Conecte-se conosco

Geral

Estado cria aplicativo para acompanhamento de egressos da educação profissional

Publicado

em

Um aplicativo para o acompanhamento de profissionais ex-alunos que foram formados e certificados pela instituição está em fase final de implantação no Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio do Núcleo de Acompanhamento de Egressos da instituição, com o uso de ferramentas de comunicação como e-mail e whatsapp bussines.

A medida está em conformidade com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ieptec. A intenção é estabelecer laços, integração e troca de experiências entre a instituição de ensino, os egressos e a sociedade.

Um dos objetivos é angariar informações junto aos ex-alunos para potencializar a inserção deles no mercado de trabalho Foto: Divulgação

As informações estão sendo colhidas por meio de um questionário de autoavaliação disponibilizado aos ex-alunos por meio de um link com conteúdo de preenchimento simples, em que os dados serão tabulados, armazenados e administrados pelo Ieptec.

Ao tomar conhecimento da realidade de cada ex-aluno que passou por cursos de aperfeiçoamento ou qualificação profissional, o Ieptec estabelecerá contato direto, visando potencializar inserções no mercado de trabalho, buscando minimizar as dificuldades e vivências profissionais.

Serão colhidas também informações para revisão contínua do planejamento do processo de ensino e formação continuada para os egressos da instituição. A partir de então, eles terão um canal de comunicação virtual com a instituição para informações, esclarecimentos, críticas e sugestões. “Essa interação é um fator fundamental para que o ensino profissionalizante corresponda à realidade do mercado, com intercâmbio constante de oportunidades e aprendizado”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

Comentários

Geral

Saiba as datas de matrícula e sorteio de vagas na rede municipal de ensino para 2023

Publicado

em

#

Já se encontra no site da Prefeitura de Rio Branco, o formulário de inscrições para preenchimento de vagas nas unidades de Educação Infantil do município – ano letivo 2023.

Poderá se candidatar à vaga para ingresso na Educação Infantil em unidade educativa de creche, a criança com idade entre 1(um) ano e 7(sete) meses e 3 anos e 11 meses completos até o início do ano letivo, conforme data definida no Calendário Oficial da SEME, do ano em que ocorrer a matrícula (Creche: Criança Bem Pequena).

A Seme desenvolverá um projeto piloto para atendimento das crianças na faixa etária de 06 (seis) meses a 1(um) ano e 6 (seis) meses, no CEI Maria Danila Pompeu, localizado na Cidade do Povo, com previsão de funcionamento para o segundo semestre letivo de 2023.

O processo para preenchimento de vagas nas unidades educativas de Educação Infantil do município de Rio Branco para o ano letivo de 2023 será composto por três etapas, a saber: I. da inscrição; II. do sorteio; III. da matrícula.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas através do link: http://www.riobranco.ac.gov.br no período de 01 a 07 de fevereiro de 2023, das 07h às 11h e das 13h às 17h ou de forma presencial na unidade educativa, referentes ao sorteio público para o provimento de vagas em Educação Infantil do ano letivo de 2023.

Documentos

Para processo de inscrição é necessário apresentar e anexar cópia de: I. certidão de Nascimento ou RG da criança; II. cartão do Auxílio Brasil, se for o caso; III. cópia do Laudo Médico da criança, dos pais ou do responsável com deficiência, se for o caso.

Matrícula

Os pais ou responsáveis das crianças sorteadas, serão convocados para efetivação das matrículas, na instituição, no período de 13 a 17 de fevereiro de 2023, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Caso a família não efetive a matrícula no prazo previsto, a criança perderá o direito à vaga. A vaga em aberto deverá ser preenchida obedecendo a ordem de classificação da Demanda Manifesta, conforme Art.14. Art. 13.

Os documentos necessários para efetivação da matrícula são:

  1. 02 (duas) fotos 3 x 4;
  2. Cópia da Certidão de Nascimento;
  • Declaração de Vacinação em Dias (DVD);
  1. Cópia do comprovante de endereço, com CEP;
  2. Cópia do NIS da criança (se houver);
  3. Cópia do Cartão do SUS;

Comentários

Continue lendo

Geral

Emerson Jarude empunha bandeira de educação, fiscalização e combate à corrupção

Publicado

em

Por Dora Monteiro

O ex-vereador Emerson Jarude (MDB) assumiu a cadeira de deputado estadual nesta terça-feira, 1º, dando o que pode ser apenas o primeiro salto numa carreira política cuidadosamente construída após seis anos de experiência na Câmara Municipal de Rio Branco. O parlamentar estreou na política aos 26 anos, quando foi eleito vereador pela primeira vez, em 2016.

Neste período Jarude construiu sua imagem de parlamentar aplicado, fazendo forte oposição ao governo Marcus Alexandre, do PT, mas com argumentos responsáveis e consistentes. Foi com esta mesma determinação que Jarude atuou em seu segundo mandato após reeleito em 2020, agora fazendo oposição ao prefeito Tião Bocalom.

Atualmente, com 33 anos, Jarude diz que não deve ser classificado como um opositor ferrenho, pois faz apenas o que acha certo. “Se tivermos um bom governo, com certeza vou subir na tribuna e elogiar. Mas, não vou compactuar com o que estiver errado ou prejudicando a nossa população”, afirma.

Jarude adianta que seu mandato terá como foco principal a educação, lembrando que é filho de professor, com muito orgulho. Além disso, continuará fazendo aquilo que o tornaram conhecido como “opositor ferrenho”: fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e combater corrupção. “É o que a gente sempre fala, combater a corrupção, principalmente a nível de Estado. Nosso compromisso é fazer o melhor por nosso Estado. É para isso que fomos eleito”, destacou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Morre no PS sargento da PM que atirou na própria cabeça; em nota, governo lamenta

Publicado

em

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o sargento da Polícia Militar do Estado do Acre (PM) Everton Saboia de Araújo, após ter dado entrada em estado gravíssimo no Pronto-Socorro da Capital.

O militar, de 33 anos, atirou na própria cabeça no dia 23 de janeiro.
Segundo relatos, o oficial chegou de carro no loteamento Buriti, desceu na última rua e entrou em uma área de mata. Em seguida, o disparo foi ouvido.

Segundo informações de familiares, o sargento, que estava lotado no Gabinete Militar, sofria de depressão e fazia acompanhamento psiquiátrico.

Araújo chegou a enviar uma mensagem para a esposa contando o que iria fazer e onde o encontrariam. Pelas redes sociais, Araújo escreveu: “Perdão aos que ficam. Cuidem da minha família”.

Em nota, o governador Gladson Cameli lamenta morte de policial

Em nota nas redes sociais, o governador Gladson Cameli lamentou o falecimento do sargento Everton Sabóia lembrando que o policial “desempenhava sua função com muita competência e dedicação”.

“Com grande pesar recebi a notícia da morte do sargento da Polícia Militar, Everton Sabóia de Araújo, de 33 anos, ocorrida nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Ele estava internado em estado grave em Rio Branco, porém não resistiu. O sargento Araújo desempenhava sua função com muita competência e dedicação. Será sempre lembrado por servir e proteger a população acreana. Neste momento de profunda dor, envio minhas mais sinceras condolências e orações aos familiares, amigos e colegas de farda enlutados por esta perda irreparável. Que Deus esteja com você, sargento. Descanse em paz”.

Materia relacionada:

Na Capital, sargento da PM dispara contra a própria cabeça

Comentários

Continue lendo

Em alta