Acre
Estado atrasa repasse da parcela do ICMS destinada aos municípios e prefeitos reclamam
O repasse de R$ 14,7 milhões seria encaminhado às prefeituras nesta terça-feira (5)
Prefeitos do interior do Estado procuraram a Contilnet na Capital acreana nesta quarta-feira (6) para denunciar o suposto atraso das transferências referentes à cota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), destinada aos municípios, por parte do governo Tião Viana (PT). O repasse, que deveria ter sido transferido para as contas da prefeituras nas primeiras horas de terça-feira (5), não havia sido feito até a tarde desta quarta.
As parcelas do ICMS são uma importante fonte de recursos que os municípios utilizam para a manutenção das despesas das cidades.
A reportagem da ContilNet entrou em contato com a secretária de Comunicação do governo do Acre, Andrea Zílio, que confirmou o atraso no repasse do recurso, e afirmou que até esta quinta-feira (7) o dinheiro será repassado. “O que houve foi uma falha na hora de gerar o relatório, mas amanhã o dinheiro será transferido”, resumiu.
O governo atrasou as transferências referentes à cota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) destinada aos municípios, segundo informou o site do jornal “Tribuna do Norte”.
O repasse de R$ 14,7 milhões seria encaminhado às prefeituras nesta terça-feira (5), mas, devido a entraves burocráticos alegados pelo governo não houve a transferência dos recursos.
O repasse de 25% dos ICMS arrecadado pelo governo do Estado aos municípios é uma determinação da Constituição, e deve acontecer sempre na terça-feira de cada semana. Nos critérios de repasse, são considerados aspectos como população dos municípios, área territorial e movimentação fiscal.
Os municípios deverão receber, junto com o repasse do ICMS, os valores correspondentes ao Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).
O que mais impressionou a reportagem foi que nenhum dos denunciantes (prefeitos) quis ter a identidade revelada, apesar de maioria pertencer a partidos que fazem oposição ao governo. E de saberem que a denúncia é verdadeira, confirmada pela Secretaria de Comunicação do governo estadual.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.