Conecte-se conosco

Acre

Escolas urbanas estaduais estão com 100% com acesso à internet

Publicado

em

Dados levantados pelo Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei) da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), apontam que todas as 184 escolas urbanas estaduais dos 22 municípios do Acre já possuem acesso à internet.

PBLE objetiva conectar todas as escolas públicas urbanas à internet por meio de tecnologias que propiciem qualidade e serviços para aprimorar o ensino público do Brasil. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para garantir o acesso à conectividade dos alunos, o governo do Acre atua em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) realizando ações que fazem parte da Estratégia Nacional de Educação Conectada (Enec).

Uma delas é o Programa Banda Larga na Escola (PBLE), o qual repassa diretamente às instituições de ensino um valor correspondente à quantidade de alunos matriculados. No Acre, 363 escolas estaduais recebem recursos para a contratação de banda larga pelo programa.

Tais investimentos para a educação contam com a participação dos governos estadual e federal, trabalhando juntos em prol do futuro próspero de jovens acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Outro é o programa de inovação Educação Conectada, o qual acontece por meio de link terrestre, via satélite indígena, via satélite rural, e via wi-fi. Ele objetiva apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Além de laboratórios de informática, outras escolas da rede estadual também contam com laboratórios de ciência e química, visando melhor aprendizado prático. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Aperfeiçoamento

Tais investimentos federais e estaduais beneficiam alunos como João Felipe Moura, estudante de 17 anos da escola de ensino médio integral Glória Perez, em Rio Branco. O jovem conta que utiliza a internet em seu tempo livre para complementar o estudo oferecido dentro da escola.

Com maior afinidade em matemática, João Felipe busca ingressar na faculdade para cursar direito. Foto: Pedro Devani/Secom

“Eu procuro acessar a internet para assistir videoaulas para me ajudar a compreender e dominar os conteúdos que tenho maior dificuldade”, aponta o aluno ao destacar a importância do acesso para a sua educação.

Outro aspecto importante para o desenvolvimento da educação no Acre é a distribuição de kits escolares para alunos do ensino médio, modificando a forma como o aprendizado é recebido e transmitido. Nos referidos kits, o principal item vislumbrado pelos jovens são os tablets, possibilitando o acesso a aplicativos e a páginas educacionais, facilitando uma maior aderência do conteúdo escolar.

Além dos tablets, o governo entrega aos estudantes, chips de internet garantindo o acesso pleno a aplicativos e acesso a páginas educacionais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Ensino renovado

Tal progresso é acompanhado e fortalecido pelos mestres da rede estadual, sendo uma delas Natália Keully de Lima, professora de Língua Portuguesa e Estudo Orientado na mesma escola.

Além de português, a professora também leciona Estudo Orientado, um componente de ensino o qual busca desenvolver o intelecto e uma melhor condução dos estudos. Foto: Pedro Devani/Secom

Ela julga o uso da tecnologia como de suma importância e corrobora com o estudante: “Muitos alunos não têm contato com dispositivos eletrônicos, tendo os tablets como o único meio de estudo. Como professores, temos que nos adaptar e desenvolver o melhor uso dentro da escola, promovendo um ensino interessante e motivador”.

Tendo a tecnologia como aliada, a professora relata usar alguns artifícios em suas aulas, como a leitura compartilhada, produção de slides, materiais extras e questionários. “Tendo em vista o avanço e a integração da tecnologia em nossas vidas, buscamos integrar o uso da informática em minhas aulas, de maneira consciente e útil”, relata Natália.

Durante o uso nos laboratórios, os alunos são orientados para o melhor aproveitamento. Foto: Pedro Devani/Secom

Tendo a tecnologia como aliada, a professora relata usar alguns artifícios em suas aulas, como a leitura compartilhada, produção de slides, materiais extras e questionários. “Tendo em vista o avanço e a integração da tecnologia em nossas vidas, buscamos integrar o uso da informática em minhas aulas, de maneira consciente e útil”, relata Natália.

Acesso para todos

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, está realizando um levantamento de preços dos serviços de internet via satélite para a construção de um processo licitatório, visando futuramente proporcionar conexão às escolas de difícil acesso, como no caso das escolas indígenas.

O chefe da Detei, Fábio Moreira, explica a dificuldade de conseguir sinal de internet nessas regiões: “As que ainda não foram contempladas com esse benefício são escolas de difícil acesso, em sua maioria escolas indígenas, as quais só conseguiriam por meio de tecnologia de satélite, devido à ausência de provedores convencionais em suas regiões”.

Apenas as escolas situadas em locais de difícil acesso não possuem conexão com a internet, por dificuldades de conectividade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O titular da SEE, Aberson Carvalho, trata a temática com importância, principalmente quando se trata da conectividade de municípios afastados da capital. Tendo consciência da dificuldade e importância de melhor equipar as escolas que ainda não têm esse acesso.

Gestor estadual demonstra preocupação para melhor equipar as escolas rurais e indígenas, buscando garantir igualdade para os alunos acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Ainda temos escolas sem cobertura e isso acontece por conta do nosso contexto geográfico. De 630 escolas, 380 são unidades que se encontram em comunidades isoladas”, aponta o gestor estadual.

Atual cenário

O avanço significativo na conectividade das escolas urbanas estaduais do Acre é um passo importante para a promoção da educação conectada no estado. O investimento conjunto da esfera estadual e federal tem proporcionado oportunidades de aprendizado inovadoras.

No entanto, o desafio persiste para algumas escolas remotas, especialmente as indígenas, que ainda carecem de acesso à internet. A busca contínua por soluções, incluindo a exploração da tecnologia via satélite, reflete o compromisso em alcançar a universalização do acesso educacional de qualidade em todos os cantos do Acre.

O caminho para uma educação mais conectada e inclusiva está em constante evolução, com esforços persistentes para superar barreiras geográficas e garantir que nenhum aluno seja deixado para trás.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo