Conecte-se conosco

Geral

“Embaixador” é preso durante partida de futebol em Rio Branco após 2 anos foragido

Publicado

em

Renato estava foragido há mais de dois anos e era um alvo recorrente das forças de segurança. Em ocasiões anteriores, ele havia conseguido escapar das tentativas de prisão.

Após a prisão, ele foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para responder pelos crimes.

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O que parecia ser uma tarde comum de futebol amador em Rio Branco tomou um rumo inesperado nesta quarta-feira (25), quando Renato Paulino de Sousa Maciel, de 33 anos, foi preso enquanto participava de uma partida em um campo no ramal do Polo Benfica, no Segundo Distrito. Conhecido pelo apelido de “Embaixador”, Renato tentou fugir ao avistar a chegada de uma viatura da Força Tática da Polícia Militar.

A tentativa de fuga, no entanto, foi frustrada por uma rápida ação dos policiais, que conseguiram capturá-lo após ele entrar em uma área de mata. Renato estava foragido há mais de dois anos e era um alvo recorrente das forças de segurança. Em ocasiões anteriores, ele havia conseguido escapar das tentativas de prisão.

Renato não era apenas um jogador amador naquele momento, mas também um nome de destaque nas listas de procurados por crimes graves, incluindo tráfico de drogas e porte ilegal de armas, de acordo com informações do Banco Nacional de Mandados de Prisão, que confirmava dois mandados em aberto contra ele. Após a prisão, ele foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para responder pelos crimes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Motociclista fica ferido após colidir contra veículo que transportava portas na BR-364

Publicado

em

Acidente ocorreu no Segundo Distrito de Rio Branco e vítima foi socorrida pelo Samu

O motociclista Geogladson da Silva, de 44 anos, ficou ferido após colidir a motocicleta que conduzia contra a traseira de um veículo que transportava portas de madeira, na tarde desta terça-feira (10), na BR-364, no bairro Belo Jardim II, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo testemunhas, Geogladson trafegava no sentido bairro-centro quando acabou batendo na traseira de uma Chevrolet Montana de cor branca, que seguia no mesmo sentido transportando portas de madeira na carroceria.

Com o impacto, o motociclista atingiu o tórax nas portas e caiu no asfalto. Na queda, ele sofreu trauma fechado no tórax, com suspeita de fratura em algumas costelas, além de fratura na perna esquerda.

Populares que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Inicialmente, uma ambulância de suporte básico foi enviada para o atendimento, e posteriormente uma equipe de suporte avançado também foi deslocada para auxiliar no socorro.

Após ser imobilizado e estabilizado pela equipe médica, o motociclista foi encaminhado ao pronto-socorro da capital com estado de saúde considerado estável.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, isolou a área para os trabalhos da perícia e, após os procedimentos de praxe, os veículos envolvidos foram removidos por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista por aplicativo sofre fratura exposta após colisão na Estrada do Calafate

Publicado

em

Acidente ocorreu após motorista sair de rua lateral; ocupantes da outra moto deixaram o local após a batida

O motociclista por aplicativo Marcelo Cruz de Oliveira, de 40 anos, ficou ferido após um acidente registrado na tarde desta terça-feira (10) na Estrada do Calafate, no bairro Portal da Amazônia, na região do Calafate, em Rio Branco.

Segundo testemunhas, Marcelo seguia no sentido centro-bairro em uma motocicleta quando um carro modelo Chevrolet Onix, de cor branca, saiu repentinamente de uma rua lateral para acessar a via principal.

Ao se assustar e temer que o veículo entrasse na sua frente, o motociclista acabou invadindo a contramão e colidiu contra outra motocicleta que trafegava no sentido contrário.

Com o impacto, Marcelo foi arremessado ao asfalto e sofreu uma fratura exposta na tíbia da perna direita. A passageira que estava na garupa teve apenas escoriações leves.

Após a colisão, os dois ocupantes da motocicleta atingida — que carregavam uma bolsa nas costas — se levantaram, ergueram o veículo e deixaram o local.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado para prestar atendimento. Após ser imobilizado e estabilizado pela equipe médica, Marcelo foi encaminhado ao pronto-socorro da capital com estado de saúde considerado estável.

A passageira não precisou de atendimento médico e deixou o local por meios próprios.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Acre esteve na área e realizou o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), já que a outra motocicleta envolvida não permaneceu na cena do acidente.

Comentários

Continue lendo

Geral

Peritas criminais do Acre passam a representar Região Norte em Comitê Gestor da Rede Nacional de Perfis Genéticos

Publicado

em

As peritas oficiais criminais da Polícia Civil do Acre (PCAC), Mônica Gabrielle Paêlo e Suênia Geysa Cardoso de Almeida, passam a integrar o Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), colegiado nacional responsável pela gestão estratégica dos bancos de DNA no Brasil. A designação foi oficializada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Portaria nº 34/2026.

Peritas oficiais criminais da Polícia Civil do Acre, Mônica Gabrielle Paêlo e Suênia Geysa Cardoso de Almeida, passam a representar a Região Norte no Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. Foto: arquivo pessoal

Especialistas em genética forense, as profissionais representarão a Região Norte no comitê. Mônica Gabrielle Paêlo atuará como membro titular, enquanto Suênia Geysa Cardoso de Almeida exercerá a função de suplente, garantindo a participação da região nas decisões técnicas e estratégicas relacionadas ao uso de perfis genéticos nas investigações criminais.

A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos é considerada uma ferramenta fundamental para a elucidação de crimes complexos, identificação de pessoas desaparecidas e fortalecimento da produção de provas científicas no sistema de justiça. O Comitê Gestor tem a atribuição de coordenar a integração dos bancos de dados estaduais e federais, além de estabelecer padrões técnicos e éticos para o uso dessas informações.

O diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica da PCAC destacou que a escolha das peritas acreanas evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido no estado. “A participação das nossas peritas no Comitê Gestor da Rede Nacional de Perfis Genéticos demonstra o alto nível técnico da Polícia Científica do Acre e reforça a importância de integrar a Região Norte nas decisões que orientam o uso da genética forense no país”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, ressaltou que a indicação representa um avanço institucional. “A presença de profissionais da Polícia Civil do Acre em um comitê nacional dessa relevância demonstra a confiança no trabalho desenvolvido pela nossa perícia criminal e reforça o compromisso da instituição com a ciência e a inovação no enfrentamento à criminalidade”, declarou.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo