fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estado realiza mais de 500 atendimentos de saúde em abrigos de atingidos pela cheia do Rio Acre e igarapés

Publicado

em

Desde o atípico 23 de março, dia em que, mais de 20 bairros de Rio Branco foram afetados pela cheia de igarapés e em seguida, a cheia do Rio Acre, equipes da Saúde do Estado, vem trabalhando para levar assistência aos desabrigados. Só de atendimentos médicos foram realizados 564. Os números são do boletim informativo, criado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

A equipe de suporte básico da Sesacre é composta por médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Foto: cedida

Esta foi considerada umas das maiores cheias dos últimos 20 anos. Não só Rio Branco, mas Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri, decretaram situação de emergência e mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas. Nos abrigos, foram ofertados atendimentos ambulatoriais com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos, testagem rápida para covid-19, vacinação, ações de educação em saúde e fiscalizações da vigilância sanitária.

“Nós já tínhamos um plano de contingência elaborado para este tipo de desastre e só colocamos em prática. Além de dar apoio aos abrigos, também preparamos as unidades de saúde, capacitando profissionais e organizando o fluxo de atendimento. Foram duas semanas de muito trabalho que perdurará enquanto houver necessidade”, destacou a secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes.

Além de pequenos traumas, acidentes com animais peçonhentos e com energia elétrica, problemas comuns em épocas de alagação, outra preocupação da saúde era com as doenças epidemiológicas.

Um levantamento feito nas unidades de referência de Rio Branco, entre 23 de março e 7 de abril, mesmo período de alagação, mostram o aumento das notificações dos casos de Infecção de Vias Aéreas Superiores (Ivas), síndrome gripais, dengue, diarreia, leptospirose, covid-19, entre outras doenças comuns nesse período. Foram 675 casos de Ivas, 625 notificações de dengue, 654 casos de síndromes gripais e 494 de doenças diarreicas.

“Nós já prevíamos esse aumento e para evitar a superlotação em unidades, fizemos a distribuição de materiais, insumos e medicamentos para o atendimento de pessoas em abrigos, além de Hipoclorito de Sódio para tratamento de água para consumo. Nas unidades, também aumentamos a quantidade de profissionais de saúde e o número de leitos de internação e hidratação. A avaliação do momento está sendo feita de forma diária, afim de levar assistência e alcançar a todos que busquem pelo sistema de saúde”, frisou o coordenador do Coes, Edvan Meneses.

Edvan Meneses, coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde (Coes). Foto: Odair Leal/Sesacre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aeródromos do Acre contabilizam mais de 9,6 mil voos em um ano e recebem manutenção do Deracre

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), registrou 9.657 voos nos aeródromos do Acre, no período de janeiro de 2023 a abril de 2024, evidenciando a importância e o crescimento do setor aéreo na região.

Na manhã desta sexta-feira, 24, Sula destacou que o Deracre continua com ações urgentes para municípios isolados, como a necessidade de transporte aeromédico. Ressaltou que os aeródromos do Acre desempenham um papel crucial no acesso e no desenvolvimento econômico do estado e que estão passando por um processo de manutenção e melhorias, com o intuito de garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas.

Pistas de pouso dos aeródromos tem sido vistoriadas pelo Deracre. Foto: Gabriel Freire/Deracre

A presidente frisou que, de janeiro a abril deste ano, já foram registrados, pela Diretoria de Portos e Aeroportos, cerca de 2.534 voos e reafirmou a importância dos investimentos feitos pelo governo do Estado.

“Somente nos primeiros meses de 2023, o Estado garantiu mais de 2,5 mil voos aeromédicos. Os investimentos nas pistas de pouso estão tendo um resultado positivo, ao salvar vidas. Temos trabalhado na manutenção dos aeródromos de Porto Walter, Feijó, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Xapuri, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano”, informou.

As manutenções contemplam uma série de intervenções, desde tapa-buracos nas pistas de pouso e decolagem, até a limpeza nas instalações de apoio. Esse trabalho reforça o compromisso do Estado em melhorar a infraestrutura de transporte aéreo, tornando o Acre mais acessível e integrado, promovendo o crescimento e a prosperidade das famílias acreanas.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Cameli visita novas instalações da Casa Militar em Rio Branco

Publicado

em

Por

Dando seguimento às agendas institucionais que cumpriu durante esta semana, o governador Gladson Cameli visitou, na manhã desta sexta-feira, 24, a sede da Casa Militar (Casmil), em Rio Branco.

O prédio foi reformado e readequado em 2022, para dar melhores condições aos servidores. A visita antecede as comemorações de aniversário da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), que celebra, neste ano, 108 anos de história servindo ao povo acreano.

Cameli frisou a importância da Polícia Militar para sua gestão. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Meu dever é cuidar de pessoas, e nada mais justo que cuidar de quem cuida do povo. O compromisso do nosso governo é valorizar os servidores e garantir boas condições de trabalho. Parabenizo os servidores da Casmil, que têm desempenhado um trabalho importante para o Estado”, frisou o governante.

Tenente-coronel Silvio Araújo é comandante da Casmil, . Foto: Diego Gurgel/Secom

À frente da instituição, o tenente-coronel Silvio Araújo agradeceu à gestão pela atenção com os militares. “A gestão do governador Gladson Cameli tem sido importante para a nossa corporação, tivemos a reforma da Casmil e diversos batalhões pelo estado. Além disso, tivemos reformas internas importantes na carreira e a contratação de novos servidores. A Polícia Militar está forte e operante, para o auxílio dos acreanos”, afirmou.

A visita contou ainda com a presença dos deputados Gilberto Lira e Whendy Lima.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota de Pesar

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre lamenta com profundo pesar o falecimento do senhor Dangelo Carvalho Dantas, irmão do diretor de Planejamento e Gestão Estratégica, Márcio Veríssimo, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, dia 24, em São Paulo.

Neste momento de grande tristeza, o MPAC, em nome de Membros e Servidores, se solidariza com familiares e amigos, rogando a Deus que traga o conforto necessário a todos.

Rio Branco-Ac, 24 de maio de 2024

Danilo Lovisaro do Nascimento
Procurador-Geral de Justiça

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo