Acre
Encontro com partidos discute registro de candidaturas e prestações de contas
O encontro com os partidos durou o dia inteiro e abordou temas propostos, como a documentação exigida para o registro de candidaturas
Mais de 180 pessoas participaram do Encontro com Partidos Políticos realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) nesta quinta-feira, 12, no auditório do Ministério Público Federal (MPF), para tratar de Registro de Candidaturas e Prestações de Contas, duas importantes etapas do processo eleitoral.
A presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari e a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro, estiveram presentes na abertura do evento, que teve início às 8h30.
Para a presidente, é de suma importância que os representantes de partidos, advogados, contadores e demais responsáveis por registros de candidaturas sejam orientados pelo Tribunal para que não haja nenhuma falha ou ausência de documentação exigida pela legislação nos atos de registro ou nas prestações de contas.
“A partir do dia 20 de julho, quando se inicia o prazo para as convenções partidárias, já será possível realizar registros de candidaturas. Por isso, nossa orientação é para que todos estejam atentos às exigências e para que os partidos façam agendamento do registro junto ao Tribunal assim que seus candidatos forem escolhidos em convenção, evitando deixar para os últimos dias”, destacou a presidente ao informar que este ano todos os registros de candidaturas serão recepcionados por meio do PJe.
A corregedora destacou que a Corregedoria Regional Eleitoral está à disposição dos partidos para orientá-los em assuntos que competem à unidade. “O que queremos é que todos recebam os esclarecimentos necessários sobre o processo eleitoral, mas com a consciência de que o nosso papel é de orientação e não de assessoramento”, enfatizou.
O encontro com os partidos durou o dia inteiro e abordou temas propostos, como a documentação exigida para o registro de candidaturas, arrecadação de recursos para campanha, gastos, limite de gastos, abertura de conta bancária, fundo especial de financiamento de campanha, prestação de contas parcial e prestação de contas finais, além de outros assuntos relacionados com a legislação eleitoral.
Os responsáveis pelas apresentações foram os servidores Luciana Arruda e Maria Verônica, que falaram
sobre registro de candidaturas, e Sandro Roberto Bezerra, que fez esclarecimentos sobre prestações de contas.
Renata Brasileiro
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.