O Acre participou de mesa de apresentação de experiências locais junto com outros estados do Norte do país. Também estão participando do encontro a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Médio da SEE, Kátia Leão, e duas integrantes do Ieptec: a diretora de ensino, Mara Lima, e a chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento, Aldenice Ferreira.
Cotidiano
Experiência positiva do Acre na educação profissional e tecnológica é apresentada em evento do Ministério da Educação

Rosângela Queiroz (centro), da Secretaria de Educação, apresentou caso positivo do Acre em reunião no MEC. Foto: Wesley Moraes/Repac
O evento, que segue até esta sexta-feira, 28, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne gestores da área no país. O objetivo é ampliar conhecimentos e experiências e fortalecer essa modalidade de ensino. O caso positivo do Acre foi apresentado por Rosângela Queiroz, chefe da Divisão de Ensino Profissionalizante e gestora de Ensino Profissional e Tecnológico da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
Conforme Rosângela, ainda no período de 2021 a 2024, o índice de aprovação dos alunos dessa modalidade de ensino subiu de 81,85% para 94,74% e o abandono escolar caiu de 19.09% para 5,02%. Os ganhos, reforçou a gestora, também podem ser exemplificados com as conquistas dos próprios estudantes.
“Hoje já temos estudantes que concluíram o itinerário de formação profissional e que já passaram em concursos públicos. Uns estão sendo chamados e outros já estão trabalhando”, disse Rosângela, ressaltando, ainda, exemplos de alunos de curso técnico de enfermagem que passaram no vestibular e estão fazendo curso superior na área.

Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica está sendo realizado em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac
“Temos vários casos de sucesso na implementação desse currículo e estamos muito felizes em poder contribuir, enquanto secretaria, nesse processo de formação dos estudantes do nosso estado”, afirmou a gestora da SEE, destacando também o empenho do secretário de Educação, Aberson Carvalho, “que é um secretário inovador, se preocupa com as parcerias e com a qualidade da oferta dos cursos no estado”.
Parcerias
Rosângela Queiroz destacou também o empenho dos estudantes, o monitoramento e o acompanhamento da qualidade desse ensino e, especialmente, a importância das diversas parcerias realizadas para os bons resultados, a exemplo do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) – autarquia vinculada à Secretaria de Educação, além de integrantes do Sistema S, como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Todos os parceiros têm dado contribuição fundamental para a implementação e o sucesso da iniciativa”, afirmou a gestora.

Da esquerda para a direita: Mara, Aldenice, Rosângela e Kátia, no encontro sobre educação profissional e tecnológica realizado pelo MEC, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac
Comentários
Continue lendo
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.