fbpx
Conecte-se conosco

Extra

”Estamos fazendo história”: PEC do Tadeu é aprovada no Plenário da Aleac com 20 votos

Publicado

em

Com a aprovação, as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária passam a ser aprovadas no percentual de 3,5%

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou, nesta quarta-feira (5), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado estadual e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), Tadeu Hassem, com mudanças na forma como estão dispostas as emendas parlamentares dos deputados estaduais. Foram 20 votos, o que representa a unanimidade entre os deputados presentes.

Agora, a PEC n° 4/2023 prevê a alteração do § 40, do art. 160 da Constituição do Estado do Acre passaria a vigorar da seguinte forma: “As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no
percentual de 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento), relativo ao somatório da receita tributária, efetivamente realizada no exercício anterior, ao do encaminhamento do projeto de lei orçamentária, observado que cinquenta por cento serão destinados às ações de serviços públicos de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública e o restante dos recursos serão alocados em quaisquer funções orçamentária”.

“Um dia especial. Até esse momento, as emendas dos deputados estaduais eram estipuladas em valor fixo. Agora, é considerado um valor percentual ligado ao Orçamento. Todo esse recurso retorna ao povo, por meio de obras do governo, e investimentos nas áreas essenciais. Uma Aleac forte fortalece ainda mais o Estado, e consequentemente — e principalmente — o povo”.

Vários deputados reagiram à aprovação. “Estamos fazendo história”, comemora Edivaldo Magalhães (PCdoB-AC). Antônia Sales (MDB-AC), Arlenilson Cunha (PL-AC), Gene Diniz (Republicanos-AC) também reagiram publicamente à proposta de autoria do deputado Tadeu Hassem.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeita Fernanda Hassem abre oficialmente o Intermed: evento esportivo interuniversitário da fronteira

Publicado

em

Competições esportivas reúne estudantes de universidades bolivianas em Brasileia

Na noite desta sexta-feira, 31, a Prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do esposo Israel Milani, do gerente de esportes Bil Rocha e outras autoridades, deu início à segunda edição do Intermed, o maior evento esportivo interuniversitário da fronteira, realizado em Brasileia. A abertura, marcada por fogos de artifício e grande animação de jogadores e torcedores, ocorreu no ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Lopes Pessoa.

O evento, que se estenderá pelo final de semana, reúne centenas de estudantes das três maiores universidades de Cobija-Pando, Bolívia (UPDS, Unitepc e UAP). As competições visam promover a integração entre os estudantes, incentivar a prática esportiva e celebrar o espírito competitivo.

A programação inicial contou com a escolha de Celine Badoti como musa da competição e a premiação da melhor apresentação de cheerleaders, que ficou com a equipe da Unitepc. Em seguida, começaram os primeiros jogos da fase de grupos, que continuam neste sábado, 1º de junho, e terminam no domingo, com as partidas decisivas e a coroação do campeão.

A comissão organizadora do Intermed, liderada por Márcio Adrião, inclui também Mateus Bernardo, Lucas Monteiro, Victor Hugo, Raylanderson Frota e Wilson Fortes. Ao todo, 17 equipes, representando cerca de 200 atletas das três universidades bolivianas, competem pelo título do campeonato até domingo.

A Prefeita Fernanda Hassem, uma grande entusiasta do evento, destacou a importância histórica do Intermed para o esporte universitário na fronteira e agradeceu aos organizadores pelo esforço e parceria. “É com imensa alegria que recebemos o maior evento esportivo universitário da Fronteira em Brasileia, o Intermed! Essa iniciativa vai impulsionar a troca de conhecimento, intercâmbio cultural, inovação e o fortalecimento do esporte na região. Agradeço o convite da equipe organizadora para a Prefeitura de Brasileia participar e apoiar, e podem contar sempre conosco, seremos e somos parceiros. E mais uma vez nossos agradecimentos e gratidão a todos os organizadores e participantes”, afirmou a prefeita.

Márcio Adrião, presidente do evento, também expressou sua gratidão pelo apoio recebido da Prefeitura de Brasileia. “Agradecemos profundamente à Prefeita Fernanda Hassem pelo apoio fundamental à realização deste evento. Sua confiança e investimento possibilitaram que sonhássemos grande e que pudéssemos trazer para Brasileia o maior torneio de futsal das universidades da fronteira, proporcionando um momento único de aprendizado e integração entre as universidades da Fronteira”, enfatizou Adrião.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suposto pastor evangélico é preso acusado de abusar ao menos de 4 crianças em Capixaba

Publicado

em

Polícia Civil de Capixaba e Senador Guiomard prende homem suspeito de estupro em Rio Branco/Foto: Delegacia de Capixaba

Polícia agiu rapidamente para deter suspeito de conduta inapropriada com crianças em Capixaba e Rio Branco

Policiais Civis de Capixaba e Senador Guiomard deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva na tarde desta sexta (31), contra T. M. S. Ele havia estuprado três crianças em Capixaba e uma em Rio Branco.

A ação aconteceu quando o mesmo estava em casa e foi abordado pelos policiais que agiram rapidamente para que o homem não reagisse ou tentasse fugir do cerco policial.

Segundo informações, ele teria abusado da enteada e de uma sobrinha quando pastoreava uma igreja evangélica na zona rural de Capixaba, ramal Cajazeiras, P. A Zaqueu Machado.

Em um dos casos, à noite, no meio do ramal, tirou a força a roupa dela tentando em seguida a penetração, mas, por ela ter apenas 10 anos ele não conseguiu. Não obstante a isso, prometeu um celular se ela fizesse sexo oral com ele.

Após ser algemado, o homem teria passado mal e mesmo assim, foi conduzido para a delegacia onde ficou a disposição do delegado plantonista e ser apresentado ao judiciário a qualquer momento.

Suspeito foi preso por crime de estupro/Foto: Delegacia de Capixaba

Comentários

Continue lendo

Extra

Católicos celebram dia de Corpus Christi com tapetes eucarísticos em Brasiléia

Publicado

em

Neste dia 30 de maio de 2024 celebra-se o dia de Corpus Christi, data associada a religião católica e feriado nacional. Pentecostes, Eucaristia e Santíssima Trindade são alguns dos elementos e termos próprios do cristianismo que ajudam a entender os motivos por trás da celebração da data. Mas os tradicionais tapetes coloridos religiosos, talvez sejam os mais lembrados da data.

Afinal, qual é o significado da tradição?

Os tapetes remetem ao momento em que Jesus entrou em Jerusalém. Trata-se de uma forma de comemorar a data, que chegou ao Brasil através da influência portuguesa. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal, mas de outros materiais, como serragem, como feito em Brasiléia.

A Igreja reafirma hoje seu compromisso de anunciar o Evangelho, utilizando-se também dos meios mais modernos para promover uma comunicação plenamente humana através da palavra.

Vamos saber um pouquinho o que é, Origem e significado…

Corpus Christi, uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, refere-se à celebração da presença de Jesus na Eucaristia.

Segundo a tradição católica, a Eucaristia não é apenas uma representação simbólica, mas a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as espécies do pão e do vinho.

Corpus Christi significaCorpo de Cristo.

É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo, e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira, seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo.

Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

O Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira, sendo o caso aqui de Brasileia neste momento.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Veja vídeo reportagem abaixo:

Comentários

Continue lendo