fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ente Estatal deve restituir em dobro valores de imposto de renda descontado indevidamente

Publicado

em

O autor da ação alegou que está aposentado desde junho de 2016 e desde o ano de 2009 está acometido de neoplasia maligna (câncer de pele) e, em seu contracheque, continua sendo descontado o imposto de renda e a contribuição estadual de inativos

A 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco condenou o Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência) e Estado do Acre a restituírem a um aposentado descontos indevidos no imposto de renda. A sentença foi publicada na edição desta segunda-feira, 27, do Diário da Justiça Eletrônico.

O autor da ação alegou que está aposentado desde junho de 2016 e desde o ano de 2009 está acometido de neoplasia maligna (câncer de pele) e, em seu contracheque, continua sendo descontado o imposto de renda e a contribuição estadual de inativos, desde junho de 2016, data de sua aposentadoria.

No mérito, o Estado do Acre informou que o autor não apresentou nenhum requerimento administrativo solicitando a isenção dos descontos. Já o Acreprevidência alegou, no mérito, não existir comprovação de doença incapacitante e que a ausência de requerimento administrativo impediu a suspensão dos descontos.

Na sentença, o juiz de Direito Anastácio Menezes enfatizou que a parte autora está amplamente amparada pela legislação, fazendo jus a isenção do imposto de renda, haja vista ser portador de câncer de pele, porém, segundo o juiz, desde 2009 o autor tem ciência de sua moléstia.

“Desta forma, quando de sua aposentadoria já poderia ter requerido seu direito, entretanto não o fez. E não se deve impor à administração pública o ônus de saber das situações particulares dos cidadãos, cabendo a eles informar situações que possam interferir em sua esfera jurídica”, escreveu.

Com isso, o magistrado julgou parcialmente procedente o pedido de restituição do indébito e condenou o Estado do Acre à restituição dos valores de imposto de renda descontados indevidamente do período de 13.11.2020 (data do ajuizamento da ação), a serem apurados em sede de liquidação de sentença, sendo que sobre os valores incidirá – unicamente – a correção pela taxa SELIC, não podendo ser cumulada com nenhum outro índice, sendo que sua a plicação será a partir da data do recolhimento indevido, em obediência à Súmula 162do STJ.

E julgou parcialmente procedente ainda o pedido de restituição condenando o Acreprevidência à restituição dos valores da contribuição previdenciária descontados indevidamente a partir de 13.11.2019 (data do ajuizamento da ação), a serem apurados em sede de liquidação de sentença, caso os valores recebidos pelo autor sejam menores que dobro do limite definido no art. 201da CF, ou seja, do teto do INSS, que no ano de 2022 é de R$ 7.087,22 (sete mil e oitenta e sete reais e vinte e dois centavos).  (Processo 0709273-57.2020.8.01.0001)

 Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Trechos críticos da Transacreana passam por recuperação

Publicado

em

Foto: Secom

Ramais em situação crítica após as cubas na região da Transacreana passam por recuperação através da Secretaria Municipal de Agropecuária, em Rio Branco. As ações contemplam os ramais Caipora e Talismã, localizados na região do Barro Alto.

No Ramal Caipora, as equipes estão trabalhando na construção de uma nova ponte de alvenaria. Já no Ramal Talismã, as intervenções visam melhorar a trafegabilidade, especialmente em pontos que ficaram intrafegáveis devido ao acúmulo de lama.

Foto: Secom

De acordo com o secretário, Eracides Caetano, os trabalhos incluem a retirada da lama, a execução de aterros e a elevação do nível da via.

“Estamos retirando a lama dos buracos e fazendo aterros para facilitar o escoamento da água para fora do ramal. Estamos praticamente elevando todo o ramal, que se transformou em um açude. A água não tinha para onde escoar. Então estamos elevando com barro. Quando o verão chegar, a ideia é colocar um aterro por cima”, explicou o secretário.

 

Confira mais fotos:

Comentários

Continue lendo

Acre

Alunas passam mal durante jogos interclasse e são levadas ao hospital

Publicado

em

Foto: Reprodução/YacoNews

Quatro alunas do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Sena Madureira, foram encaminhadas ao Hospital João Câncio Fernandes na tarde deste sábado, 3 de maio, após passarem mal durante os jogos interclasse promovidos pela instituição.

De acordo com um servidor do IFAC, os sintomas podem ter sido provocados pela inalação de fumaça colorida liberada por bastões utilizados por torcidas para comemorar durante as partidas.

“Alguns alunos se sentiram mal por causa da fumaça azul e verde dos bastões usados para festejar as torcidas. Isso nunca tinha ocorrido antes, mas infelizmente desta vez houve esse incidente”, explicou.

Apesar da hipótese levantada pela instituição, familiares suspeitaram, em um primeiro momento, de possível intoxicação alimentar. Uma tia de uma das alunas relatou que as estudantes apresentaram sintomas graves, como falta de ar, dores abdominais e, em um dos casos, convulsões com liberação de espuma pela boca.

“Elas saíram do IFAC direto para o hospital. Até agora são quatro meninas, sendo que três ainda permanecem em observação no Pronto-Socorro”, informou.

Um possível ponto em comum entre os casos é o consumo de cachorro-quente oferecido durante o evento. No entanto, os sintomas respiratórios apresentados pelas jovens levantaram dúvidas sobre a verdadeira causa do mal-estar.

A direção do IFAC informou que irá revisar os protocolos de segurança dos eventos escolares e adotar medidas preventivas para evitar ocorrências semelhantes. As estudantes seguem em observação médica e o caso está sendo acompanhado.

 

Com informações do Yaco News

Comentários

Continue lendo

Acre

Segunda noite do Circuito Country em Epitaciolândia atrai grande público e autoridades

Publicado

em

Governador Gladson Cameli participa da abertura do rodeio; show de Luma Danttas anima o público

A segunda noite da 12ª edição do Circuito Country, realizada nesta sexta-feira (2), foi marcada por muita emoção, adrenalina e grande participação popular. O evento, que integra o calendário oficial de festividades do município, contou com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, que participou da abertura oficial do rodeio em touros.

A arena foi palco de disputas intensas entre peões, empolgando o público com momentos de pura adrenalina. Após as montarias, a cantora Luma Danttas assumiu o palco e animou a noite com um repertório dançante e cheio de energia.

Além do governador, prestigiaram o evento os deputados federais Antônia Lúcia, Roberto Duarte e Eduardo Velloso, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, e os prefeitos Carlinhos do Pelado (Brasiléia), Jerry Correia (Assis Brasil) e Padeiro (Bujari).

A programação do Circuito Country segue até domingo (4), com rodeio, feira agropecuária, apresentações culturais e shows musicais que celebram os 33 anos de emancipação política de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo