fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Casamento Coletivo encerra ação do Projeto Cidadão em Epitaciolândia

Publicado

em

Quadra ficou lotada com a participação de 214 pessoas que oficializaram a união, familiares e amigos, em uma cerimônia marcada pela alegria e emoção

Neste sábado, 1º de julho, a quadra da Praça 28 de Abril, em Epitaciolândia, se transformou em um cenário de celebração para 107 casais que decidiram oficializar sua união em um emocionante Casamento Coletivo, com direito a decoração, tapete vermelho, espaço para fotos e bolo.

O evento, que encerrou as ações promovidas pelo Projeto Cidadão ao longo de dois dias de atendimentos no município, foi marcado por momentos de alegria e emoção.

A coordenadora do projeto, desembargadora Eva Evangelista, prestigiou a cerimônia, que contou com a parceria da prefeitura e do Cartório do município, por meio da parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg-AC). A juíza de Direito Bruna Perazzo foi a responsável por conduzir a celebração e oficializar o matrimônio entre os casais.

Entre os casais que celebraram o amor e a união, o mais experiente foi Maria Geraldina da Silva Oliveira, 74 anos, e João Batista de Lima, 79 anos. Após 32 anos de convivência e a formação de uma família com 6 filhos e 12 netos, o casal decidiu finalmente oficializar sua relação. “Vimos que necessitava. Ajustar a lei à nossa vida. Ter tudo arrumadinho”, compartilhou Maria, enfatizando a importância do momento e a gratidão pelo projeto, do qual tomaram conhecimento através da igreja.

Representando a juventude, Cailane Maia Mendes, 16 anos, e Alisson Silva de Souza, 21 anos, também selaram sua união durante o Casamento Coletivo. Após 2 anos e 5 meses de namoro, o casal decidiu dar um passo significativo em sua relação. Cailane compartilhou que desde o início do namoro ambos sonhavam com o casamento, e ao saberem do projeto, sentiram que era o momento certo para oficializarem sua união.

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, expressou sua gratidão ao Poder Judiciário do Acre, em nome da desembargadora Eva, e aos demais parceiros, como o Ministério Público do Estado do Acre e a Defensoria Pública do Estado, pelo sucesso e realização do projeto. Lopes destacou a importância do Projeto Cidadão, já reconhecido pela população, e agradeceu por seu impacto positivo na comunidade.

O pastor Mário Gilson, presidente da Associações de Ministros e Pregadores de Epitaciolândia e Brasiléia (AMPEB), também agradeceu ao Judiciário, que atendeu a solicitação para realizar uma edição do projeto no município. “O Projeto Cidadão significa cidadania. É muito bom ter aqui essa ação do Judiciário acreano, com a parceria também do Ministério Público e a Defensoria Pública. Ver que realmente ele traz uma importância grande pra sociedade”, ressaltou.

A desembargadora Eva Evangelista falou da missão do projeto Cidadão que representa a atuação do Judiciário acreano em não apenas garantir a justiça, mas o olhar atento e sensível ao social, promovendo inclusão e cidadania. “Precisamos avançar sempre na promoção da igualdade para nossas comunidades,  e da dignidade sobre todos aqueles que almejam construir um futuro melhor”.

Participaram também o promotor de Justiça, Rafael Maciel, o defensor público, Pedro Veloso, o tabelião substituto do Cartório Aquino, de Epitaciolândia, Luiz Junior. A cerimônia teve a participação especial do Coral do CRAS.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, servidores do Meio Ambiente entrarão em greve dia 24

Publicado

em

Servidores federais de órgãos de Meio Ambiente de 11 estados, incluindo o Acre, decidiram nessa sexta-feira (14) declarar greve geral a partir do próximo dia 24 de junho.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), além do Acre, a paralisação também contará com a adesão de servidores dos estados: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina também decidiram parar, mas a partir do dia 1º de julho. O estado do Ceará votou contra a greve.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.

Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.

Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peão de rodeio pisoteado na cabeça é transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Publicado

em

Foto: WhatsApp

Um peão de rodeio, identificado pelas iniciais A.R.M., natural do município de Assis Brasil, será transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) na capital do Acre após ser pisoteado durante um rodeio na noite deste sábado, 15, em Brasiléia.

De acordo com informações do hospital local, A.R.M. não conseguiu se segurar no animal durante a montaria, caindo e sendo pisoteado na região da cabeça. O acidente resultou em um possível trauma no lado direito, além de fratura no maxilar.

Devido os ferimentos, a equipe médica de Brasiléia decidiu transferir o peão para a capital, onde ele poderá receber cuidados médicos mais avançados e especializados no HUERB. O peão está consciente sem qualquer perigo maiores.

Um incidente semelhante teria ocorrido na sexta-feira, 14, mas não foi grave e o peão já está na ativa. Segundo a organização do evento, todos os cuidados são tomados para esse tipo de evento, onde existe uma apólice, tipo de seguro para garantir o apoio para os organizadores, atletas, vaqueiros, juízes, peões, palhaços salva vidas, madrinheiros(as) porteireiros, Staff e demais envolvidos, caso venham sofrer alguns imprevistos.

Comentários

Continue lendo