Conecte-se conosco

Acre

Fábrica de instrumentos musicais do Iapen recebe visita do Tribunal de Justiça do Acre

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre, representado pelo desembargador Francisco Djalma da Silva, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Acre, estive no Polo Moveleiro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) nesta quinta-feira, 23, para acompanhar as atividades da fábrica de instrumentos musicais Sons da Liberdade, recém-inaugurada.

Desembargador Francisco Djalma recebendo miniatura de madeira feita pelos detentos do sistema penitenciário. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O espaço proporciona o curso de luthieria para 15 detentos, e pretende alcançar 40 reeducandos nesse primeiro momento. Tem como objetivo ensinar os privados de liberdade a construir e consertar instrumentos musicais e, por meio dessa atividade, ressocializar e dar a oportunidade de, quando saírem do sistema prisional, já terem uma profissão com a qual seguirão suas vidas.

Desembargador Francisco Djalma e presidente de Iapen em visita à fábrica de instrumentos musicais. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Acompanhado do presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, o desembargador Djalma falou sobre o impacto desse projeto: “Isso aqui é um passo pequeno, mas gigantesco, e muito interessante para todos aqueles que vivem dentro do sistema. Eu quero parabenizar o Alexandre, a todos aqueles que integram o projeto, a doutora Andréa, a desembargadora Regina, a Débora. Sobretudo, o pessoal do Iapen, que está à frente dessa situação, desse trabalho. Isso é extremamente importante. Nunca se fez isso aqui no estado, de maneira que esse primeiro passo é extremamente importante. Essas pessoas estão vindo aqui, estão adquirindo uma profissão que certamente irão utilizar lá fora quando terminarem, digamos assim, as suas reprimendas”.

Instrumentos sendo produzidos pelos reeducandos do curso de luthieria. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O Iapen está trabalhando com diversos projetos de ressocialização dos detentos, onde todos só têm a ganhar, tanto os reeducandos quando saírem do sistema prisional, como a própria sociedade, é o que explica o presidente da autarquia, Alexandre Nascimento: “É uma atividade que é implícita ao sistema penitenciário, ressocializar. Em parceria com o Tribunal de Justiça, esse grande parceiro que não só acompanha as ações de execução penal, mas também investe na ressocialização. O governo do Estado tem proporcionado ao sistema penitenciário todo esse espaço que garante que nós façamos o processo de ressocialização por completo. O Ibama também é um grande parceiro ao fornecer essa madeira, que é usada com essa finalidade específica e com outras atividades também, como o processo de marcenaria, a construção de imóveis, e, no fim, quem ganha é a sociedade, porque esses reeducandos serão devolvidos ao meio social em uma condição muito melhor do que chegaram aqui”.

Durante o curso de luthieria, que foi dividido em três módulos, os reeducandos aprendem não só a fazer ou consertar instrumentos, como também são informados sobre como funciona o mercado de trabalho nessa área, com o intuito de que possam, de fato, seguir com a profissão, é o que destaca Jardel Costa da Silva, que é policial penal e também instrutor do curso: “Durante esse processo eu vou conversando com eles, dando uma perspectiva de mercado, como funciona o mercado lá fora, com o que dá para trabalhar, e assim eles vão tendo uma visão. Uma etapa legal também é que um dos instrumentos que eles fizerem aqui vai ser deles, então cada um já vai ter um produto para, quando sair, conseguir mostrar e aí já começar a construir um currículo a partir disso”.

Reeducando trabalhando na construção de instrumento musical. Foto: Zayra Amorim/Iapen

L. N. V., que está participando do curso, fala que aprender essa profissão pode ajudar a mudar de vida: “É uma profissão muito legal. É um sonho ter realizado também esse curso. O professor me deu uma oportunidade. Eu agradeço muito a ele e todo o Iapen, que trabalha com a gente, que ajuda a gente. Só tenho a agradecer mesmo, o motivo para mudar de vida e a esperança de conseguir alguma coisa mais na frente, no futuro”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Assis Brasil entrega beneficiadora de arroz e leva ações à Comunidade Santa Clara

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil realizou, neste sábado(14), uma importante ação integrada na Comunidade Santa Clara, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural e o cuidado com as pessoas.

O prefeito Jerry Correia, acompanhado do secretário de Agricultura, da secretária de Assistência Social, da secretária de saúde e sua equipe e da Secretaria da Mulher, esteve na comunidade para a entrega de uma beneficiadora de arroz, equipamento que vai fortalecer a produção local e garantir mais autonomia e geração de renda para os produtores.

A beneficiadora foi adquirida por meio de apoio da então senadora Mailza Assis, hoje vice-governadora do Acre, atendendo a uma demanda importante da comunidade rural.

Além da entrega do equipamento, a ação contou com diversos serviços essenciais oferecidos à população. A equipe de Saúde realizou:

•Atualização da caderneta de vacinação;

•Testes rápidos;

•  Palestras

•Orientações preventivas;

•Atendimentos básicos à comunidade.

A Secretaria da Mulher promoveu palestras voltadas ao fortalecimento feminino, abordando temas como direitos, prevenção à violência e saúde da mulher.

Já a equipe da Assistência Social garantiu atendimento do programa Bolsa Família, esclarecendo dúvidas e realizando atualizações cadastrais.

“Hoje é um dia muito importante para a Comunidade Santa Clara. A entrega dessa beneficiadora de arroz representa mais desenvolvimento, mais renda e mais dignidade para os nossos produtores. Nosso compromisso é estar presente nas comunidades, ouvindo as necessidades e trazendo soluções. Além do equipamento, trouxemos saúde, assistência social e ações voltadas às mulheres, porque cuidar das pessoas é prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando de forma integrada, levando ações concretas que transformam a vida da população e fortalecem as comunidades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Fiat Uno capota na AC-475, próximo a frigorífico em Acrelândia

Publicado

em

Ocupantes sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados à unidade de saúde do município

Um veículo modelo Fiat Uno capotou na manhã deste sábado (14) na Rodovia AC-475, nas proximidades do frigorífico de Acrelândia, no interior do Acre.

Segundo informações de testemunhas, o motorista teria perdido o controle da direção, provocando o capotamento do automóvel. Apesar do impacto e dos danos causados ao veículo, os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas à Unidade Mista de Saúde de Acrelândia, onde receberam atendimento médico.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar estiveram no local para prestar assistência e organizar o trânsito. As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Dupla armada assalta bar na Avenida 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Criminosos levaram dinheiro do caixa e celular de cliente; ninguém ficou ferido

Um assalto foi registrado na noite desta sexta-feira (13) em um bar localizado na Avenida 25 de Agosto, ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, em Cruzeiro do Sul.

Segundo relato das vítimas, dois homens que momentos antes estavam em um estabelecimento vizinho entraram no bar e anunciaram o assalto. Um dos suspeitos, supostamente armado, foi diretamente ao caixa e subtraiu cerca de R$ 300 em dinheiro.

O segundo envolvido recolheu o aparelho celular de uma cliente que estava no local. De acordo com informações repassadas às autoridades, ele apresentava comportamento alterado, aparentando estar sob efeito de entorpecentes.

Clientes e funcionários viveram momentos de pânico durante a ação criminosa. Apesar da tensão, não houve registro de feridos.

A Polícia Militar do Acre foi acionada, esteve no local para colher informações e registrar a ocorrência. O caso será investigado com o objetivo de identificar e localizar os suspeitos.

Comentários

Continue lendo