Acre
Estrada ruim aliada a chuva pode ter sido causa de acidente no Juruá
Péssimas condições da BR 364 sentido Cruzeiro do Sul e uma forte tempestade pode ter provocado tombamento de ônibus com mais de 30 passageiros

De acordo com informações o vento forte teria empurrado o ônibus que pesa toneladas em direção a margem da estrada que ainda passa pelo serviço de terraplanagem com o peso barro solto não suportou e cedeu fazendo com que o ônibus tombasse em uma ribanceira ferido com todos os passageiros, entre crianças, jovens adultos e idosos. Fotos: Ecos da Notícia
O acidente aconteceu por volta das 16 horas desta quarta-feira (04) na BR 364 entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó onde vários ingredientes como as péssimas condições da BR 364 que passa com obras e uma forte tempestade podem ter contribuído para o tombamento de um ônibus da Empresa Transacreana que seguia viagem de Cruzeiro do Sul com destino a Capital Rio Branco levando 34 passageiros.
De acordo com informações o vento forte teria empurrado o ônibus que pesa toneladas em direção a margem da estrada que ainda passa pelo serviço de terraplanagem com o peso o barro solto não suportou e cedeu fazendo com que o ônibus tombasse em uma ribanceira ferindo todos os passageiros, entre crianças, jovens adultos e idosos.
Segundo testemunhas a forte tempestade não atingiu somente a BR 364, mas toda a zona rural e parte da área urbana onde casa foram tangidas e destelhadas e em alguns casos as casas vieram a baixo com a forte ventania que apesar de todos os problemas trouxe apenas danos matérias e feridos no acidente de transito sem nenhum registro de morte.
Dos 34 feridos, quatro ficaram em estado grave e todos foram removidos para o Hospital em Feijó onde após avaliação detectou a necessidade de translado de quatro vitima em situação de urgência.
O Governo do estado disponibilizou toda a estrutura para o município e até o final da tarde esperava-se que o avião fretado trouxesse as vitimas para Rio Branco os cinco passageiros que ficaram mais feridos, mas a situação agravou e ainda na noite desta quarta-feira (04) cinco viaturas do SAMU foram encaminhadas aquele município onde o paciente Francisco Vieira de Andrade Abelha foi o primeiro a ser transferido chegado ao pronto Socorro por volta de uma hora da madrugada desta quinta-feira (05) e mais quatro vítima estavam a caminho nas viaturas do SAMU com previsão de chegada a partir das 3h30 minutos todos em estado grave.
Deram entrada no hospital geral de Feijó, vinte oito passageiros, todos com ferimentos, hematomas e escoriações por todo o corpo. O caso mais grave é do passageiro Francisco Vieira
1-Mariana Barbosa de Lima
2- Antônio da Silva Pinheiro
3- Leia Teles dos Santos
4- Advania Ferreira Pinheiro
5- Antônio Leitão Nascimento
6- Francisco Vieira de Andrade Abelha (já está no Pronto Socorro de Rio Branco)
7- Ocelio Araújo do Vale
8- Antônio Gleison de Paula Mota
9- Cleidiane Leão Ferreira
10- Andressa Marques Pinheiro
11- Cristiane Braga da Silva
12- Francisca Viana Andrade Braga
13 – Mariano Barbosa Lima
14- Elza Araújo Freita
15- Keila Pacífico da Silva
16- Maria Xavier Paula
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale








Você precisa fazer login para comentar.