Brasil
Especial Paris 2024: conheça 10 locais de competição dos Jogos Olímpicos
A cidade de Paris, na França, se prepara para ser o palco dos Jogos Olímpicos de 2024, que terão início em 26 de julho. O maior evento esportivo do mundo não só iluminará os tradicionais pontos turísticos da capital francesa, mas também levará competições para outras cidades do país, proporcionando uma experiência diversificada.
Com uma contagem regressiva de apenas 17 dias para o início dos Jogos, a expectativa para Paris 2024 só aumenta. O GPS|Brasília selecionou 10 locais que receberão as competições. Confira:
Stade de France
Localizado nos arredores de Paris, o Stade de France é o maior estádio do país e é famoso por ter sido o cenário da Copa do Mundo da FIFA de 1998, onde a França conquistou seu primeiro título mundial ao vencer o Brasil na final. Com capacidade para 75 mil pessoas, o estádio receberá partidas de futebol, atletismo e rugby sevens.

Parc des Princes
O Parc des Princes, casa do Paris Saint-Germain desde 1975, foi projetado pelo arquiteto Roger Taillibert. Durante as Olimpíadas, receberá os jogos de futebol, com capacidade para cerca de 48 mil espectadores.
Roland Garros
Um dos locais mais emblemáticos do tênis mundial, Roland Garros está situado no sofisticado 16º arrondissement de Paris. Famoso por sediar o Aberto da França, o estádio abrigará as competições de boxe e tênis durante os Jogos Olímpicos.
Praça da Concórdia
A Praça da Concórdia, localizada no extremo leste da avenida Champs-Élysées, é a maior praça pública de Paris. Durante os Jogos Olímpicos, a praça se transformará em um parque urbano que receberá competições de BMX Freestyle, breaking, skate e basquete 3×3.
Spectaculaire, populaire, accessible, et plus festif que jamais, voici le site olympique de la Place de la Concorde !
Lors des Jeux de #Paris2024 , il accueillera les épreuves de breaking, BMX freestyle, skateboard et basketball 3×3
pic.twitter.com/Nv08kCoMuv
— Paris 2024 (@Paris2024) June 8, 2021
Stade Vélodrome
Localizado em Marselha, o Stade Vélodrome é conhecido por sua arquitetura imponente e capacidade para cerca de 67 mil espectadores. Este estádio sediará partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos de 2024. Marselha também receberá as competições de vela na sua marina.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Stade_velodrome__Officiel (@stade_velodrome__officielle)
Grand Palais
O Grand Palais des Champs-Élysées, construído para a Exposição Universal de 1900, é um complexo espetacular localizado no coração de Paris. Conhecido por sua estrutura e teto de vidro, o Grand Palais sediará as competições de esgrima e taekwondo, sendo reaberto especialmente para os Jogos.

Campo de Marte e Estádio da Torre Eiffel
O Campo de Marte, um dos mais conhecidos espaços verdes públicos do mundo, situado entre a Torre Eiffel e a Escola Militar, será o palco das competições de judô e luta. O Estádio da Torre Eiffel, uma estrutura temporária, sediará o vôlei de praia.

Esplanade des Invalides
A Esplanade des Invalides, uma vasta área verde ao norte do Hotel des Invalides, receberá as competições de tiro com arco e será a linha de chegada da maratona dos Jogos Olímpicos.
The wonderfully open Esplanade des Invalides will add to the spectacle of #Paris2024 ’s #Archery and #ParaArchery competitions. #Sharing pic.twitter.com/DiYHK80KDK
— Paris 2024 (@Paris2024) February 3, 2017
Palácio de Versalhes
O Palácio de Versalhes, também conhecido como Château de Versailles, será o cenário para as competições de adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE), saltos e pentatlo moderno. Uma arena temporária será montada na esplanada Etoile Royale cercada por arquibancadas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Palácio de Versalhes
![]()
(@pala.ciodeversalhes)
Teahupo’o
Localizada na costa sudoeste do Taiti, na Polinésia Francesa, Teahupo’o é famosa por suas ondas. A decisão de levar as competições de surfe para esta localidade destaca a meta de Paris 2024 de envolver todas as regiões da França, incluindo seus territórios ultramarinos.
It’s official, the surfing events will take place from July 27 to July 30, 2024 in Tahiti on the mythical wave of Teahupo’o, one of the most selective in the world
![]()
Paris 2024: it’s happening now!
All the info on the ticketing: https://t.co/joZ20G717u pic.twitter.com/eOFmb71gb1— Paris 2024 (@Paris2024) August 7, 2022
The post Especial Paris 2024: conheça 10 locais de competição dos Jogos Olímpicos first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional
Comentários
Brasil
Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau
Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada
A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.
A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.
Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.
A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.
Comentários
Brasil
Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal
Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada
O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.
O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.
Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).
As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.
Assinatura eletrônica
O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.
A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.
Comentários
Brasil
Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho
Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada
Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.
Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.
O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.

(@pala.ciodeversalhes)
Você precisa fazer login para comentar.