Acre
“Este ano poderemos ter a pior seca da história”, diz cientista da Ufac
O cientista ambiental e um dos maiores estudiosos sobre clima e microclima na Amazônia Ocidental, Foster Brown, está prevendo uma estiagem prolongada para este ano. Segundo ele, o aumento da temperatura no Oceano Atlântico Tropical Norte estaria aumentado as chuvas e secas na região. “Eventos extremos, como enchentes e secas históricas, vão ficar cada vez mais frequentes e com maior intensidade”, disse o pesquisador, atribuindo os fenômenos à combinação de diversos fatores regionais e efeitos globais.
O desmatamento e a liberação de carbono são alguns dos principais fatores para a instabilidade climática. “É uma combinação de invariabilidade natural, amplificada por dois fatores. Estamos mexendo com a cobertura da terra, que é o desmatamento. Dentro de uma bacia, isso pode gerar respostas mais rápidas, mas os desmatamentos em bacias distantes também afetam a nossa região. A segunda parte é que a humanidade está liberando muito carbono para a atmosfera”, disse Brown.
O pesquisador destacou o aumento da temperatura no planeta, relacionando-o à grande seca ocorrida em 2005. “A estiagem deste ano pode ser mais intensa”, disse. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) a seca de 2005 estaria relacionada ao comportamento médio da temperatura da superfície do mar na bacia do Atlântico Tropical Norte, que tem se apresentado mais quente que o normal nos últimos anos.
“O movimento ascendente do ar, que normalmente ocorre no Atlântico Tropical Norte, associado a outros fatores, está mais intenso.Esta intensificação da circulação atmosférica faz com que os movimentos descendentes, especialmente sobre o sudoeste da Amazônia, sejam mais fortes do que a média, o que dificulta a formação de nuvens e, portanto, de chuva na região. Isso pode ser agravado devido a anticiclones do Atlântico Sul, que se tornaram mais intensos, estendendo-se até o continente e gerando uma região de estabilidade atmosférica, que não favorece a formação de chuva no Sul da Amazônia”, explicou o cientista.
Com informações do ac24horas.com
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.