fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Expedição Juruá: Esjud Alcança Centenas De Profissionais Com Ações Educacionais

Publicado

em

Órgão de Ensino promoveu curso, congresso jurídico, treinamento do Eproc, edição do Sem Fronteiras, visita a aldeias indígenas e módulo do Mestrado.

Ir mais longe para estar cada vez mais perto. Com essa visão, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) alcançou centenas de profissionais da Justiça durante uma semana no Vale do Juruá. Confira os números abaixo.

Em apenas cinco dias, de 22 a 26 de abril, o Órgão de Ensino realizou treinamento do Sistema Processual Eletrônico (Eproc), edição do Programa Saber sem Fronteiras (Módulos I, II e III), um Congresso Jurídico, o curso “Técnicas de Inquirição”, e mais uma etapa do Mestrado Profissional. Além de duas visitas a aldeias, que integraram o Curso Direito Indígena.

Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes destacou a relevância dessa atuação. “A proposta é que a Escola seja cada vez mais inclusiva, diminuindo eventuais distâncias e atingindo o maior número de pessoas, mesmo aquelas que estejam em comarcas mais longínquas da Rio Branco. Também vai ao encontro dos pilares da nossa gestão, que é o acolhimento, a valorização e o profissionalismo”, explicou.

Números

As ações nas três comarcas englobaram expressivo número de participantes, como atestam os números:

1º Dia

Na segunda-feira (22), o treinamento do Eproc e o Sem Fronteiras I, II e III foram ofertados na Comarca de Rodrigues Alves. “A Escola trouxe os seus melhores serviços, a exemplo dessa atualização tão importante sobre esse novo sistema, que está diretamente relacionado à atividade processual. Primeiras impressões são boas, pois é uma ferramenta que não depende da instalação de nenhum software, 100% web, o que facilita o acesso, até mesmo pelo celular. Só tenho que agradecer por essa parceria da Escola, que caminha ao lado dos magistrados e servidores, sobretudo no interior do Estado”, avaliou o juiz de Direito Jorge Luiz, titular da unidade judiciária.

No mesmo dia, no período da noite, na Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul, começou o curso “Técnicas de Inquirição baseadas em Psicologia do Testemunho (Módulo I)”, com o professor Tiago Gagliano. A atividade se estendeu até a quarta-feira (24).

2º Dia

Na terça-feira (23), das 7h às 14h, Cruzeiro do Sul recebeu os cursos Eproc e Saber sem Fronteiras (I, II e III) na sede do Colégio Militar Dom Pedro II, alcançando centenas de profissionais.

Para o juiz de Direito Erik Farhat, diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, “as ações da Esjud no Juruá retratam bem a magnitude do engajamento do órgão com seu propósito de educação para Direitos Humanos”.

Marcelo Magalhães, que atua no Setor de Distribuição Direção do Foro de Cruzeiro do Sul, destacou a contribuição das ações educacionais. “A capacitação do Eproc no Poder Judiciário é uma ação de grande relevância, tendo em vista que acompanha os avanços tecnológicos no modelo de gestão, trazendo uma celeridade maior nas rotinas de trabalho, respondendo de forma eficaz aos direitos dos jurisdicionados. Quanto ao Programa Saber sem Fronteiras, é algo muito positivo porque capacita os serventuários da Justiça em suas competências técnicas e comportamentais”, avaliou.

Nesse mesmo dia, a Esjud visitou a Aldeia Indígena Noke Kui, como parte da etapa prática do Curso “Direito dos Povos Indígenas e Poder Judiciário”, iniciado em fevereiro deste ano. A atividade de vivência teve a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, do vice-presidente, desembargador Luís Camolez, de juízas(es) de Direito e juízes(as) de Direito substituas(os), mestrandos do Curso “Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos”, e servidoras(es) da Instituição.

Já no período da noite, o Auditório do Senac, em Cruzeiro do Sul, ficou lotado com o “I Congresso Jurídico do Juruá: Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos”, também promovido pela Escola. O intuito da agenda foi suscitar o debate e a reflexão sobre os desafios contemporâneos da prestação jurisdicional e dos Direitos Humanos, proporcionando aos operadores do Direito do Juruá um espaço de aprendizado, troca de experiências e aprimoramento profissional.

3º dia

A programação do terceiro dia (24) começou com a visita à Aldeia Puyanawa, ocasião em que as autoridades e serventuários da Justiça foram recepcionados com cantorias, manifestações culturais, e depoimentos dos líderes da etnia, como o cacique-geral Joel. O intercâmbio concorre para uma maior aproximação do Órgão de Ensino com os povos originários, abrindo possibilidades de outras agendas na perspectiva do Direito Indígena.

Ainda na quarta-feira (24), teve início o Mestrado Profissional, no Hotel do SESC, com a presença de 20 discentes. Este já é o 6º Módulo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, que tem por especificidade a importância de se compreender com maior apuro os conflitos sociais e as formas de interpretação das condições sociais de produção de litígios. Por essa razão, envolve a formação dos profissionais atuantes no âmbito da prestação jurisdicional e Direitos Humanos, para que possam lidar com os novos desafios de uma sociedade democrática e aberta aos desafios constitucionais.

A Comarca de Mâncio Lima recebeu o Eproc e o Saber sem Fronteiras I, II e III. Titular da unidade judiciária, a juíza de Direito Gláucia Gomes elogiou a iniciativa da Escola. “Traz para nós a possibilidade de adquirirmos conhecimento e aprendizagem sem precisar irmos a Rio Branco. No caso do Eproc, um sistema mais ágil, mais integrado, efetivo, com mais facilidade, bastante intuitivo. Só tende a trazer uma otimização do nosso trabalho. É a Escola preocupada com uma maior eficiência e a melhoria da prestação jurisdicional”, disse.

4º e 5º dias

O quarto e quinto dias, na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26) foram marcados por uma edição especial do Mestrado Profissional Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/Esjud/Turma), realizada em caráter inédito fora da Capital.

Com 30 horas-aula, a disciplina “Seminário Interdisciplinar” foi conduzida pela professora doutora Patrícia Medina. O objetivo foi aprofundar o conhecimento dos participantes a respeito dos fundamentos e técnicas de pesquisa científica, que possibilitem estudos sistematizados com consequentes reflexos nas soluções dos problemas sociojurídicos.

A disciplina também visa incentivar a produção de produtos finais no programa em suas diversas formas, abertos ao diálogo com o paradigma da complexidade e com a proposta de troca e aprendizagem mútua entre campos de saberes. Esses produtos devem visar à construção de um conhecimento profissional da Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos nas múltiplas dimensões.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Estado lança programa Alfabetiza Acre/EJA para representantes dos núcleos de educação no interior

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançou oficialmente na tarde desta terça-feira, 21, no auditório da própria SEE, o programa Alfabetiza Acre/EJA para coordenadores e representantes dos núcleos do interior.

Participaram da abertura da jornada pedagógica para os representantes dos núcleos o secretário de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Aberson Carvalho; a presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Elisete Machado; a diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza; o chefe do Departamento da EJA, Jessé Dantas; e o chefe do Departamento de Gestão de Redes, José Rego.

Abertura do Alfabetiza Acre/EJA contou com a presença de alunos do Ceja. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A jornada pedagógica realizada com os 21 núcleos da SEE do interior foi o momento de alinhar fundamentos de orientação pedagógica e administrativa para o programa, que irá iniciar, de acordo com o chefe do Departamento da EJA, no próximo dia 17 de junho. “O programa tem como objetivo garantir a educação de todos e erradicar o analfabetismo”, disse.

O secretário Aberson Carvalho destacou que, atualmente, há em todo o estado em torno de 70 mil pessoas que não sabem ler e escrever. “Erradicar o analfabetismo é um compromisso de governo e, por isso, estamos implementando o programa Alfabetiza Acre/EJA”, destacou.

Secretário Aberson Carvalho: “Erradicar o analfabetismo é um compromisso de governo”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“É um programa para quem ainda não teve oportunidade de aprender, por isso precisamos garantir a todos essa oportunidade, uma vez que o programa Alfabetiza Acre/EJA tem uma nova forma de ensino, uma nova metodologia. Queremos ver o nosso estado com uma alfabetização plena”, afirmou.

A diretora de Ensino da SEE, professora Gleice Souza, destacou a necessidade de implementar a política territorial para que o que é ensinado em Rio Branco, por exemplo, também possa ser ensinado em todos os outros municípios. “Nosso propósito é de uma política territorial, com a universalização do programa dentro do estado”, frisou.

Equipe da EJA fará formação para os alfabetizadores da capital e do interior. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Elisete Machado, destacou a importância de saber ler e escrever. “Ler e escrever é viajar pela leitura, é enxergar o mundo de uma forma diferente. O conselho é parceiro da SEE no sentido de ajudar, de orientar, pois além de órgão normativo, somos consultivo também”, disse.

O coordenador da EJA do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul, professor José Adriano Silva de Oliveira, destacou a importância do programa. “É fundamental um programa como esse, fundamental o governo estar fomentando esse programa para que as pessoas possam vislumbrar uma ascensão social, já que muitos vivem à margem, porque não sabem ler e escrever”, destacou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Saque-calamidade do FGTS está disponível, dos 9 municípios acreano, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil estão habilitados

Publicado

em

O cidadão deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive poupança, ou outro banco. Após o envio, a Caixa irá analisar a solicitação e, após aprovação, o valor será creditado em conta.

Saque-calamidade pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas pelas enchentes e indicadas pelas secretarias de Defesa Civil dos municípios. Qualquer cidadão com saldo na conta do FGTS poderá fazer o saque – inclusive quem já fez o saque nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.

Trabalhadores de municípios afetados por enchentes desde o fim de abril podem fazer a solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade.

“Já temos municípios que estão habilitados para que as pessoas atingidas possam solicitar a retirada desse valor, de até R$ 6.240, que é um apoio muito importante”, informou o ministro para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, nesta terça-feira (21), durante coletiva à imprensa, em Porto Alegre.

O saque-calamidade pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas pelas enchentes e indicadas pelas secretarias de Defesa Civil dos municípios. Qualquer cidadão com saldo na conta do FGTS poderá fazer o saque – inclusive quem já fez o saque nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.

A liberação será autorizada após o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhecer, por meio de portaria, o estado de calamidade pública ou situação de emergência da localidade.

Como sacar

Para pedir a liberação do benefício, o trabalhador que tem direito deve acessar no aplicativo FGTS e fazer a solicitação com clique na opção “Solicitar meu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”. Na seleção do motivo do saque, apontar “Calamidade pública”, informar o nome do município, digitar o CEP e o número da residência e clicar em “Continua”.

Depois, é necessário encaminhar os seguintes documentos:

– cópia da frente e do verso do documento de identidade, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte, além de foto do próprio rosto segurando o documento de identificação;

– cópia do comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet, de TV e de cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

– cópia da certidão de casamento ou da escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou do companheiro.

Em razão dos alagamentos, se não for possível apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, é possível apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada.

O cidadão deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive poupança, ou outro banco. Após o envio, a Caixa irá analisar a solicitação e, após aprovação, o valor será creditado em conta.

Dúvidas

Mais informações sobre o saque-calamidade podem ser obtidas no site oficial do FGTS. Caso necessário, os telefones de contato com a Caixa são os 4004 0104 (para ligações feitas a partir das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (nas demais regiões).

Veja a lista completa das cidades habilitadas e o prazo para solicitar o saque:

