Conecte-se conosco

Acre

Escola do Poder Judiciário lança inédita Plataforma de Informações em Tempo Real

Publicado

em

Além da transparência, iniciativa contribui para um maior desempenho e na tomada de decisões do Órgão de Ensino.

Aprimorar a gestão de informações estratégicas com agilidade e transparência. Com essa visão, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançou a plataforma “Esjud em Números”. A ferramenta já está disponível no Portal do Órgão de Ensino (veja aqui), onde poderá ser acessada em caráter permanente, 24 horas por dia, na página principal do site.

Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes assinalou que com essa iniciativa a Escola alcança a automação de todas as informações do setor. “É uma mudança de paradigma, que permite saber tudo o está sendo feito e até o que ainda será executado na Escola em tempo real. Isso possibilita uma visão mais precisa e detalhada acerca de todos as etapas realizadas. Trata-se de uma inovação que colabora diretamente para uma maior eficiência da nossa atuação, com o contínuo aprimoramento da atividade judiciária”, disse.

Ao dar mais este passo rumo à modernização, a Esjud manifesta o compromisso com a transparência e qualidade dos serviços oferecidos a magistradas(os), servidoras(es) e sociedade, lançando mão da tecnologia, da agilidade e da eficácia nas rotinas de produção.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados consolidados, atualizados ao vivo, com o desempenho das atividades. O sistema otimiza os processos, reduzindo tempo e custos, como também eleva a eficiência operacional.

Business Intelligence

O “Esjud em Números” foi concebido com o uso do Business Intelligence (BI), que compreende um conjunto de práticas e tecnologias para proporcionar a coleta, análise, integração e apresentação de dados e informações relevantes para a tomada de decisões em organizações públicas e privadas.

O BI permite transformar números brutos em leituras refinadas, com percepções concretas, que facilitam a antecipação de tendências, a identificação de métricas, bem como a definição de padrões destinados a uma gestão mais eficaz.

Planejamento e execução

Para se ter uma ideia, nos quatro primeiros meses de 2024 a Esjud já obteve quase 10 mil inscrições em capacitações, e o recorde de mais de 3.500 mil certificações em menos de cinco meses. De acordo com Breno Cavalcante, gerente de Planejamento da Escola, responsável pela criação do mecanismo, o “Esjud em Números” combina a “análise empresarial, mineração e visualização de dados, ferramentas/infraestrutura e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.

Em termos práticos, de acordo com o profissional, “a moderna tecnologia digital oferece uma visão abrangente de todos os dados do setor, utilizando-os gerar mudanças positivas, adaptar-se rapidamente às mudanças ou até eliminar a ineficiência e em alguma etapa da cadeia de fornecimento”, completou.

Os painéis

Foram criados cinco painéis que permitem aos públicos interno e externo acompanhar em tempo real tudo o que acontece na Escola, como a quantidade de certificações e de cursos oferecidos, o número de vagas, áreas de atuação, datas de realização, carga horária, etc.

Os painéis ajudam na tomada de decisão para ações da Escola como divulgação, certificação, controle de evasão e outros. São atualizados três vezes ao dia, permitindo uma tomada de decisão mais precisa, bem como a transparência dos dados.

Painel 1

Dados gerais, onde é possível clicar em cada curso, e verificar o detalhamento quantitativo da ação. Também possibilita a busca pelo nome específico.

Painel 2

Com todos os cursos presenciais e em EaD.

Painel 3

Com todos os cursos autoinstrucionais.

Painel 4

Com as formações relacionadas ao Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Painel 5

Com os cursos que estão com as inscrições abertas.

 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

TJAC funcionará em regime de plantão durante o Carnaval

Publicado

em

FOTO: ASCOM

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.

De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.

Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.

Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.

Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza operação “De Volta para Casa” e encerra assistência às famílias atingidas por enxurradas em Rio Branco

Publicado

em

Ação da Defesa Civil marca fim do acompanhamento emergencial após cheia do Rio Acre; órgão alerta para risco de novos eventos no período chuvoso

Foto: Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta quinta-feira, 12, a operação “De Volta para Casa”, destinada às famílias que haviam sido deslocadas para residências de parentes ou amigos em razão das enxurradas e do transbordamento do Rio Acre.

De acordo com o município, a ação foi concentrada exclusivamente nesta data por questões logísticas. Com isso, a Defesa Civil conclui o ciclo de acompanhamento e apoio prestado às famílias atingidas pelos eventos climáticos recentes na capital.

A operação marca o encerramento da assistência emergencial iniciada após a elevação do nível do Rio Acre e os registros de enxurradas em diferentes bairros da cidade. Durante o período crítico, equipes atuaram no monitoramento de áreas de risco, no suporte às famílias desalojadas e na prestação de auxílio humanitário.

Apesar da finalização desta etapa, a Defesa Civil alerta que o risco de novos transbordamentos ou enxurradas permanece, especialmente diante das condições climáticas típicas do período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Quinta-feira será de calor, alta umidade e pancadas de chuva em todo o Acre

Publicado

em

O tempo segue quente, úmido e instável nesta quinta-feira (12) em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas

🌤️ Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens e pancadas isoladas, com possibilidade de intensidade moderada a forte.

  • Probabilidade de chuvas fortes: média

  • Probabilidade de temporais: média

  • Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer

  • Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do noroeste, com variações do norte e oeste

  • Ventos fortes: baixa probabilidade


🌦️ Centro e oeste do estado

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica calor, sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser intensas.

  • Probabilidade de chuvas fortes: média

  • Probabilidade de temporais: baixa

  • Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer

  • Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste

  • Ventos fortes: baixa probabilidade


🌡️ Temperaturas previstas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

 

Comentários

Continue lendo