Acre
Casamento Coletivo encerra ação do Projeto Cidadão em Epitaciolândia
Quadra ficou lotada com a participação de 214 pessoas que oficializaram a união, familiares e amigos, em uma cerimônia marcada pela alegria e emoção
Neste sábado, 1º de julho, a quadra da Praça 28 de Abril, em Epitaciolândia, se transformou em um cenário de celebração para 107 casais que decidiram oficializar sua união em um emocionante Casamento Coletivo, com direito a decoração, tapete vermelho, espaço para fotos e bolo.
O evento, que encerrou as ações promovidas pelo Projeto Cidadão ao longo de dois dias de atendimentos no município, foi marcado por momentos de alegria e emoção.
A coordenadora do projeto, desembargadora Eva Evangelista, prestigiou a cerimônia, que contou com a parceria da prefeitura e do Cartório do município, por meio da parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg-AC). A juíza de Direito Bruna Perazzo foi a responsável por conduzir a celebração e oficializar o matrimônio entre os casais.

Entre os casais que celebraram o amor e a união, o mais experiente foi Maria Geraldina da Silva Oliveira, 74 anos, e João Batista de Lima, 79 anos. Após 32 anos de convivência e a formação de uma família com 6 filhos e 12 netos, o casal decidiu finalmente oficializar sua relação. “Vimos que necessitava. Ajustar a lei à nossa vida. Ter tudo arrumadinho”, compartilhou Maria, enfatizando a importância do momento e a gratidão pelo projeto, do qual tomaram conhecimento através da igreja.
Representando a juventude, Cailane Maia Mendes, 16 anos, e Alisson Silva de Souza, 21 anos, também selaram sua união durante o Casamento Coletivo. Após 2 anos e 5 meses de namoro, o casal decidiu dar um passo significativo em sua relação. Cailane compartilhou que desde o início do namoro ambos sonhavam com o casamento, e ao saberem do projeto, sentiram que era o momento certo para oficializarem sua união.


O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, expressou sua gratidão ao Poder Judiciário do Acre, em nome da desembargadora Eva, e aos demais parceiros, como o Ministério Público do Estado do Acre e a Defensoria Pública do Estado, pelo sucesso e realização do projeto. Lopes destacou a importância do Projeto Cidadão, já reconhecido pela população, e agradeceu por seu impacto positivo na comunidade.
O pastor Mário Gilson, presidente da Associações de Ministros e Pregadores de Epitaciolândia e Brasiléia (AMPEB), também agradeceu ao Judiciário, que atendeu a solicitação para realizar uma edição do projeto no município. “O Projeto Cidadão significa cidadania. É muito bom ter aqui essa ação do Judiciário acreano, com a parceria também do Ministério Público e a Defensoria Pública. Ver que realmente ele traz uma importância grande pra sociedade”, ressaltou.





A desembargadora Eva Evangelista falou da missão do projeto Cidadão que representa a atuação do Judiciário acreano em não apenas garantir a justiça, mas o olhar atento e sensível ao social, promovendo inclusão e cidadania. “Precisamos avançar sempre na promoção da igualdade para nossas comunidades, e da dignidade sobre todos aqueles que almejam construir um futuro melhor”.
Participaram também o promotor de Justiça, Rafael Maciel, o defensor público, Pedro Veloso, o tabelião substituto do Cartório Aquino, de Epitaciolândia, Luiz Junior. A cerimônia teve a participação especial do Coral do CRAS.















Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Empresários do Acre participam do Conexão Farma 2025 e potencializam oportunidades no setor farmacêutico

Feira é oportunidade para gerar novos negócios e fortalecer o networking na indústria farmacêutica
O Sebrae no Acre possibilitou a participação de cinco empresários, sendo quatro de microempresa (ME), e um de empresa de pequeno porte (EPP), no maior evento do setor farmacêutico do país, o Conexão Farma 2025, em São Paulo. O encontro aconteceu de 18 a 20 de março e foi promovido pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).
Durante os três dias de evento, os empresários tiveram a oportunidade de prospectar novos negócios, acompanhar as tendências do mercado e fortalecer o networking. A feira contou com mais de 190 expositores, palestras impactantes e espaços dedicados à inovação visando o fortalecimento de toda a cadeia farmacêutica.
Essa foi a primeira vez que o empresário Daniel Pereira, da Farma Vida, participou do evento. Para ele, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado. “Estou há 20 anos no setor farmacêutico como empresário e esta é minha primeira participação na Conexão Farma. Aproveitei esse momento para aprender e aprimorar meus conhecimentos, com o objetivo de melhorar minhas empresas. Também quero compartilhar o que sei para apoiar outros proprietários de farmácias independentes.”, afirmou.
A iniciativa contou com a parceria da Fecomercio/AC por meio do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Acre (SINCOFAC). Para coordenadora de negócios do Sebrae no Acre, Ruama Demir, a feira foi um momento essencial para trocas de experiências e aprendizado. “Acreditamos que eventos como esse são fundamentais para estimular a inovação, fortalecer a rede de contatos e proporcionar aos empreendedores a oportunidade de aprimorar suas estratégias, gerando novos negócios e soluções criativas para o mercado local”, afirma a coordenadora.
CONEXÃO FARMA 2025
A feira promoveu a conexão entre os principais players do mercado, incluindo laboratórios, distribuidores e varejo farmacêutico, proporcionando um ambiente propício para a interação, o networking e a geração de novos negócios.
Além disso, o evento ofereceu uma programação completa de capacitação profissional, com palestras e minicursos ministrados por especialistas renomados. Os temas abordados abrangeram diversas áreas de interesse para o setor, como gestão, tributos, gerenciamento por categorias e atendimento ao cliente, contribuindo para o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos participantes.
Comentários
Acre
Parque de Exposições abriga 57 crianças afetadas pela cheia do Rio Acre

Foto: Ingrid Kelly/Secom
Ao menos 57 crianças, de 1 a 12 anos, estão abrigadas no Parque de Exposições, em Rio Branco, após serem suas casas atingidas pela cheia do Rio Acre. Nos abrigos, elas participam das ações educativas realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), com o Programa Criança Feliz.
O programa já é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mas, durante a inundação, passou a atender as vítimas da cheia.
Os primeiros atendimentos começaram no dia 11, na Escola Maria Lúcia Moura Marin, no Morada do Sol, o primeiro abrigo criado para as vítimas da inundação do rio Acre. Na Expoacre, o trabalho começou na segunda-feira, 17.
Segundo a coordenadora do programa, Márcia Stibe Dumont, uma escala garante atividades seis dias por semana. Além de pintura corporal e brincadeiras com músicas, as orientadoras também contam estórias.
“Contamos estórias para despertar a criatividade e o imaginário. Estimulamos a construção de brinquedos com materiais reciclados, desenvolvemos e incentivamos a utilização de jogos de encaixe e outros para desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora”, explicou a coordenadora.
Comentários
Acre
Governo federal reconhece emergência em oito municípios do Acre, informa Petecão

Foto: Jardy Lopes
O senador Sérgio Petecão (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (20), que o governo federal reconheceu a situação de emergência em oito municípios do Acre devido a enchentes. A medida foi oficializada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) após articulação do parlamentar.
Petecão agradeceu a rapidez da decisão e ressaltou a importância do reconhecimento para garantir assistência imediata às comunidades atingidas.
“O reconhecimento da emergência é essencial para que possamos levar auxílio imediato às famílias desabrigadas e mitigar os danos provocados por essa calamidade,” afirmou.
Os municípios afetados, que tiveram seus pedidos de reconhecimento aprovados, são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. Segundo o ministério, as portarias oficiais serão publicadas nos próximos dias.
Além da medida emergencial, o senador destacou a necessidade de agilidade das prefeituras na solicitação de recursos federais para assistência humanitária.
“Até o momento, somente Mâncio Lima e Rio Branco apresentaram pedidos de recursos. O reconhecimento da emergência não impede que os municípios já comecem a solicitar apoio do governo. É fundamental que as prefeituras acelerem essas ações para ajudar as famílias afetadas,” alertou Petecão.
Informou que na próxima semana se reunirá com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para tratar da liberação dos auxílios e buscar alternativas para minimizar os impactos das enchentes no estado.
Você precisa fazer login para comentar.