Acre
Epitaciolândia participa da VII Troca de Experiência de Conselheiros em Porto Acre
Aconteceu dos dias 29, 30 e 31 de julho, a VII troca de Experiências entre conselheiros de Alimentação Escolar – CAE dos Municípios do Estado do Acre, o evento ocorreu na Vila do Incra no município de Porto Acre.
O encontro teve como objetivo a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos relacionados à gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a atuação dos conselheiros em seus respectivos municípios.
O evento reuniu nutricionistas e técnicos em nutrição que atuam nas Secretarias Municipais, membros do Conselho de Alimentação Escolar, coordenadores de alimentação escolar, manipuladoras de alimentos, secretários de educação, agricultores familiares, técnicos agrícolas que atuam com a agricultura familiar e profissionais da educação interessados na temática da educação alimentar e nutricional.
Entre as iniciativas citadas por Antônio Soares presidente do Conselho de Alimentação Escolar do município de Epitaciolândia, os destaques são os programas de aquisição de alimentos do governo brasileiro e o de alimentação escolar, por meio do quais escolas públicas incluem na merenda produtos da agricultura familiar. “O mais importante é que o nosso programa de alimentação de acordo com a ONU é o melhor do mundo ele combate à fome, a pobreza e a inclusão social, com o apoio dos gestores municipais (prefeito) e de pequeno produtor familiar”, acrescentou o Presidente do CAE.
Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa e Epitaciolândia, objetivo do encontro foi debater sobre a alimentação nutritiva de qualidade aos alunos das redes públicas de ensino do Acre.
O encontro contou, ainda, com palestras sobre “A Importância do Controle de Qualidade da Alimentação Escolar” Novas Aquisição para os Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar”, mesa redonda com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público do Estado (MPE), CGU, UFAC, IFAC/ Porto Acre, SEME/Porto Acre. Durante o evento foram abordados temas como Planejamento de Cardápio, Alimentação Indígena, Controle de Qualidade, Agricultura Familiar, Vigilância Sanitária e Nutrição.
Para a Secretária Eunice Maia Gondim, o cardápio da alimentação escolar deve ser elaborado por nutricionista, responsável técnico, com gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar da localidade. E que este deve pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada. A presença e atuação do nutricionista nas entidades executoras são fundamentais para a consecução e a qualidade da alimentação escolar.
O CAE tem o papel fundamental de representar os alunos e a sociedade como um todo, além de professores e outros trabalhadores da educação que ali têm assento.
CAE é o responsável, por exemplo, pela análise da prestação de contas da respectiva Entidade Executora, com poderes para aprovar com ressalvas ou até para reprovar as contas, o que determina a suspensão dos repasses dos recursos. Outras atribuições do CAE incluem acompanhar e fiscalizar a execução do programa, zelar pela qualidade dos alimentos e dos cardápios e denunciar irregularidades.
Comentários
Acre
IBGE: desemprego recua em 6 estados no 4º trimestre de 2025

As taxas anuais de desemprego recuaram no quarto trimestre de 2025 em seis estados, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20/2).
Os recuos foram verificados nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Paraíba e Ceará. Nas outras unidades da Federação (UFs), houve estabilidade, conforme o IBGE.
As maiores taxas de desocupação foram verificadas em Pernambuco (8,8%), Amapá (8,4%), Alagoas (8,0%), Bahia (8,0%) e Piauí (8,0%). Por outro lado, as menores foram apuradas em Santa Catarina (2,2%), Espírito Santo (2,4%), Mato Grosso do Sul (2,4%) e Mato Grosso (2,4%).
Recorde
Os dados do IBGE também revelaram que as taxas anuais de desemprego de 20 unidades da Federação (UFs) em 2025 são as menores da série histórica.
Veja a relação das taxas anuais de desocupação em 2025:
- Mato Grosso (2,2%)
- Santa Catarina (2,3%)
- Mato Grosso do Sul (3,0%)
- Rondônia (3,3%)
- Espírito Santo (3,3%)
- Paraná (3,6%)
- Rio Grande do Sul (4,0%)
- Minas Gerais (4,6%)
- Goiás (4,6%)
- Tocantins (4,7%)
- São Paulo (5,0%)
- Roraima (5,1%)
- Paraíba (6,0%)
- Ceará (6,5%)
- Acre (6,6%)
- Pará (6,8%)
- Maranhão (6,8%)
- Distrito Federal (7,5%)
- Rio de Janeiro (7,6%)
- Amapá (7,9%)
- Sergipe (7,9%)
- Rio Grande do Norte (8,1%)
- Alagoas (8,3%)
- Amazonas (8,4%)
- Pernambuco (8,7%)
- Bahia (8,7%)
- Piauí (9,3%)
Escolaridade e sexo
A taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional (5,1%) para brancos (4,0%) e acima para os pretos (6,1%) e pardos (5,9%). Em relação ao sexo, o índice foi de 4,2% para os homens e 6,2% para as mulheres no 4° trimestre de 2025.
Os dados do IBGE revelam que as pessoas com ensino médio incompleto tiveram a maior taxa de desocupação: 8,7%. Já entre as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi 5,6%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (2,7%).
Subocupadas
As pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada, que formam a taxa composta de subutilização, representaram 13,4% da amostra. Piauí (27,8%) teve a maior taxa, seguido por Bahia (25,4%) e Alagoas (25,1%). As menores foram verificadas em Santa Catarina (4,4%), Espírito Santo (5,9%) e Mato Grosso (6,1%).
O percentual das pessoas desalentadas, ou seja, aquelas que desistiram de procurar emprego, teve os maiores índices nos estados do Maranhão (9,1%), Alagoas (8,0%) e Piauí (7,3%) e os menores estavam em Santa Catarina (0,3%), Rio Grande do Sul (0,6%) e Mato Grosso do Sul (0,6%). A taxa de informalidade para o Brasil fechou o quarto trimestre em 37,6% da população ocupada.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Acre
Governo do Acre avança na reforma e ampliação do Hospital Geral de Feijó
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), segue avançando na reforma e ampliação do Hospital Geral de Feijó, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
A previsão é de que o primeiro bloco da unidade seja entregue até abril, o que ampliará a capacidade de atendimento à população do município e da região.

“Desde a década de 80, o prédio que abriga o hospital não passava por uma intervenção estrutural de grande porte. Com a entrega do primeiro bloco totalmente revitalizado, com novo sistema de climatização, cobertura modernizada, instalações elétricas adequadas e novos equipamentos, Feijó passará a contar com mais qualidade, segurança e eficiência nos atendimentos”, informou o gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes.

De acordo com a engenheira civil e fiscal da obra, Raissa Silva, as ações são acompanhadas diariamente pela equipe técnica da Seop, o que assegura qualidade na execução dos serviços.
“Estamos no momento da finalização dos pisos, permitindo iniciar as demais etapas da obra. A instalação da rede de gases medicinais já foi concluída, o que representa um avanço importante”, destacou.

O gestor da Seop ressaltou que os investimentos fazem parte da estratégia de fortalecimento da rede estadual de Saúde.
“O governador Gladson Camelí tem como prioridade consolidar uma Saúde estruturada, moderna e funcional em todos os municípios. Nosso compromisso é garantir ambientes adequados para os profissionais e atendimento digno e humanizado à população”, afirmou Lopes.
Com investimento superior a R$ 5 milhões, a intervenção beneficiará mais de 30 mil habitantes, fortalecendo a infraestrutura hospitalar da região.
The post Governo do Acre avança na reforma e ampliação do Hospital Geral de Feijó appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Acre registrou mais de 4 mil ocorrências na rede elétrica causadas por raios em 2025
Levantamento mostra aumento de mais de 9 mil clientes afetados
De janeiro a dezembro de 2025, o Acre ultrapassou a marca de 4 mil ocorrências causadas por descargas atmosféricas, mais conhecida como raios. Por estar majoritariamente instalada em ambiente aéreo, a rede elétrica fica mais exposta à ação de fenômenos naturais, especialmente durante o período chuvoso.
De acordo com dados da Energisa Acre, em 2024 foram registradas mais de 3,7 mil ocorrências relacionadas a descargas atmosféricas, que afetaram 210,5 mil clientes no estado. Já no ano passado, o número de ocorrências subiu para 4,6 mil, atingindo quase 220 mil clientes, o que demonstra um aumento na incidência desse tipo de evento.
A intensificação das tempestades, característica do período chuvoso, traz impactos diretos para a rede elétrica, que por estar em ambiente aéreo fica mais exposta à ação de descargas atmosféricas, ventos fortes e objetos arremessados. Para reduzir esses efeitos, a Energisa Acre mantém um plano anual de manutenção preventiva, com ações contínuas como inspeção de estruturas, manejo de vegetação, podas técnicas e capacitação permanente das equipes.
O Coordenador do Centro de Operações da Energisa Acre, Jhony Poças, destaca que essas iniciativas são fundamentais para fortalecer o sistema diante de eventos climáticos. “Trabalhamos de forma preventiva ao longo de todo o ano, com manutenção contínua e equipes preparadas, para reduzir os impactos das tempestades e garantir mais segurança e agilidade no atendimento aos clientes. Além disso, desde que a Energisa chegou ao Acre, muito investimentos foram realizados na rede, mas nesse período também, a região vem sendo impactado com eventos climáticos cada vez mais severos”, afirma o coordenador.
Além das ações preventivas, a Distribuidora também atua com um plano de contingência específico para períodos de tempestades, que mobiliza diversas áreas da empresa para garantir resposta rápida antes, durante e após cada ocorrência. As medidas incluem reforço operacional, apoio logístico, suporte de tecnologia da informação, equipes adicionais em campo e, quando necessário, disponibilização de grupos geradores.
Esse conjunto de medidas é reforçado por investimentos contínuos na modernização do sistema elétrico. Até o fim de 2025, a Energisa Acre investiu R$ 2,4 bilhões em melhorias na infraestrutura, construção de novas subestações, modernização de equipamentos e adoção de tecnologias que permitem o religamento automático de trechos da rede, agilizando o restabelecimento da energia mesmo antes da conclusão total dos serviços em campo.
Dicas de segurança durante chuvas e tempestades
· Não se abrigue debaixo de árvores;
· Evite permanecer em rios, lagos ou piscinas durante tempestades;
· Procure abrigo em locais seguros, como casas ou veículos; feche portas, janelas e vidros;
· Caso não encontre abrigo, evite se movimentar e permaneça agachado, se possível
· Afaste-se de cercas, alambrados, estruturas metálicas e redes telefônicas ou elétricas;
· Não utilize chuveiro elétrico durante tempestades;
· Mantenha eletrodomésticos desligados das tomadas;
· Não use o celular enquanto estiver carregando;
· Sempre que possível, providencie o aterramento da rede elétrica do imóvel;
· Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar em contato com a rede elétrica;
· Evite estruturas armadas, como tendas e barracas, que podem se soltar e atingir cabos da rede, causando interrupções ou acidentes.
Para registrar ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes podem acionar os canais de atendimento da Energisa pelo aplicativo Energisa On, pela Agência Digital no site energisa.com.br , via WhatsApp, por meio da assistente virtual Gisa, no (68) 992330341 ou pelo telefone 0800 647 7196.





Você precisa fazer login para comentar.