Geral
Exportação de madeira e castanha fazem Acre fechar junho com saldo de 3,84 milhões de dólares na balança comercial
Foram 5.129.968 dólares em exportações e 1.305.654 doláres em importações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/P/YLhbrXTVmM9dOcxTTTYg/whatsapp-image-2021-11-18-at-07.25.38-1-.jpeg)
Exportação de madeira e castanha fazem Acre fechar junho com saldo de 3,84 milhões de dólares na balança comercial — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal
Com a chegada do chamado “verão amazônico” começam a todo vapor as atividades do manejo florestal no estado e em junho isso já pode ser medido nos dados da balança comercial, que mede exportação e importação do estado.
Em maio, o saldo havia ultrapassado os 5,9 milhões de dólares, que foram puxados pela soja. Já em junho, dados do Ministério da Economia mostram que foram 5.129.968 dólares em exportações e 1.305.654 de dólares em importações, gerando assim um saldo de mais de 3,8 milhões de dólares em junho deste ano.
Os números representam, se comparados com o mesmo período do ano passado, um aumento de 12,8% nas exportações e mais de 290% nas importações. Já o saldo final de junho teve uma queda de 9%, uma vez que junho de 2021 fechou com um saldo de 4.216.934 e já este ano baixou para 3,8 milhões de dólares.
Com o resultado do mês, contando de janeiro a junho, o Acre superou o saldo de 2021 em 8,11 milhões de dólares, totalizando 35,22 milhões de dólares, o que representa novo recorde do seu comércio exterior para o período.
A madeira e a castanha representam 49,6% de tudo o que foi exportado durante esses seis meses. Em seguida, aparecem à soja e o milho (38,6%) e produtos de origem animal (bovinos e suínos), com 8,6%.
Dados de importações e exportações no Acre
| Junho | 2021 | 2022 | Variação |
| Exportações | 4.548.365 dólares | 5.129.968 dólares | 12,8% |
| Importações | 331.431 dólares | 1.305.654 dólares | 293,9% |
| Saldo | 3.824.314 dólares | 4.216.934 dólares | -9,3% |
Comentários
Geral
Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente
A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.
A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.
Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Você precisa fazer login para comentar.