Acre
Estudantes brasileiros denunciam agressões e intimidação em universidade boliviana

Momento em que os estudantes são coagidos. Imagens foram registradas por celulares que quase foram tomados – Foto:Captura
Estudantes brasileiros que cursam medicina na Faculdade Nacional Ecológica, na Bolívia estão revoltados com o tratamento que estão recebendo na unidade de ensino ao solicitar documentação de transferência para outra instituição.
Um estudante do Acre informou que vários acadêmicos brasileiros foram agredidos e intimidados por funcionários da Faculdade Nacional Ecológica, que estaria no olho do furacão num escândalo de venda de diplomas de medicina.
“A universidade vem constrangendo os estudantes diariamente. Nós alunos da instituição estamos querendo tirar nossos documentos dessa instituição, pois ela está com a imagem suja perante a opinião pública”, diz Júnior Satto.
Segundo o estudante, a faculdade não esta liberando os documentos de transferência e de forma abusiva usa artifícios jurídicos para manter os alunos na instituição, mesmo que estejam com seus pagamentos de mensalidade em dia.
“De forma arbitrária estão trancando todos os alunos na instituição para que não possam se transferir para outra faculdade. A faculdade esta fazendo atos cruéis, ilegais e intimatórios para não perder alunos”, denuncia o estudante Satto.
O acadêmico relata que na quinta-feira (7), um segurança teria agredido o marido de uma acadêmica de medicina, porque ele estava lendo um panfleto de outra universidade nas dependência Faculdade Nacional Ecológica.
O funcionário identificado como Pascoal agrediu o brasileiro com empurrões e prendeu sua esposa em uma das salas da instituição de ensino, gerando a revolta de outros brasileiros que filmaram o episódio com celulares.
“O funcionário percebeu que estava sendo filmado começou agredir todos que estavam com celular, ameaçando tomar os equipamentos”, dizem os estudantes que fazem um apelo para que autoridades brasileiras intercedam na questão.
“Os estudantes estão fartos da truculência e das arbitrariedades que estão sendo cometidas. Pedimos socorro às autoridades brasileiras, para que possam nos ajudar a retirar nossos documentos desse instituição o quanto antes”
Um vídeo do momento da confusão envolvendo os estudantes brasileiros foi disponibilizado no you tube. Agressões praticadas contra estudantes brasileiros tem se tornado rotineiras nas faculdades do país vizinho.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.