Geral
Estado do Acre retoma cirurgias eletivas de cabeça e pescoço para retirada de nódulos benignos
Cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica que trata das doenças e tumores que acometem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, os tecidos moles do pescoço e couro cabeludo

Um mutirão de cirurgias de cabeça e pescoço para a retirada de nódulos benignos teve início no último sábado, 10, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. São realizados seis procedimentos a cada sábado.
A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica que trata das doenças e tumores que acometem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, os tecidos moles do pescoço e couro cabeludo.
“As cirurgias oncológicas dessa especialidade continuaram sendo realizadas mesmo em meio aos períodos mais difíceis da pandemia. Esses mutirões de agora são para dar vazão à fila de pessoas que possuem algum nódulo que não seja cancerígeno”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.
Neste último sábado, 17, foram realizadas cirurgias de mais seis pacientes, contabilizando 12 pessoas atendidas desde a retomada dos procedimentos. Durante a pandemia de Covid-19, alguns serviços ficaram suspensos, mas foram priorizados os pacientes que em hipótese alguma poderiam ficar sem o atendimento, que são aqueles que possuíam nódulos cancerígenos, com risco de morte.
Com a baixa de casos confirmados e óbitos, e com a organização dos serviços, foi possível a retomada dos mutirões de cirurgias de cabeça e pescoço dos pacientes que apresentam nódulos benignos.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre integra debate nacional sobre sistemas digitais e padronização de dados na segurança pública
A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa do Workshop das Soluções do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp): Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e Delegacia Virtual (Devir), promovido pela Diretoria de Gestão e Integração (DGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O evento teve início na última segunda-feira, 23, e se encerra nesta sexta-feira, 27, reunindo representantes das polícias judiciárias de diversas Unidades da Federação, além das polícias legislativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O objetivo é discutir a modernização da segurança pública, com foco na integração de sistemas, melhoria da qualidade dos dados e padronização dos registros em nível nacional.
Representando a instituição acreana, participam as oficiais investigadoras de Polícia Civil Ivanessa Queiroz e Graciela Queiroz, que atuam como gestoras operacionais e de capacitação do Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e da Delegacia Virtual (Devir) no estado.

Oficiais da PCAC participam de capacitação sobre Procedimento Policial Eletrônico e Delegacia Virtual. Foto: cedida
Durante o encontro, são debatidas estratégias para aprimorar o uso das ferramentas tecnológicas no registro de ocorrências e procedimentos policiais, com a expectativa de reduzir retrabalho, aumentar a eficiência e garantir maior confiabilidade nas informações produzidas pelas forças de segurança.
“A Polícia Civil do Acre tem buscado constantemente a modernização de seus processos e a qualificação dos seus profissionais. Participar de um evento como este, que reúne instituições de todo o país, é fundamental para alinharmos práticas, aprimorarmos a qualidade dos dados e garantirmos um serviço cada vez mais eficiente à população. A integração por meio de sistemas como o PPE e a Delegacia Virtual representa um avanço significativo na segurança pública brasileira”, afirmou o delegado-geral, Dr., José Henrique Maciel.
A expectativa é que o workshop contribua diretamente para o fortalecimento das políticas de integração entre os órgãos de segurança pública, promovendo maior padronização e eficiência na produção e gestão de dados em todo o país.
Comentários
Geral
Polícia Civil oferta emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional em ação do Juntos Pelo Acre, neste sábado
Integrando o programa Juntos Pelo Acre, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, participará de uma grande ação social neste sábado, 28, com a oferta de 200 atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O evento será realizado das 8h às 14h, na Escola Estadual Henrique de Lima, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao novo modelo de documento, garantindo cidadania e inclusão social.
Para participar, o cidadão deve ter idade mínima de 16 anos. A emissão será gratuita, tanto para a primeira quanto para a segunda via. É necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento atualizada, comprovante de residência, além de RG e CPF.
O Acre foi o primeiro estado da federação a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, consolidando-se como referência na modernização do sistema de identificação civil no país, um marco importante da gestão do governador Gladson Cameli.

“Levar o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional diretamente à comunidade é uma forma de garantir cidadania e facilitar o acesso da população aos seus direitos. A Polícia Civil tem trabalhado para ampliar esses atendimentos e alcançar cada vez mais pessoas, especialmente aquelas que mais precisam”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel.
Os números demonstram o avanço do estado na emissão do novo documento. Somente em 2025, já foram impressas mais de 85,4 mil CINs. Desde a implantação do novo modelo, o total acumulado ultrapassa 300 mil unidades emitidas, alcançando aproximadamente 33% da população acreana.
O diretor do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, Júnior César da Silva, também ressaltou a importância da iniciativa. “Essa ação é fundamental para descentralizar o atendimento e garantir que mais cidadãos tenham acesso à nova identidade. Estamos avançando de forma significativa na emissão da CIN no Acre, e eventos como este contribuem para agilizar o processo e atender a população com mais eficiência e dignidade”, destacou.
A participação da Polícia Civil no programa Juntos Pelo Acre reforça o compromisso da instituição com a promoção da cidadania e a prestação de serviços essenciais à sociedade.
Comentários
Geral
Governo do Acre cria Faculdade Estadual com oferta gratuita de ensino superior tecnológico

Você precisa fazer login para comentar.