Conecte-se conosco

Geral

Enxaguante bucal não vai te proteger do novo coronavírus; veja o porquê

Publicado

em

Dentro do corpo humano, o vírus está constantemente se replicando no trato respiratório superios — no nariz, seios nasais, garganta, brônquios e pulmões.

da CNN

Está em alta nas redes sociais e é tema de matérias animadoras na mídia —outro estudo mostra que um ingrediente encontrado em enxaguantes bucais pode matar o novo coronavírus; nesse caso, em 30 segundos.

Mas é improvável que o item de higiene seja uma solução para a pandemia, ou até para um plano de proteção pessoal.

Isso porque muitas coisas podem matar o vírus ao entrar em contato com ele, mas elas não conseguem parar o vírus em sua fonte.

“Sim, há alguns dados por aí —não estou dizendo que são ótimos dados —de que uma substância X inativa ou inibe a replicação do coronavírus”, disse Graham Snyder, professor associado na Divisão de Doenças Infecciosas da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, à reportagem.

Cientistas da universidade britânica Cardiff disseram ter encontrado “sinais promissores” de que enxaguantes com CPC (cetypyridinium chloride) poderia erradicar o vírus em laboratório dentro de 30 segundos.

Álcool, clorexidina, peróxido de hidrogênio e uma gama de outros compostos podem matar o vírus no contato ou pouco depois.

Mas nenhum dos estudos divulgados recentemente mostram que elas podem reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus, aponta Snyder.

Dentro do corpo humano, o vírus está constantemente se replicando no trato respiratório superios — no nariz, seios nasais, garganta, brônquios e pulmões.

“Ainda está no seu nariz, no fluido das suas cordas vocais e nas vias aéreas pulmonares”, explicou Donald Milton, que estuda a transmissão dos vírus na Universidade de Maryland.

“Todas essas e especialmente as cordas vocais e vias aéreas pulmonares são fontes principais do vírus no ar”, disse Milton à reportagem

Você não pode esterilizar sua boca

“Quando soltamos o ar, tossimos, espirramos ou qualquer coisa do tipo, o vírus pode vir de qualquer um desses lugares”, disse Snyder.

Enquanto usar um enxaguante ou algum tipo de líquido para bochechos pode, em teoria, reduzir a quantidade de vírus ou bactérias na boca de alguém por um período curto, não é possível esterilizar a boca humana e qualquer micróbio apareceria de novo em pouco tempo.

“Você não pode esterilizar sua boca. Ela nunca estará totalmente livre de patógenos”, disse Snyder.

“Usar esses enxaguantes não interrompe o processo da doença, o vírus vai continuar a se replicar”.

O mesmo vale para luz ultravioleta, ressaltou Snyder. Enquanto raios UV de qualquer fonte —do sol, de uma lâmpada especial ou de bugigangas anti-Covid que estão aparecendo no mercado —podem matar o vírus em superfícies, eles não podem penetrar o corpo humano, não podem parar o vírus de contaminar alguém e não podem fazer com que alguém não inale mais vírus segundos após serem irradiados.

Enxaguantes e outros desinfetantes também fazem pouco para proteger as pessoas de inalar o vírus, disse Leana Wen, médica de emergência e professora visitante de políticas e gerenciamento de saúde na Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington.

Álcool em gel no nariz? 

“O vírus pode entrar no nosso sistema respiratório de duas formas. Pode entrar por contato, por exemplo, se você tocar uma maçaneta que alguém com coronavírus acabou de tocar, e então tocar seu nariz, boca ou olhos”, explica Wen.

“Também pode entrar por inalação, quando você respira o mesmo ar que alguém que está contagioso. Lavar sua boca ou nariz não impede que você respire o vírus. Mas usar uma máscara, sim —e também manter uma boa distância física”.

Wen disse que, recentemente, teve que explicar a alguém por que aplicar álcool em gel no nariz —algo que parece tão desconfortável e perigoso quanto inútil — não protegerá ninguém de infecção.

É uma teoria tão absurda que a Johnson & Johnson, fabricante do enxaguante Listerine, teve que avisar explicitamente os consumidores.

“O enxaguante Listerine não foi testado contra qualquer cepa do coronavírus”, disse a empresa em seu site.

“Só algumas fórmulas do Listerine contêm álcool, e, se presente, é só cerca de 20%. O enxaguante não é pensado para ser usado, nem seria benéfico, como sanitizador de mãos ou desinfetante de superfícies”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo