo “Sim” à sua emancipação política e administrativa.
A cada eleição, o eleitorado acreano cresce. Em 2024, são 612.448 pessoas aptas a ir às urnas no dia 6 de outubro. No último pleito municipal, em 2020, foram exatamente 561.261 eleitores que participaram do processo de escolha de prefeitos e vereadores.
Com os dados oficiais divulgados pelo TSE na noite desta quinta-feira, 18 de julho, é possível conhecer um pouco o perfil das pessoas que serão responsáveis por escolher os próximos vereadores e prefeitos das 22 cidades do Acre.

Em 2024, são 612.448 pessoas aptas a ir às urnas no dia 6 de outubro no Acre. No último pleito municipal, em 2020, foram exatamente 561.261 eleitores que participaram do processo de escolha de prefeitos e vereadores.
Em 2024, as mulheres continuam sendo a maioria – 51% – equivalente a 314.748 eleitoras. Consequentemente, os homens representam 49% do eleitorado: 297.700.
Os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, são 15.739 eleitores aptos a votar no pleito de outubro. O grupo aumentou significativamente em relação às últimas eleições municipais. Em 2020, os eleitores desta faixa etária eram de 6.094 pessoas.
Mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a comparecer às urnas eletrônicas em outubro para eleger prefeitas e prefeitos e vereadoras e vereadores em mais de 5.569 municípios do país.
Prisão
A partir de 21 de setembro, candidatos não poderão ser presos ou detidos, salvo em flagrante delito. Isso valerá até 8 de outubro.
Os eleitores também não poderão ser presos ou detidos entre os dias 1º e 8 de outubro, a não ser em caso de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.
O Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE) não participam da votação, uma vez que nessas localidades não há prefeitos nem vereadores. Quem tem o título cadastrado na Zona ZZ (exterior) também não participa, pois somente vota em eleições gerais e para presidente e vice-presidente da República.
Comentários
Acre
Operação Casa Maior cumpre mandados de prisão dentro de unidades prisionais de Rio Branco
Em mais uma fase da Operação Casa Maior, uma parceria entre a Polícia Civil do Acre (PCAC) e o Ministério Público do Estado (MPAC), foram cumpridos 23 mandados de prisão de pessoas que se encontram dentro de estabelecimentos penais em Rio Branco, nesta quinta-feira, 15.

No Acre, a operação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da PCAC e executada pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAC e, nesta fase, do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Polícia Penal (PPAC), do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Maycon Mendonça, presidente em exercício do Iapen, reitera que a instituição está prestando o apoio necessário para que a operação possa acontecer dentro do sistema prisional: “Estamos com todo o aparato de segurança que o Estado do Acre pode proporcionar para que o cumprimento desses mandados seja realizado dentro da normalidade, garantindo o sucesso da operação”.
Saulo José Macedo, delegado de Polícia Civil, que coordena a operação, explica que o foco são pessoas que “já são lideranças identificadas de organizações criminosas há alguns anos e estão sendo cumpridas as determinações judiciais relacionadas à prisão preventiva”. “Fatos estão sendo apurados, a investigação está se encerrando e logo mais ela será apresentada para o Judiciário”, enfatiza Macedo.
O coordenador do Gaeco, promotor de justiça Bernardo Albano, ressalta que os mandados de prisão para os privados de liberdade podem implicar em aumento de pena “decorrente de novas evidências de posição de liderança e de integral organização criminosa, também foram deferidos esses mandados, que podem aumentar a pena dessas pessoas, estando elas hoje em prisão definitiva, ou seja, já em cumprimento de pena ou em prisão provisória”.
The post Operação Casa Maior cumpre mandados de prisão dentro de unidades prisionais de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes prestigia inauguração da nova unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, participou nesta quarta-feira (14) da inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre no município. A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do acesso à Justiça e na ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade na região do Alto Acre.
A nova sede passa a atender os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, beneficiando diretamente mais de 44 mil habitantes, garantindo mais cidadania, dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam de assistência jurídica gratuita.
Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância da parceria institucional para a concretização do projeto. Foram registrados agradecimentos à defensora pública-geral do Acre, Juliana Marques Cordeiro, e a toda a equipe da Defensoria pelo trabalho realizado. Também foi reconhecido o apoio do Governo do Estado, do prefeito Sérgio Lopes, dos vereadores do município e da vice-governadora Mailza Assis, apontada como incentivadora da Defensoria Pública desde o período em que assumiu uma cadeira no Senado Federal.
A Defensoria Pública do Estado do Acre tem como missão garantir, de forma gratuita, o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O novo prédio foi construído em terreno doado pela Prefeitura de Epitaciolândia e está localizado no bairro Aeroporto, oferecendo uma estrutura própria, moderna e totalmente acessível à população.
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, proveniente do orçamento da própria instituição, a unidade conta com recepção, salas de atendimento, gabinetes, setores administrativos e espaços adaptados para assegurar conforto, dignidade e eficiência no atendimento ao público.
A nova sede já entrou em funcionamento na manhã da inauguração e realizou os primeiros atendimentos, consolidando mais um passo na ampliação dos serviços públicos essenciais na região do Alto Acre.
Comentários
Acre
Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta
Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do Rio Juruá e de seus principais afluentes. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com parceria da Defesa Civil, como medida preventiva para reduzir riscos à população ribeirinha.
De acordo com os dados mais recentes, o nível do Rio Juruá ultrapassou a cota de alerta pela segunda vez este ano. A medição atual é de 11,96m, o que acende um sinal de atenção para possíveis impactos, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagações. As equipes técnicas acompanham a evolução do volume de água de forma contínua, realizando medições diárias e vistorias nas comunidades mais próximas das margens.

Segundo o major Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o monitoramento antecipado é fundamental para garantir uma resposta rápida, caso o cenário se agrave. “Estamos acompanhando de perto a elevação do rio e mantendo nossas equipes em prontidão. O objetivo é agir de forma preventiva, orientando a população e adotando medidas necessárias para minimizar danos”, destacou o oficial.
A Defesa Civil Estadual disse que, até o momento, não há registro de ocorrências graves, mas alerta para que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações dos órgãos oficiais.
The post Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE



























Você precisa fazer login para comentar.