UF Município Prazo para solicitação de saque
AC​ Assis Brasil 26/05/2024
Brasilei​a 26/05/2024
Cruzeiro Do Sul 26/05/2024
Epitaciolândia 26/05/2024
Feijo 26/05/2024
Jordão 26/05/2024
Marechal Thaumaturgo 26/05/2024
Rio Branco 26/05/2024
Santa Rosa do Purus 26/05/2024
BA Muquem Do Sao Francisco 21/05/2024
ES Alegre 22/06/2024
Alfredo Chaves 22/06/2024
​Apiaca 30/06/2024
Bom Jesus do Norte 22/06/2024
Itarana 02/07/2024
Mimoso Do Sul 24/06/2024
Muniz Freire 22/06/2024
MG Açucena 30/05/2024
​​​RJ​ Barra do Piraí 22/05/2024
Bom Jesus do Itabapoana 26/06/2024
Campos dos Goytacazes 30/06/2024
Engenheiro Paulo de Fronti​n 27/05/2024
Itaperuna 30/06/2024
Japeri 29/05/2024
Magé 22/06/2024
Nova Iguaçu 23/06/2024
Paracambi 22/05/2024
Petrópolis 21/06/2024
Queimados (Portaria 814) 10/06/2024
Teresópolis 22/06/2024
RN Ipanguacu 10/06/2024
​​​RS Aceguá 12/08/2024
Agudo 03/08/2024
Ajuricaba 12/08/2024
Alecrim 12/08/2024
Alegria 12/08/2024
Alpestre 12/08/2024
Alto Alegre 12/08/2024
Alto Feliz 12/08/2024
Amaral Ferrador 12/08/2024
Ametista do Sul 12/08/2024
Anta Gorda 03/08/2024
Arambaré 12/08/2024
Araricá 12/08/2024
Aratiba 12/08/2024
Arroio do Meio 06/08/2024
Arroio do Tigre 12/08/2024
Arroio dos Ratos 12/08/2024
Arroio Grande 12/08/2024
Arvorezinha 06/08/2024
Augusto Pestana 12/08/2024
Áurea 12/08/2024
Balneário Pinhal 12/08/2024
Barão de Cotegipe 12/08/2024
Barra do Guarita 12/08/2024
Barra do Ribeiro 12/08/2024
Barra do Rio Azul 12/08/2024
Barra Funda 12/08/2024
Barros Cassal 12/08/2024
Benjamin Constant do Sul 12/08/2024
Bento Gonçalves 12/08/2024
Boa Vista das Missões 12/08/2024
Boa Vista do Incra 12/08/2024
Boa Vista do Sul 12/08/2024
Bom Princípio 12/08/2024
Bom Progresso 12/08/2024
Bom Retiro do Sul 06/08/2024
Boqueirão do Leão 12/08/2024
Braga 12/08/2024
Brochier 12/08/2024
Caçapava do Sul 12/08/2024
Cachoeirinha 12/08/2024
Cacequi 12/08/2024
Cacique Doble 12/08/2024
Caiçara 12/08/2024
Camaquã 12/08/2024
Camargo 12/08/2024
Campestre da Serra 15/08/2024
Campina das Missões 12/08/2024
Campinas do Sul 12/08/2024
Campo Bom 06/08/2024
Campos Borges 12/08/2024
Candelária 03/08/2024
Cândido Godói 12/08/2024
Candiota 12/08/2024
Canela 12/08/2024
Canoas 06/08/2024
Canudos do Vale 12/08/2024
Capão Bonito do Sul 15/08/2024
Capão do Leão 12/08/2024
Capela de Santana 12/08/2024
Capitão 12/08/2024
Capivari do Sul 12/08/2024
Carlos Barbosa 06/08/2024
Carlos Gomes 12/08/2024
Casca 12/08/2024
Catuípe 12/08/2024
Caxias do Sul 06/08/2024
Caxias do Sul (Portaria 1587) 12/08/2024
Centenário 12/08/2024
Cerrito 12/08/2024
Cerro Branco 12/08/2024
Cerro Grande 12/08/2024
Cerro Grande do Sul 12/08/2024
Chapada 12/08/2024
Charqueadas 12/08/2024
Chiapetta 12/08/2024
Ciríaco 12/08/2024
Colinas (Portaria 722) 30/05/2024
Colinas (Portaria 1587) 12/08/2024
Colorado 12/08/2024
Condor 12/08/2024
Constantina 12/08/2024
Coqueiro Baixo 12/08/2024
Coronel Bicaco 12/08/2024
Coronel Pilar 12/08/2024
Cotiporã 12/08/2024
Crissiumal 12/08/2024
Cristal 12/08/2024
Cristal do Sul 12/08/2024
Cruz Alta 21/05/2024
Cruzaltense 12/08/2024
Cruzeiro do Sul 12/08/2024
David Canabarro 12/08/2024
Derrubadas 12/08/2024
Dezesseis de Novembro 12/08/2024
Dilermando de Aguiar 12/08/2024
Dois Irmãos 12/08/2024
Dois Irmãos das Missões 12/08/2024
Dois Lajeados 12/08/2024
Dom Feliciano 12/08/2024
Dom Pedro de Alcântara 12/08/2024
Dona Francisca 12/08/2024
Doutor Maurício Cardoso 12/08/2024
