Flash
Estado presta apoio aos atingidos pela cheia em Brasileia
Em menos de um ano, o município de Brasileia enfrenta mais uma alagação devido à cheia do Rio Acre. Até o momento, esta é a segunda maior já registrada na cidade, que se encontra isolada por meio terrestre, com cerca de 75% do seu território atingido.
Visando atender à população do município, o governo do Estado enviou, nesta terça-feira, 27, o titular da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), José Luiz Tchê, para coordenar as ações de combate aos impactos da inundação na cidade.
Neste primeiro momento, o governo enviou a Brasileia, de forma emergencial, 300 galões de cinco litros de água mineral, 300 cestas básicas, um barco com motor e três caminhonetes.
“Estamos trazendo esse apoio humanitário, verificando as dificuldades que a cidade está enfrentando, para podermos enviar mais ajuda. Estamos aqui para apoiar os prefeitos dessa região e cuidar de gente, como diz o governador Gladson Cameli”, destacou.
O secretário ainda informou que irá verificar a situação dos agricultores, para saber de que forma eles podem ser ajudados com as perdas de plantações e lavouras. “Nós iremos verificar as demandas dos agricultores e planejar de que forma o Estado pode apoiar essas pessoas”, ressaltou Tchê.
Defesa civil municipal
Na tarde desta terça-feira, 27, a Prefeitura de Brasileia realizou uma reunião de alinhamento, com representantes de todos os órgãos estaduais, municipais e empresas envolvidas nas ações de combate aos impactos da inundação. O encontro aconteceu na sede da Defesa Civil do município.
“A situação aqui em Brasileia é de calamidade; em menos de um ano, já estamos sofrendo outra enchente. Essa já é considerada a segunda maior da cidade. Estamos isolados por via terrestre, e existem várias comunidades rurais isoladas”, destacou a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem.
Dados sobre a inundação
O município de Brasileia está sendo um dos mais afetados pela cheia do Rio Acre até o momento; cerca de 75% da cidade já foi afetada. Atualmente, a cidade está isolada por via terrestre, e as pessoas só conseguem se locomover por meio fluvial; 15 instituições do município estão alagadas.
Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), coronel Eden Santos, o Rio Acre continuou subindo nesta terça-feira, 27. “Existem previsões de mais chuvas no Alto Acre, segundo o mapa de precipitação”, informou.
Dados da Defesa Civil Estadual informam que o Rio Acre atingiu, às 6h desta quarta-feira, 28, a marca de 15,54m, faltando apenas um centímetro para alcançar a marca histórica registrada em 2015 de 15,55m.
Mais de 13 mil pessoas foram atingidas; 911 pessoas estão desabrigadas, 1.011 estão desalojadas, 12 bairros foram afetados, e 15 abrigos estão sendo administrados pela prefeitura, com um efetivo de mais de 500 pessoas atuando no município.
De acordo com a prefeitura, a zona rural ainda é uma grande preocupação; mais de 500 pessoas estão isoladas, 20 pontes foram destruídas pela força das águas, além de 21 linhas de bueiro arrasadas.
No final da tarde desta terça, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Batista, visitou o município para acompanhar de perto as ações do Estado na cidade.
Saúde
O secretário de saúde Pedro Pascoal veio pessoalmente ao município de Brasileia para verificar a situação dos pacientes que precisam fazer a hemodiálise, pois o município encontra-se isolado. “As clínicas da cidade se responsabilizaram em fazer o transporte desses pacientes até a capital e, após finalizar as sessões, eles irão retornar ao município”, disse.
Pedro também informou que o município será um dos contemplados com o kit desastre do Ministério da Saúde. E que ações serão realizadas em conjunto com a secretaria municipal de Brasileia.
Seja solidário
A Prefeitura de Brasileia criou uma chave pix oficial para arrecadar recursos financeiros a fim de ajudar famílias.
Comentários
Flash
Alívio para o bolso dos acreanos! Aneel mantém bandeira verde para tarifas de energia em fevereiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em fevereiro, continuará com a bandeira verde para a cobrança da tarifa de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa será a terceira vez consecutiva em que os consumidores não enfrentarão aumento no valor da tarifa mensal, mantendo a menor cobrança possível.
A bandeira verde, considerada a mais econômica, reflete a situação favorável dos custos de geração de energia, que são aferidos mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a análise do ONS, a estratégia de geração de energia é ajustada de acordo com a demanda, e no início do ano, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com volumes elevados, o que reduz a necessidade de utilização das termoelétricas, que geram energia de maneira mais cara e poluente devido ao uso de combustíveis fósseis.
O sistema de bandeiras, implementado em 2015, funciona como um “sinal de trânsito” para o consumidor. Através de diferentes cores (verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2), o sistema sinaliza a variação no custo da geração de energia, incentivando o público a adotar medidas de economia de eletricidade nos meses em que a tarifa aumenta devido ao uso de fontes mais caras de energia.
Comentários
Flash
Rádio Aldeia FM de Brasileia ganha nova sede após enchente
Antigo Ceja foi revitalizado para abrigar emissora; inauguração acontece nesta segunda-feira (3)
O governo do Estado do Acre entrega nesta segunda-feira (3), evento previsto a partir das 14 horas, a nova sede da Rádio Aldeia FM de Brasileia, que funcionará no prédio do antigo Centro da Juventude (Ceja). O espaço passou por um processo de revitalização e adequação, após a antiga sede da emissora ser inundada pela enchente que atingiu o município no ano passado, tornando inviável sua permanência no local.
A obra teve um investimento total de R$ 190.964,23 e foi iniciada em maio de 2024. A cerimônia de entrega está marcada para as 14h, com a presença de autoridades estaduais e municipais.
Além da inauguração da nova sede da rádio, também estão previstas a entrega de CNHs do Programa CNH Social, pelo Detran/AC, e a assinatura da Ordem de Serviço para manutenção de escolas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Comentários
Flash
Motorista morre em capotamento na Baixada da Sobral na capital do Acre
Antônio José de Araújo perdeu o controle do veículo e caiu em uma valeta; ele não usava cinto de segurança
O motorista Antônio José de Araújo, de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) após capotar o carro em uma rotatória do bairro Bonsucesso, na Rua 26 de Junho, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Antônio estava bebendo com amigos nas proximidades do residencial Bonsucesso antes de decidir retornar para casa com um veículo da empresa Passarelli Engenharia e Construção, para a qual trabalhava. Ele dirigia a cerca de 40 km/h quando perdeu o controle do Fiat Argo branco (placa SJG-3H20) ao bater na estrutura da rotatória. O carro caiu em uma valeta e capotou.
O vigilante Pedro Magalhães, que passava pelo local, desceu até a valeta e retirou o motorista do veículo. Antônio não usava cinto de segurança e foi encontrado de cabeça para baixo, com o peso do corpo pressionando o pescoço, o que pode ter causado hipóxia e, consequentemente, uma parada cardiorrespiratória (PCR).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimá-lo por mais de uma hora, mas Antônio não resistiu e morreu dentro da ambulância de suporte avançado.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O Policiamento de Trânsito isolou a área para o trabalho da perícia, e o veículo foi removido por um guincho.
Você precisa fazer login para comentar.