fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estudante de Brasiléia representará regional do Alto Acre em Brasília

Publicado

em

Delegados selecionados que irão representar o Acre na capital do Brasil, Brasília - Foto/Divulgação

Delegados selecionados que irão representar o Acre na capital do Brasil, Brasília – Foto/Divulgação

A IV Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e realizada na cidade de  Rio Branco na última semana de outubro, contou com a participação de diversas  Escolas  de  Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como  de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural.

A IV Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens, a partir de uma educação crítica, participativa.

O projeto “ Escola Com Vida, Uma Ferramenta Educacional” defendido pelo aluno Edward Calixto, do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EJA) Instituto Odilon Pratagi – I.O.P. foi destaque da conferência, pois apresentava uma nova proposta educacional, na implantação da horta  escolar como eixo integrador  e tendo como objetivos :

  • Melhorar a educação dos alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos;
  • Conscientizar a Comunidade Escolar e local quanto a importância do projeto como laboratório vivo de consciência pública, voltada a educação alimentar e a preservação ambiental, através de atividades práticas e interdisciplinares.

Projetos Contemplados

TEMAPROJETOESCOLAMUNICÍPIODELEGADO
ÁguaEscola com vida, uma ferramenta educacionalInstituto Odilon PratagiBrasileiaEdward Calixto Silva
ArAr puroJosé PlácidoAcrelândiaMilena Gomes Montozo
FogoEnergia Renovável para uma Escola SustentávelAntônia Fernandes de MouraSanta Rosa do PurusJoáz Dutra Gomes
TerraHorta Sustentável – Contribuindo com o alimento escolarMarilda Gouveia

Viana

Rio BrancoVitória H. Pinheiro Souza
Professora Flaviana da Silva Coimbra  e Edward Calixto Silva, 7º ano

Professora Flaviana da Silva Coimbra e Edward Calixto Silva, 7º ano

O processo culmina na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília-DF, nos dias 24, 25, 26 e 27 do mês de novembro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas que tiveram seus  projetos de ação selecionados na etapa estadual.

Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretário garante pagar merenda com base nos preços de agricultores

Publicado

em

Screenshot

Uma decisão tomada pela Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE/AC) vai garantir mais segurança para quem produz alimentos no campo. Em reunião nesta segunda-feira, 7, com representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a pasta definiu que os valores apresentados pelos próprios agricultores no processo de chamada pública para fornecimento de gêneros alimentícios à rede estadual de ensino serão respeitados.

A medida foi anunciada pelo secretário Aberson Carvalho em publicação nas redes sociais. Segundo ele, o objetivo é fortalecer a agricultura familiar, respeitar o trabalho dos produtores locais e movimentar a economia rural, tudo isso sem abrir mão da qualidade na alimentação dos mais de 140 mil estudantes da rede estadual.

“Tomamos uma decisão que reafirma nosso compromisso com quem produz em nossa terra: vamos garantir que os valores definidos pelos agricultores, no processo de chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios para a alimentação escolar, sejam mantidos com base na cotação de preços apresentada”, afirmou.

Na prática, a medida evita que o governo do Estado force uma redução nos valores apresentados pelos produtores após a seleção das propostas, algo que vinha sendo motivo de preocupação entre sindicatos e cooperativas do setor. A decisão teve participação direta do superintendente da CGU, Osmar Nilo Bezerra, e do superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga, que também participaram da reunião.

“O governador @gladsoncameli tem reforçado que devemos priorizar as aquisições da agricultura familiar, para garantir uma alimentação escolar saudável para nossos mais de 140 mil alunos, e promover o desenvolvimento econômico regional”, destacou Aberson Carvalho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá nova empresa especializada no etnoturismo

Publicado

em

Foto: Tore Ashaninka/Amazônia Latitude

Foto: Tore Ashaninka/Amazônia Latitude

A região do Vale do Juruá vai ganhar uma nova iniciativa voltada ao etnoturismo. Trata-se da Turis Keneyá, empresa idealizada pelo sertanista acreano Antônio Macedo, conhecido como Txai Macedo, que será lançada na próxima sexta-feira, 11, a partir das 16h, no Centro Diocesano de Treinamento Irmã Adila Imig, em Cruzeiro do Sul.

O evento de lançamento contará com apresentações culturais indígenas, incluindo música e dança tradicional, além da apresentação oficial da equipe responsável pelo projeto. A proposta é celebrar e valorizar a riqueza cultural dos povos originários da região.

Também estão confirmadas as presenças de Alberan Moraes, Carlos Augusto Assem de Carvalho, Valmar Moreira e Txanu Hunikuin, personalidades que contribuem para o fortalecimento do diálogo entre cultura, tradição e desenvolvimento regional.

O evento é aberto a comunidade que poderá conhecer a nova proposta que busca promover o turismo sustentável com foco na valorização da identidade cultural do Juruá.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mâncio Lima convoca aprovados em seletivo para entrega de documentos

Publicado

em

,

A Prefeitura de Mâncio Lima convocou os candidatos aprovados no processo seletivo para cargos de nível médio, magistério e superior da Secretaria Municipal de Educação. O edital de convocação nº 004/2025 foi publicado nesta segunda-feira (7).

De acordo com o documento, os convocados devem comparecer à sede da Prefeitura, localizada na Rua Anselmo, Bairro José Martins, nº 2015, no horário das 7h30 às 13h30, para entregar a documentação exigida. O prazo é de três dias úteis a partir da publicação do edital.

Entre os documentos solicitados estão: foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, comprovante de inscrição no PIS/PASEP, carteira de trabalho, comprovante de escolaridade (com diploma e certificados), título de eleitor com certidão negativa da Justiça Eleitoral, reservista (para homens), dados bancários do Banco do Brasil, comprovante de endereço, atestado de aptidão física e mental, declaração de acúmulo de cargos e certidões de antecedentes criminais e cíveis.

A Prefeitura destaca que a não apresentação dos documentos dentro do prazo estabelecido poderá acarretar na eliminação do candidato convocado.

 

Comentários

Continue lendo