Doutor Ricardo 12/08/2024
Eldorado do Sul (portaria 798) 06/06/2024
Eldorado do Sul (portaria 1379) 03/08/2024
Encantado 03/08/2024
Encruzilhada do Sul 12/08/2024
Engenho Velho 12/08/2024
Entre Rios do Sul 12/08/2024
Erval Grande 12/08/2024
Erval Seco 12/08/2024
Espumoso 12/08/2024
Estação 12/08/2024
Esteio 03/08/2024
Estrela 12/08/2024
Estrela Velha 12/08/2024
Farroupilha 03/08/2024
Faxinal do Soturno 12/08/2024
Faxinalzinho 12/08/2024
Fazenda Vilanova 12/08/2024
Feliz 03/08/2024
Floriano Peixoto 12/08/2024
Fontoura Xavier 12/08/2024
Formigueiro 12/08/2024
Forquetinha 12/08/2024
Fortaleza dos Valos 12/08/2024
Frederico Westphalen 12/08/2024
Garibaldi 12/08/2024
Garruchos 12/08/2024
General Câmara 12/08/2024
Gentil 12/08/2024
Giruá 12/08/2024
Gramado 12/08/2024
Gramado dos Loureiros 12/08/2024
Gramado Xavier 12/08/2024
Gravatai 13/06/2024
Guaíba 03/08/2024
Guaporé 12/08/2024
Harmonia (Portaria 1467) 06/08/2024
Herval 12/08/2024
Herveiras 12/08/2024
Humaitá 12/08/2024
Ibarama 12/08/2024
Ibiaçá 12/08/2024
Ibirapuitã 12/08/2024
Ibirubá 12/08/2024
Igrejinha 06/08/2024
Ilópolis 12/08/2024
Imigrante 12/08/2024
Independência 12/08/2024
Inhacorá 12/08/2024
Iraí 12/08/2024
Itaara 12/08/2024
Itapuca 12/08/2024
Itaqui 12/08/2024
Itati 12/08/2024
Itatiba do Sul 12/08/2024
Ivorá 12/08/2024
Ivoti 12/08/2024
Jaboticaba 12/08/2024
Jacuizinho 12/08/2024
Jaguarão 12/08/2024
Jaguari 06/08/2024
Jari 12/08/2024
Jóia 12/08/2024
Júlio de Castilhos 12/08/2024
Lagoa Bonita do Sul 12/08/2024
Lagoa dos Três Cantos 12/08/2024
Lagoão 12/08/2024
Lajeado 06/08/2024
Lajeado do Bugre 12/08/2024
Lavras do Sul 12/08/2024
Liberato Salzano 12/08/2024
Maçambara 12/08/2024
Machadinho 12/08/2024
Manoel Viana 12/08/2024
Maquiné 12/08/2024
Maratá 06/08/2024
Marau 12/08/2024
Marcelino Ramos 12/08/2024
Mariano Moro 12/08/2024
Marques de Souza 12/08/2024
Mata 03/08/2024
Mato Leitão 12/08/2024
Maximiliano de Almeida 12/08/2024
Miraguaí 12/08/2024
Montauri 12/08/2024
Montenegro 06/08/2024
Mormaço 12/08/2024
Muçum 03/08/2024
Não-me-toque 12/08/2024
Nonoai 12/08/2024​
Nova Alvorada 12/08/2024
Nova Bassano 12/08/2024
Nova Boa Vista 12/08/2024
Nova Bréscia 12/08/2024
Nova Esperança do Sul 03/08/2024
Nova Palma 03/08/2024
Nova Petrópolis 06/08/2024
Nova Ramada 12/08/2024
Nova Santa Rita 03/08/2024
Novo Barreiro 12/08/2024
Novo Cabrais 12/08/2024
Novo Hamburgo 21/05/2024​
Novo Hamburgo (Portaria 1587) 12/08/2024
Novo Machado 12/08/2024
Novo Tiradentes 12/08/2024
Novo Xingu 12/08/2024
Paim Filho 12/08/2024
Palmares do Sul 12/08/2024
Palmeira das Missões 12/08/2024
Palmitinho 12/08/2024
Panambi 12/08/2024
Pantano Grande 12/08/2024
Paraí 12/08/2024
Paraíso do Sul 12/08/2024
Pareci Novo 12/08/2024
Passa Sete 12/08/2024
Passo do Sobrado 12/08/2024
Paulo Bento 12/08/2024
Paverama 06/08/2024
Pedras Altas 12/08/2024
Pedro Osório 12/08/2024
Pelotas 12/08/2024
Picada Café 15/08/2024
Pinhal 12/08/2024
Pinhal Grande 12/08/2024
Pinheirinho do Vale 12/08/2024
Pinheiro Machado 12/08/2024
Piratini 12/08/2024
Planalto 12/08/2024
Poço das Antas 12/08/2024
Pontão 12/08/2024
Ponte Preta 12/08/2024
Portão 03/08/2024
Porto Alegre 03/08/2024
Porto Lucena 12/08/2024
Porto Mauá 12/08/2024
Porto Vera Cruz 15/08/2024
Porto Xavier 03/08/2024
Pouso Novo 12/08/2024
Progresso 12/08/2024
Protásio Alves 12/08/2024
Putinga 12/08/2024
Quaraí 12/08/2024
Quevedos 12/08/2024
Quinze de Novembro 12/08/2024
Redentora 12/08/2024
Relvado 12/08/2024
Restinga Seca 12/08/2024
Rio dos Índios 12/08/2024
Rio Grande 12/08/2024
Rio Pardo 12/08/2024
Riozinho 12/08/2024
Roca Sales 12/08/2024
Rodeio Bonito 12/08/2024
Rolador 12/08/2024
Rolante 03/08/2024
Ronda Alta 12/08/2024
Rondinha 12/08/2024
Roque Gonzales 12/08/2024
Rosário do Sul 12/08/2024
Sagrada Família 12/08/2024
Salto do Jacuí 12/08/2024
Salvador das Missões 12/08/2024
Salvador do Sul 12/08/2024
Santa Clara do Sul 12/08/2024
Santa Cruz do Sul 03/08/2024
Santa Margarida do Sul 12/08/2024
Santa Maria 06/06/2024
Santa Maria (Portaria 1587) 12/08/2024
Santa Tereza 03/08/2024
Santa Vitória do Palmar 12/08/2024
Santana da Boa Vista 12/08/2024
Santiago 12/08/2024
Santo Ângelo 06/06/2024
Santo Antônio da Patrulha 12/08/2024
Santo Antônio do Palma 12/08/2024
Santo Augusto 12/08/2024
Santo Cristo 12/08/2024
Santo Expedito do Sul 12/08/2024
São Domingos do Sul 12/08/2024
São Francisco de Assis 12/08/2024
São Gabriel 12/08/2024
São Jerônimo 12/08/2024
São João do Polêsine 12/08/2024
São Jorge 12/08/2024
São José Das Missões 12/08/2024
São José do Herval 06/08/2024
São José do Inhacorá 12/08/2024
São José do Norte 12/08/2024
São Leopoldo (Portaria 590) 21/05/2024
São Leopoldo (Portaria 1467) 06/08/2024
São Lourenço do Sul 12/08/2024
​São Marcos 03/08/2024
São Martinho 12/08/2024
São Martinho da Serra 12/08/2024
São Miguel das Missões 12/08/2024
​São Nicolau (Portaria 590) 21/05/2024
São Paulo das Missões 12/08/2024
São Pedro das Missões 12/08/2024
São Pedro do Sul 12/08/2024
​São Sebastião do Caí 03/08/2024
São Sepé 12/08/2024
São Valentim 12/08/2024
São Valentim do Sul 12/08/2024
São Valério do Sul 12/08/2024
São Vendelino 12/08/2024
São Vicente do Sul 12/08/2024
Sapiranga 12/08/2024
Sapucaia do Sul 12/08/2024
Sarandi 12/08/2024
Seberi 12/08/2024
Sede Nova 12/08/2024
Segredo 12/08/2024
Selbach 12/08/2024
Senador Salgado Filho 12/08/2024
Sentinela do Sul 12/08/2024
Serafina Corrêa 03/08/2024
Sério 12/08/2024
Sertão 12/08/2024
Sete de Setembro 12/08/2024
Severiano de Almeida 12/08/2024
Silveira Martins 12/08/2024
Sinimbu 06/08/2024
Sobradinho 03/08/2024
Soledade 12/08/2024
Tabaí 12/08/2024
Tapera 12/08/2024
​Taquara 06/08/2024
​Taquari 12/08/2024
Taquaruçu do Sul 12/08/2024
Tenente Portela 12/08/2024
​Tenente Portela (Portaria 590) 21/05/2024
​Teutônia 12/08/2024
Tiradentes do Sul 12/08/2024
Toropi 12/08/2024
Travesseiro 12/08/2024
Três Arroios 12/08/2024
Três Coroas 12/08/2024
Três Forquilhas 12/08/2024
Três Palmeiras 12/08/2024
Três Passos 12/08/2024
Trindade do Sul 12/08/2024
​Triunfo 06/08/2024
Tucunduva 12/08/2024
Tunas 12/08/2024
Tupanciretã 12/08/2024
Tupandi 12/08/2024
Tuparendi 12/08/2024
Ubiretama 12/08/2024
União da Serra 12/08/2024
Uruguaiana 09/07/2024
Vale do Sol 12/08/2024
Vale Real 12/08/2024
Vale Verde 12/08/2024
Venâncio Aires 04/06/2024
Venâncio Aires (Portaria 1379) 03/08/2024
Vera Cruz 12/08/2024
Veranopolis 12/08/2024
Vespasiano Correa 12/08/2024
Viadutos 12/08/2024
Viamão 12/08/2024
Vicente Dutra 12/08/2024
Victor Graeff 12/08/2024
Vila Maria 12/08/2024
Vila Nova do Sul 12/08/2024
Vista Alegre 12/08/2024
Vista Gaucha 12/08/2024
Vitoria das Missoes 12/08/2024
Westfalia 12/08/2024
SC Araquari 04/07/2024
Canelinha 01/08​/2024
Itapoa 23/06/2024
Jaraguá do Sul 21/05/2024
Joinville 30/06/2024
​São Carlos 04/06/2024
​São Pedro de Alcântara 26/05/2024
​SP ​Sorocaba 04/06/2024

