Cotidiano
Faixa etária, escolaridade e gênero: veja perfil dos eleitores do Acre aptos a votar em 2020
Eleitorado do estado aumentou 5,4% em quatro anos, segundo dados do TSE. Maioria dos eleitores tem entre 25 a 29 anos e mulheres representam maior parte.

Faixa etária, escolaridade e gênero: veja perfil dos eleitores do Acre aptos a votar em 2020 — Foto: Reprodução/TV Globo
Por Iryá Rodrigues
Nas eleições municipais de 2020, 561.261 eleitores estão aptos a votar no estado do Acre. A maioria do eleitorado é composta por mulheres, tem ensino médio completo e idade entre 25 a 29 anos, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consultados pela reportagem.
_____________________
Em comparação com o pleito de 2016, o número de cidadãos aptos a votar no estado cresceu 5,4%. Na última eleição municipal o total de eleitores era de 532.452.
_____________________
Em relação ao cadastro biométrico, 97,38% dos eleitores têm biometria registrada, um total de 546.564 pessoas. No entanto, por causa da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral suspendeu a obrigatoriedade e não haverá identificação biométrica do eleitor no pleito deste ano.
Gênero e nome social
A maioria do eleitorado é composta por mulheres. Em 2020, são 290.030 pessoas do gênero feminino com o título de eleitor regularizado no Acre, o que representa 51,7%. Já os homens são 48,3% do total, com 271.229. Somente dois eleitores não declaram a informação.
Em comparação com as eleições de 2016, a proporção foi parecida, sendo 51,1% eleitores do gênero feminino e 48,9% do gênero masculino. Na época, quatro eleitores não declararam a informação.
Pela segunda vez em uma eleição, 28 eleitores vão poder votar fazendo uso do nome social. Esta é a segunda eleição que acontece no país após a Justiça Eleitoral autorizar a inclusão de nome social no cadastro do eleitor.
Em 2018, o estado teve 14 pessoas que fizeram o uso do nome social. Já este ano, o número saltou para 28, um aumento de 100%.
Desde 2018, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) garante a transexuais e transgêneros o direito de mudarem o nome no registro civil sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo. Com a decisão, a alteração pode ser feita por meio de decisão judicial ou diretamente no cartório.
Faixa etária
A faixa etária predominante nesta eleição é de pessoas com idade entre tem entre 25 a 29 anos. São 69.693 dos eleitores nesta faixa etária, que representam 12,42% do eleitorado do estado. Em seguida, estão as pessoas entre 35 e 39 anos, que representam 11,65%.
Houve um aumento no número de eleitores com 100 anos ou mais. De acordo com os dados, 223 contra 134 na última eleição.
Escolaridade
As estatísticas do TSE também apontam que a escolaridade da maioria dos eleitores passou de Ensino Fundamental incompleto, em 2016, para Ensino Médio completo, em 2020, com 23,18% do total.
O número de analfabetos diminuiu de 56.314 para 50.977, uma redução de 9,5%. Assim como o total dos que leem e escrevem, que caiu de 71.819 na última eleição para 59.251.
O número de eleitores com Ensino Superior completo teve um aumento de 33% em comparação com a última eleição. Em 2016, eram 41.870 pessoas e em 2020 são 55.588, o que representa 9,9% do eleitorado deste pleito.
Comentários
Cotidiano
Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A
Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.
Contra Brasileia
O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão
Finais definidas
As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14
O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.
“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.
11 competições
A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).
“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Inter define Tite como alvo para treinador em 2026
Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge
Placar
O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12, que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.
Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.
“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.
Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.
Tite: último trabalho e passagem pelo Inter
O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.
Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.
Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.





Você precisa fazer login para comentar.