Acre
Encontro do PMDB no Alto Acre tem palestra com Fundação Ulisses Guimarães
Evento organizado pela FUG apresentou os diversos cursos de formação política oferecido para capacitar as bases do partido em todo o Brasil
Wiliandro Derze
Os dirigentes e lideranças do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB chegaram a Brasiléia no final da tarde dessa sexta-feira, 13, para participar do Encontro Estadual da sigla. O primeiro evento do partido foi uma palestra promovida pela Fundação Ulisses Guimarães – FUG, que ocorreu no Centro Cultural do município às 20h.
A palestra teve o objetivo de apresentar os cursos realizados pela Fundação Ulisses Guimarães em todo o país. As metas da FUG é capacitar e promover o ensino político em todas as regiões que o PMDB se faz presente com seus militantes, dirigentes e lideranças.
O primeiro dia do evento, contou com a presença dos prefeitos e vices da sigla, assim como vereadores, deputados estaduais, militantes e dirigentes. O presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo também esteve presente. A vereadora Eliane Sinhasique que também é presidente da FUG no Acre abriu o evento e coordenou os trabalhos.
A presença do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, acompanhado de sua esposa, deputada Antônia Sales foi aplaudida pelos presentes. O presidente do partido em Brasiléia Aldemir Lopes e o prefeito Everaldo Gomes receberam as comitivas da sigla e destacaram a importância do evento na região.
“Devemos unir nossos ideais para apresentarmos um projeto de desenvolvimento para o nosso Estado. Esse seminário é o começo da ampliação da formação política que queremos. Estes cursos da Fundação Ulisses Guimarães vai garantir uma dimensão maior que podemos ter nas questões políticas”, destacou o prefeito Everaldo Gomes.
O secretário geral do partido Aldemir Lopes agradeceu a presença de todas as lideranças e destacou a importância da formação de novos quadros para ocupar novas vagas dentro do partido. “Precisamos sempre nos renovar e garantir um partido que tenha um dialogo constante. Temos lutado para que nosso PMDB tenha sempre essa dimensão de ouvir as vozes roucas das ruas para apresentar nossos projetos”, disse Lopes.
No final da palestra o deputado federal Flaviano Melo disse que o seu mandato era do partido e que todos poderiam contar com ele no apoio aos municípios. “Preciso do apoio de vocês para ajudar as prefeituras do nosso município locando emendas para investimentos e o desenvolvimento”, relatou.
Depois de terminar a sua fala, o presidente do partido passou a palavra para o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, que falou do apoio que teve do deputado federal Flaviano Melo nos investimentos que fez em seu município proveniente de emendas parlamentares. “Quero apresentar um vídeo para que todos possam ver como está sendo nossa gestão em Cruzeiro do Sul. Uma administração comprometida com a população que precisa dos benefícios do poder público”, explicou Sales.
O vídeo apresentado pela equipe do prefeito cruzeirense mostrava os investimentos na saúde daquele município, o apoio à educação e ensino técnico em informática com escola exclusiva, além de destacar as ações de apoio ao produtor rural ribeirinho com doação de canoas e motores. As ações apresentadas em vídeo também enumeraram as ruas e ramais que foram pavimentados.
A exibição do pequeno documentário mostrou o exemplo de gestão competente e honesta com os recursos públicos. Afinal, em tempos de crise, poucos são os municípios que apresentam um desenvolvimento em um pequeno intervalo de tempo. Assim como são poucos os gestores que se destacam na administração pública municipal.
Depois da apresentação do vídeo o prefeito encerrou dizendo que espera que todos os prefeitos do PMDB possam ser um exemplo de gestão.
Em seguida todos os presentes foram participar de um jantar oferecido pelo partido em um restaurante próximo ao Centro Cultural do município.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco recebe aval do Rio Branco FC para avançar em projeto de revitalização do centro
Comentários
Acre
Temporal alaga ruas e assusta moradores em Brasiléia e Epitaciolândia
Chuva intensa provoca pontos de alagamento; nível do Rio Acre segue em queda
Uma forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (31) causou alagamentos e assustou moradores de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, o volume acumulado foi de aproximadamente 31,8 milímetros nas últimas quatro horas. Apesar da intensidade da chuva, o nível do Rio Acre apresentou queda, passando de 8,42 metros entre domingo e segunda-feira para 5,92 metros ao final do dia.
Em Brasiléia, bairros da parte alta, como José Moreira e Ferreira Silva, registraram ruas alagadas devido ao grande volume de água, evidenciando limitações no sistema de drenagem urbana. Moradores relataram susto com a rapidez do acúmulo de água nas vias.
Até o momento, não há registros de danos materiais em residências atingidas. Segundo informações, a prefeitura trabalha em projetos para melhorar a drenagem e minimizar os impactos de temporais futuros.
Comentários
Acre
Mailza Assis destaca protagonismo feminino em encontro do Mulheres Progressistas no Acre
Vice-governadora participou de evento que reuniu lideranças de todo o estado; presidente da sigla afirmou que “lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas como liderança ativa e transformadora”

Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco. Foto: capada
Mailza reforça união feminina em evento que celebrou trajetória de mulheres na política acreana
Encerrando o mês dedicado às mulheres com uma noite marcada por união, inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino, a vice-governadora Mailza Assis participou, nesta segunda-feira (30), do Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco.
O evento reuniu lideranças de todo o estado, incluindo a deputada federal Socorro Neri, as deputadas estaduais Maria Antônia e Antônia Sales, vereadoras da capital e do interior, além de representantes de diversos movimentos sociais, em uma celebração à força, à trajetória e à presença das mulheres na política acreana.
“Política como instrumento de transformação”
Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política sempre esteve conectada com a realidade da população.
“Esse é um encontro de mulheres que sonham, que resistem e que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. Eu me somo a cada uma de vocês. Sou como vocês. A política é um instrumento de transformação e nós, mulheres, temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

O evento reuniu lideranças de todo o estado, além de representantes de diversos movimentos sociais. Foto: captada
Ela também fez questão de reconhecer a atuação dos diversos movimentos que integram o Progressistas e fortalecem a participação social no estado.
“Agradeço ao presidente da executiva do Progressistas Acre, governador Gladson Cameli, e aos movimentos afro, jovem, comunitário, indígena e a todas as lideranças e correligionárias progressistas que constroem esse projeto com dedicação”, destacou.
União feminina e protagonismo
A vice-governadora ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo e destacou que as mulheres representam a maioria do eleitorado no estado, o que reforça a responsabilidade de ocuparem espaços de decisão.
“Esse encontro representa uma aliança feminina pelas causas das famílias, das mães e de todas as mulheres acreanas. Precisamos assumir esse protagonismo com coragem, responsabilidade e compromisso”, enfatizou.

Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política
Ao relembrar sua atuação como senadora, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e vice-governadora, Mailza destacou programas e investimentos que impactaram diretamente a vida da população, especialmente das mulheres, como o Mulheres Mil, Mães da Ciência, Mentes Azuis, Juntos pelo Acre e o Guarda-Roupa Social.
Fortalecimento da presença feminina
A presidente do Mulheres Progressistas no Acre, Nazaré Souza, destacou a importância de fortalecer a presença feminina nos espaços de poder.
“Queremos propor um gesto de reconhecimento de uma mulher pela outra. Porque quando uma mulher reconhece a outra, todas crescem. Lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas não apenas como presença simbólica, e sim como liderança ativa, estratégica e transformadora”, afirmou.
Nazaré também reforçou que o protagonismo feminino é resultado de uma construção histórica e que a presença das mulheres nos espaços de decisão representa um avanço significativo para a sociedade.
“Mulheres sempre estiveram na política, mas agora estamos também nos espaços de decisão. E isso muda tudo. Seguiremos avançando com estratégia, coragem e compromisso”, completou.
A participação de Mailza no encontro reforça sua liderança entre as mulheres acreanas e sua trajetória marcada pela defesa de políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e à promoção da igualdade.

A vice-governadora também ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo



























Você precisa fazer login para comentar.