​​​​

 

Atenção:

Somente serão apresentados municípios habilitados. Caso seu município tenha decretado emergência ou calamidade e não esteja relacionado, aguarde habilitação da Prefeitura Municipal.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Função social do tributo é destaque em evento de Educação Fiscal realizado pelo Estado

Publicado

em

Por

Com a intenção de promover, anualmente, nas escolas da rede pública estadual e municipal o desenvolvimento de valores, ações de cidadania e atividades para formação de alunos mais conscientes, responsáveis e capazes de reivindicar seus direitos por uma sociedade mais justa, o governo do Estado realizou nessa terça-feira, 21, a solenidade de lançamento da edição de 2024 do Programa Estadual de Educação Fiscal (Peef).

O programa é fruto de uma parceria, uma iniciativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Escola Fazendária (Efaz), em articulação com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), com a proposta de desenvolver, com maior ênfase, ações transversais de promoção da cidadania fiscal nas escolas, conscientizando e sensibilizando a comunidade escolar.

Iniciativa pretende desenvolver ações transversais de promoção da cidadania fiscal nas escolas, conscientizando e sensibilizando a comunidade escolar para a função social do tributo. Foto: Aleff Matos/Sefaz

Essa parceria dentro da esfera pública estadual tem se mostrado imprescindível na condução de valores ético-tributários dentro das escolas. A conscientização de pessoas mais jovens sobre o que é o imposto, como ele é cobrado, para que se destina e qual a finalidade é de extrema importância para que crianças e adolescentes tenham acesso à cidadania fiscal, com efeitos em sua formação pessoal e profissional.

“No governo, a gente já está mudando essa figura do auditor fiscal, articulando com as classes empresariais; e, na educação fiscal, nossa intenção é chegar também para além dos muros, aos alunos da rede pública de ensino, para desmistificar a função do tributo; fazer com que o cidadão, desde criança, comece a entender a razão de pagar impostos e o que ele deve fazer para que isso se transforme em políticas públicas em seu benefício”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

Amarísio Freitas destacou a importância em desmistificar a função do tributo de algo negativo. Foto: Aleff Matos/Sefaz

Com isso, o Estado pretende sensibilizar e conscientizar os estudantes de que os serviços e políticas públicas, como saúde, educação, segurança, assistência social e outros, bem como a manutenção de direitos sociais básicos e da equidade, são possíveis apenas com a contribuição de todos.

“Hoje, temos professores onde não tem energia elétrica, água tratada, nem mesmo um prédio escolar, mas tem professores ali ensinando cinco alunos, por exemplo; e o Estado tem que garantir equidade para essas escolas distantes, que não têm recursos suficientes para a educação indígena, a do campo. Não existe sociedade transformadora sem passar pela educação”, disse o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Aberson Carvalho fez uma contextualização da importância do tributo com a realidade de comunidades escolares distantes. Foto: Aleff Matos/Sefaz

De acordo com uma das idealizadoras do programa, a auditora da Receita e gestora da Efaz, Rozani Esteves, a intenção é colaborar para a formação de cidadãos conscientes de seu dever no exercício da cidadania, do dever fundamental de pagar tributos e do direito do cidadão em ter o retorno desses tributos aplicados em ações sociais pelo Estado.

“É um programa estratégico do governo do Estado. Esse despertar de consciência de cada um assumindo sua autorresponsabilidade traz uma mudança de cultura que só é possível por meio da educação, do despertar desse aluno, do cidadão do futuro, para a função socioeconômica do tributo”, explica Rozani.

Evento reuniu autoridades de Estado, servidores públicos, comunidade escolar e sociedade civil. Foto: Aleff Matos/Sefaz

Parafraseando um provérbio cuja autoria é atribuída ao cientista Benjamin Franklin, a auditora da Receita Federal do Brasil (RFB), Marta Furtado, falou sobre a importância da cidadania fiscal.

“É importante destacarmos a inevitabilidade do tributo, pois nada no mundo é certo, exceto a morte e o pagamento de impostos. Precisamos destacar o impacto que a educação fiscal traz a todos os países, sobretudo a um país como o nosso, com mais de 200 milhões de pessoas vivendo em desigualdade social e diferenças regionais. O tributo é o maior integrador do indivíduo à sociedade, que deve estar consciente da restituição na forma de prestação adequada de serviços públicos.

A solenidade reuniu autoridades de Estado, servidores públicos, comunidade escolar e sociedade civil.

O programa

O Peef tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a função social que os tributos têm para o financiamento dos serviços públicos e a importância do controle social e sua correta aplicação dos recursos, que têm origem em impostos estaduais, como impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

Peef tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a função social que os tributos têm para o financiamento dos serviços públicos. Imagem: Ascom/Sefaz

A educação fiscal foi inserida, recentemente, como subtema, no âmbito da Economia, dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  juntamente com outros temas contemporâneos transversais, como Saúde, Cidadania e Civismo, Multiculturalismo, Meio Ambiente e, por fim, Ciência e Tecnologia.

O que disseram:

Wilson leite, secretário Municipal de Finanças. Foto: Aleff Matos/Sefaz

“Fico feliz em contribuir com as experiências que temos no município, por meio do Programa Crescendo com Cidadania, pois percebemos que ele diminuiu o vandalismo nas escolas, quando os alunos foram conscientizados que a carteira, a parede, o banheiro da escola são adquiridos com dinheiro arrecadado mediante pagamento de impostos pelos respectivos pais dos alunos. Isso despertou neles o cuidado pela coisa pública”.

Wilson leite – Secretário Municipal de Finanças

Nilo Bezerra, superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU). Foto: Aleff Matos/Sefaz

“Parabenizo essa iniciativa de promover a ética, a cidadania, a integridade dos jovens e a importância de recolher o tributo para se ter um Estado forte, presente, que entrega resultados”.

Nilo Bezerra – Superintendente da CGU

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo