Conecte-se conosco

Acre

Estrada do Pacífico: buracos atormentam motoristas

Publicado

em

Reforma na BR 317 vem sendo mal feita comprova o mal investimento feito pelo governo do Acre - Foto: Alexandre Lima

Reforma na BR 317 vem sendo mal feita comprova o mal investimento feito pelo governo do Acre – Foto: Alexandre Lima

Da redação, com Adailson Oliveira

Construída para ser o principal corredor comercial entre Brasil e Peru, e a porta para milhares de turistas que querem conhecer os sítios arqueológicos peruanos e a Amazônia, a Estrada do Pacífico, no trecho entre Brasileia e Assis Brasil, no lado brasileiro, precisa de manutenção urgente.

Em 20 quilômetros, parte do asfalto foi arrancado e deixado apenas a parte de barro. Como não foi refeita a massa asfáltica, o local está repleto de buracos. O motorista não consegue passar dos 40KM/h. Muitos se arriscam andar pela lateral, onde ficava o acostamento ou invadir a vegetação.

Os problemas da estrada do pacífico ficam mais graves a partir de Brasileia. Ainda no município, os buracos na avenida principal anunciam uma viagem não muito tranquila. A sinalização é precária entre os 110 quilômetros que separam Brasileia e a fronteira peruana.

Os buracos estão aumentando os risco de acidentes. Encontramos uma cratera que cabe boa parte de um caro de passeio.  Quem dirige por essas estradas reclama que a bastante tempo não é feita uma manutenção. O caminhoneiro Ercildo Maia disse que a rodovia não vai suportar grandes cargas, atualmente apenas alguns veículos pesados usam a Estrada do Pacífico. O transporte mais frequente são caminhões bolivianos que vão buscar combustível no peru. “Um tráfego diário de vários caminhões acabaria de vez a rodovia”, alertou

Em plena estrada o motorista pode ter várias situações: quando chove tem a lama. Em dias ensolarados, parece que estamos num ramal com tanta poeira.

O motorista de táxi lotação Antônio Josó, o Toinho, disse que a categoria está preparando uma grande manifestação. A primeira delas será fechar a estrada. “Não aguentamos tantos prejuízos com esse buracos”, disse.

Durante o tempo em que percorremos o trecho de 110 quilômetros encontramos apenas uma equipe trabalhando na recuperação da estrada. Um pequeno trator quebrava o asfalto enquanto outro funcionário usava uma enxada para limpar. Esses equipamentos vão demorar meses até tapar todos os buracos, e nesse período, consequentemente, outras áreas ficaram danificadas.

A coordenação do Dnit em Rio Branco,  responsável pela manutenção de metade dos 110 quilômetros, informou que será feita a recuperação dos trechos, mas só a direção em Brasília pode passar detalhes ou falar com jornalistas. O Deracre, responsável pelo resto da estrada, do quilômetro 52 até Assis Brasil, disse através do diretor de operações Joselito Nóbrega que já começou o trabalho de recuperação. Foi onde encontramos o pequeno trator

O Dnit ou o Deracre só devem começar ou intensificar os serviços de recuperação quando pararem as chuvas, até lá os motoristas podem se preparar para desviar de muitos buracos.

Fonte: Agazeta.net

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre entra em aviso de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h

Publicado

em

Previsão indica precipitações de até 50 mm por dia e recomendações de segurança à população

O Acre está sob aviso de chuvas intensas a partir das 11h20 desta terça-feira (17), conforme comunicado meteorológico. A previsão aponta precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia, além de ventos fortes com variação entre 40 e 60 km/h.

Apesar do volume de chuva e das rajadas de vento, o alerta indica baixo risco para ocorrências mais graves, como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, os órgãos de monitoramento recomendam atenção redobrada, principalmente em áreas consideradas mais vulneráveis.

Recomendações de segurança

Em caso de ventos fortes, a orientação é não buscar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco, ainda que reduzido, de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra medida importante é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante períodos de instabilidade climática, como forma de prevenir acidentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo garante segurança de foliões em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

“A segurança é prioridade. Todos os anos participo, sempre achei muito seguro, mas neste ano, a segurança está espetacular. O povo tá contribuindo e as autoridades estão fazendo um bom trabalho. Vamos nos divertir com muita paz e respeito”, enalteceu Théo Lins, folião animado nesta segunda-feira, 16, quarta noite de Carnaval em Cruzeiro do Sul.

“Segurança é prioridade e este ano está espetacular”, destacou Théo Lins. Foto: Marcos Santos/Secom

Para manter um ambiente seguro e propício para a festa, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde (Sesacre), reforçam o apoio à Prefeitura de Cruzeiro do Sul na realização do Carnaval, que se iniciou no sábado,14, e se encerra nesta terça-feira, 17, na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.

Governo reforça a segurança no Carnaval em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

A Sejusp, junto com todas as forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), atuam no reforço do policiamento e auxílio à segurança nas noites festivas, garantindo e preservando a ordem pública. Além de efetivo no local do evento, agentes de segurança fazem o patrulhamento das ruas do município e realizam ações conjuntas com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), sob a coordenação da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, por meio de equipes de educação e fiscalização, que trabalham para garantir fluidez e segurança no trânsito.

Equipe da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul marca presença no Carnaval. Foto: Marcos Santos/Secom

A chefe da 1º Ciretran, Erissa Lima, ressaltou a importância das abordagens educativas e preventivas, realizadas pela equipe de trânsito: “A educação é feita com um intuito preventivo, agindo na abordagem aos foliões na chegada e no decorrer do evento, a fim de passar as orientações e os cuidados que devem ter antes, durante e depois do Carnaval”.

Para Erissa Lima, a educaçaõ preventiva é primordial para se ter bons resultados. Foto: Dulce Mendonça/Detran AC

Coordenando a Operação Carnaval 2026, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul tem à sua disposição um efetivo diário de cerca de 50 policiais diretamente envolvidos na segurança da festa carnavalesca, reforçando a segurança nos bairros ao entorno e no local do evento.

No Carnaval, cerca de 50 policiais estão diretamente envolvidos na segurança. Foto: Marcos Santos/Secom

O subcomandante da Polícia Militar na região do Juruá, capitão Thales Campos, destacou as ações até o momento:  “Da segunda noite em diante, o público compareceu em maior número e reforçamos ainda mais nossa estratégia e planejamento, com policiamento nas adjacências dos bairros e no interior da festa. Nesses primeiros dias, não houve nenhuma alteração mais séria, tudo dentro da normalidade”, destacou.

“Com o aumento do público na festa, reforçamos ainda mais nosso planejamento e estratégia”, enfatizou o capitão Thales Campos. Foto: Marcos Santos/Secom

Na Praça Orleir Cameli, a Sesacre disponibiliza, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e suporte de agentes do Corpo de Bombeiros, duas viaturas que ficam em pontos estratégicos para atender eventuais intercorrências, trazendo mais confiança e segurança para os foliões.

Samu e Bombeiros permanecem de prontidão no decorrer da festa. Foto: Marcos Santos/Secom

As ações integradas das forças de Segurança Pública, além de dar mais tranquilidade e segurança aos foliões, reforçam o compromisso do governo em apoiar as festividades em todo o Estado, priorizando as pessoas e investindo no bem-estar delas.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em vazante e marca 7,41 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível permanece bem abaixo das cotas de alerta e transbordo, mesmo com chuva nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou nova redução na manhã desta terça-feira (17), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco, às 5h20 o manancial marcou 7,41 metros, registrando queda em relação às medições anteriores.

Apesar do volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas, que chegou a 11,20 milímetros, o rio permanece bem abaixo das cotas estabelecidas para a capital. A cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto o nível de transbordo é fixado em 14 metros.

A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do manancial e mantém o acompanhamento diário das medições.

Comentários

Continue lendo