fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Cidades do RS terão recursos federais para atender animais resgatados

Publicado

em

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (21), medida que garante recursos financeiros a abrigos de municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes para que possam garantir alimentos e materiais necessários para atendimento de animais resgatados.

De acordo com o boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 9h desta terça-feira, desde o início da crise climática, no fim de abril, mais de 12,3 mil animais domésticos e silvestres foram resgatados das inundações.

O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em entrevista coletiva à imprensa, hoje, em Porto Alegre. “Com certeza terá impacto em eventuais situações semelhantes que venham ocorrer […]: a criação da política de apoio do bem-estar animal, permitindo que os municípios possam receber recursos diretamente, com o rito muito simplificado para garantir as condições mínimas de alimentação, saúde e sanitárias para os animais”, declarou Pimenta.

A norma

A transferência obrigatória de recursos financeiros federais está prevista na Orientação Operacional nº 07/2024 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da  Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O pedido de recursos para abrigamento e assistência a animais resgatados poderá ser incluído pelas prefeituras no plano de trabalho de recuperação das cidades gaúchas em situações de calamidade ou de emergência. Para cálculo dos valores, a norma considerará a quantidade de animais domésticos abrigados. A Defesa Civil nacional estima um animal doméstico de estimação por família, composta por quatro pessoas.

Os repasses servirão para compra de 10 quilos (kg) de ração para cachorro e 10 kg de ração para gato por animal abrigado, por mês, no período máximo de 60 dias; aquisição de vacinas; de kit de primeiros socorros para cada animal abrigado (inclui testagem de doenças e antibióticos); material para construção de abrigo temporário de animais (madeira, telhas, lonas, aluguel de galpões ou outros imóveis); esterilização cirúrgica de cães e gatos; microchipagem para identificação dos animais.

Em vídeo postado na rede social X (antigo Twitter), o ministro Paulo Pimenta falou sobre o compromisso do povo gaúcho com o bem-estar animal. “São inúmeros os exemplos da dedicação, da forma carinhosa e leal que os tutores e cuidadores têm feito o possível e impossível para resgatarem seus pets e oferecerem uma condição digna para que esses animais também possam atravessar esse momento difícil nas melhores condições possíveis.”

Na mesma publicação na internet, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o compromisso do governo federal para garantir recursos financeiros para que os municípios forneçam abrigo, alimentos e materiais de primeiras necessidades de animais salvos das enchentes. Góes destacou o trabalho de voluntários da sociedade civil e agentes públicos. Ele também lembrou o resgate do cavalo apelidado de Caramelo. “O que simboliza todo esse cuidado é aquela imagem do cavalo que passou mais de dois dias em cima de um telhado, quando houve uma mobilização nacional que emocionou a todos nós. Isso é o maior símbolo da responsabilidade que a gente deve ter com as famílias, com os animais e com a saúde pública.”

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também se manifestou na rede X. “Para muitas pessoas, os animais são parte da família. E cuidar dos bichinhos também é um compromisso do governo.”

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Anitta revela que novo álbum foi criado enquanto tratava doença

Publicado

em

Por

Anitta revela que novo álbum foi criado enquanto tratava doença
Emanuelly Fernandes

Anitta revela que novo álbum foi criado enquanto tratava doença

Anitta, a cantora de 31 anos conhecida por sucessos como ‘ Envolver ’, surpreendeu o público ao revelar, em entrevista ao programa americano ‘Today’, que criou seu mais recente álbum, ‘Funk Generation’, enquanto estava hospitalizada por cinco meses, lutando contra uma doença misteriosa em 2022.

“Eu estava super, super insalubre”, relembrou a artista sobre a condição que a deixou debilitada e impossibilitada de trabalhar. ‘Fiquei muito doente e tão fisicamente doente que não consegui trabalhar’, detalha.

A cantora refletiu sobre o impacto que a doença teve em sua vida e carreira. “Eu não parava de trabalhar há tantos anos. Foi um grande alerta que eu fisicamente não conseguia fazer muitas coisas que adorava por causa da minha saúde. Tive que reservar um tempo para cuidar de mim mesma”, explicou Anitta durante a entrevista.

Mesmo diante do quadro de saúde grave, ainda no hospital, Anitta dedicou sua energia à criação de ‘Funk Generation’, que estreou em abril deste ano. “Fiz ‘Funk Generation’ no hospital. Eu estava tipo, eu quero um álbum como esse – caso eu morra, vou deixar um álbum do qual tenho orgulho”, finalizou.

Anitta explicou que este álbum foi criado com um espírito diferente do usual, sem foco em métricas ou números, e apesar de nunca ter recebido um diagnóstico preciso para sua condição, afirmou que está totalmente recuperada.

Atualmente, a artista está em turnê pela América do Norte com sua turnê ‘Baile Funk Experience Tour’.

The post Anitta revela que novo álbum foi criado enquanto tratava doença first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Brevê chega a 8 meses de publicação com página nova na GPS

Publicado

em

Por

Brevê chega a 8 meses de publicação com página nova na GPS
João Palmo

Brevê chega a 8 meses de publicação com página nova na GPS

CHÁ

Meu coração mancando por um bombeiro

que lhe aprumasse a avaria hidráulica,

entra você pela porta com sachês e xícaras:

e vamos engolindo a vida com mais esmero,

embrulhada em delicadeza e frases táticas.

Muitos já me haviam dado uma colher de chá.

Você, tão caloroso, deu-me um bule inteiro.

Veja todas as páginas anteriores:no instagram do autor, @joaopalmo ou na gpsbrasilia.com.br/author/joao-palmo

The post Brevê chega a 8 meses de publicação com página nova na GPS first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Delegado Rivaldo Barbosa presta depoimento sobre caso Marielle

Publicado

em

Por

O delegado de Polícia Civil Rivaldo Barbosa, suspeito de participação nos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, presta depoimento, nesta segunda-feira (3), à Polícia Federal. A oitiva, a ser realizada a pedido de Barbosa, será na Penitenciária Federal de Brasília, onde ele está preso.

Segundo a defesa de Barbosa, o depoimento será às 13h. Depois disso, o conteúdo da conversa do delegado com a PF será divulgado por seus advogados.

A oitiva de Barbosa foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última segunda-feira (27). Ao ser intimado a responder à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o delegado pediu “pelo amor de Deus” e “por misericórdia” para prestar depoimento à PF.

Barbosa foi preso no dia 24 de março, junto com os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão. Os três foram denunciados por participação nos assassinatos. Segundo as investigações, o ex-chefe da Policia Civil deu orientações, a mando dos irmãos Brazão, para realização dos disparos contra Marielle e o motorista Anderson Gomes.

A defesa de Rivaldo Barbosa questionou a credibilidade dos depoimentos de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, réu confesso do assassinato.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo