Conecte-se conosco

Acre

Estado realiza mais de 500 atendimentos de saúde em abrigos de atingidos pela cheia do Rio Acre e igarapés

Publicado

em

Desde o atípico 23 de março, dia em que, mais de 20 bairros de Rio Branco foram afetados pela cheia de igarapés e em seguida, a cheia do Rio Acre, equipes da Saúde do Estado, vem trabalhando para levar assistência aos desabrigados. Só de atendimentos médicos foram realizados 564. Os números são do boletim informativo, criado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

A equipe de suporte básico da Sesacre é composta por médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Foto: cedida

Esta foi considerada umas das maiores cheias dos últimos 20 anos. Não só Rio Branco, mas Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri, decretaram situação de emergência e mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas. Nos abrigos, foram ofertados atendimentos ambulatoriais com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos, testagem rápida para covid-19, vacinação, ações de educação em saúde e fiscalizações da vigilância sanitária.

“Nós já tínhamos um plano de contingência elaborado para este tipo de desastre e só colocamos em prática. Além de dar apoio aos abrigos, também preparamos as unidades de saúde, capacitando profissionais e organizando o fluxo de atendimento. Foram duas semanas de muito trabalho que perdurará enquanto houver necessidade”, destacou a secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes.

Além de pequenos traumas, acidentes com animais peçonhentos e com energia elétrica, problemas comuns em épocas de alagação, outra preocupação da saúde era com as doenças epidemiológicas.

Um levantamento feito nas unidades de referência de Rio Branco, entre 23 de março e 7 de abril, mesmo período de alagação, mostram o aumento das notificações dos casos de Infecção de Vias Aéreas Superiores (Ivas), síndrome gripais, dengue, diarreia, leptospirose, covid-19, entre outras doenças comuns nesse período. Foram 675 casos de Ivas, 625 notificações de dengue, 654 casos de síndromes gripais e 494 de doenças diarreicas.

“Nós já prevíamos esse aumento e para evitar a superlotação em unidades, fizemos a distribuição de materiais, insumos e medicamentos para o atendimento de pessoas em abrigos, além de Hipoclorito de Sódio para tratamento de água para consumo. Nas unidades, também aumentamos a quantidade de profissionais de saúde e o número de leitos de internação e hidratação. A avaliação do momento está sendo feita de forma diária, afim de levar assistência e alcançar a todos que busquem pelo sistema de saúde”, frisou o coordenador do Coes, Edvan Meneses.

Edvan Meneses, coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde (Coes). Foto: Odair Leal/Sesacre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre revisa Plano Plurianual 2024–2027 com ajustes no planejamento orçamentário

Publicado

em

Lei nº 4.746 atualiza programas, metas e referencial financeiro do Estado

Foto: Sérgio Vale/ac2horas

O governo do Acre publicou nesta terça-feira (30) a Lei nº 4.746, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o quadriênio 2024–2027. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas).

A revisão promove alterações no PPA originalmente aprovado pela Lei nº 4.282, de 27 de dezembro de 2023, com ajustes em diversos anexos que compõem o planejamento estratégico e orçamentário estadual. Entre as mudanças estão a atualização dos Programas Temáticos por Eixo Estratégico do Poder Executivo, a relação de programas institucionais, além dos programas e ações dos demais Poderes e das entregas previstas por objetivo e programa.

A nova lei também atualiza o referencial orçamentário para o período de 2024 a 2027, bem como as metas e prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando o alinhamento entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento estadual.

De acordo com o texto legal, a inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no PPA poderá ocorrer por meio das futuras leis orçamentárias anuais ou de créditos adicionais, passando automaticamente a integrar os respectivos programas. A norma ressalta ainda que os valores atribuídos a cada programa possuem caráter referencial, não constituindo limite para a programação das despesas nas leis orçamentárias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre tem novo recuo e marca 15,35 metros em Rio Branco

Publicado

em

O nível do Rio Acre apresentou leve recuo na medição das 9h desta terça-feira (30) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h17, o Rio marcou 15,38 metros e, na medição das 9h, baixou para 15,35 metros, indicando tendência de vazante após dias consecutivos de elevação.

Mesmo com a redução, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, e também da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A marca registrada nas primeiras horas do dia ainda mantém áreas ribeirinhas em situação de atenção na capital acreana.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro, o que reforça a indicação de estabilização e início de descida do nível do rio Acre, influenciado principalmente pelo comportamento da bacia hidrográfica.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco

Publicado

em

A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.

Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Pequenos empreendedores ofertam opções da gastronomia e brinquedos infláveis na Feira Natalina ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

Doces, artesanato e presentes são atrativos da Vila Natalina, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.

Som ao vivo

Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:

29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro

04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

Divulgação Sete

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo