Conecte-se conosco

Cotidiano

Experiência positiva do Acre na educação profissional e tecnológica é apresentada em evento do Ministério da Educação

Publicado

em

Rosângela Queiroz (centro), da Secretaria de Educação, apresentou caso positivo do Acre em reunião no MEC. Foto: Wesley Moraes/Repac

O evento, que segue até esta sexta-feira, 28, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne gestores da área no país. O objetivo é ampliar conhecimentos e experiências e fortalecer essa modalidade de ensino. O caso positivo do Acre foi apresentado por Rosângela Queiroz, chefe da Divisão de Ensino Profissionalizante e gestora de Ensino Profissional e Tecnológico da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Conforme Rosângela, ainda no período de 2021 a 2024, o índice de aprovação dos alunos dessa modalidade de ensino subiu de 81,85% para 94,74% e o abandono escolar caiu de 19.09% para 5,02%. Os ganhos, reforçou a gestora, também podem ser exemplificados com as conquistas dos próprios estudantes.

“Hoje já temos estudantes que concluíram o itinerário de formação profissional e que já passaram em concursos públicos. Uns estão sendo chamados e outros já estão trabalhando”, disse Rosângela, ressaltando, ainda, exemplos de alunos de curso técnico de enfermagem que passaram no vestibular e estão fazendo curso superior na área.

Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica está sendo realizado em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Temos vários casos de sucesso na implementação desse currículo e estamos muito felizes em poder contribuir, enquanto secretaria, nesse processo de formação dos estudantes do nosso estado”, afirmou a gestora da SEE, destacando também o empenho do secretário de Educação, Aberson Carvalho, “que é um secretário inovador, se preocupa com as parcerias e com a qualidade da oferta dos cursos no estado”.

Parcerias

Rosângela Queiroz destacou também o empenho dos estudantes, o monitoramento e o acompanhamento da qualidade desse ensino e, especialmente, a importância das diversas parcerias realizadas para os bons resultados, a exemplo do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) – autarquia vinculada à  Secretaria de Educação, além de integrantes do Sistema S, como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Todos os parceiros têm dado contribuição fundamental para a implementação e o sucesso da iniciativa”, afirmou a gestora.

Da esquerda para a direita: Mara, Aldenice, Rosângela e Kátia, no encontro sobre educação profissional e tecnológica realizado pelo MEC, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac

O Acre participou de mesa de apresentação de experiências locais junto com outros estados do Norte do país. Também estão participando do encontro a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Médio da SEE, Kátia Leão, e duas integrantes do Ieptec: a diretora de ensino, Mara Lima, e a chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento, Aldenice Ferreira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo